A unidade curricular Projeto Integrador tem como objetivos proporcionar aos estudantes finalistas (3º ano) da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (L.EEC):
Um contacto com a realidade profissional, permitindo aos estudantes a integração num projeto na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (EEC), concretizada através de um estágio curricular numa empresa, unidade de I&D da UPorto ou a realização de projeto multidisciplinar na FEUP.
Aquisição de competências não-técnicas ("soft-skills").
Incrementar a proatividade dos estudantes, fomentando a procura ativa de estágios ou de outras alternativas de desenvolvimento de carreira, bem como a aquisição de novas competências.
A unidade curricular, decorre no 2º semestre do ano letivo 2022/23, e oferece aos estudantes dois modelos alternativos de funcionamento:
A realização de um Estágio Curricular proposto por uma empresa ou unidade de I&D da UPorto que seja relevante para a área de formação do estudante. O estágio deve possibilitar ao estudante a aquisição de novas competências:
técnicas, no domínio do projeto em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (EEC).
não-técnicas ("soft-skills"), organizacionais e pessoais associadas ao trabalho de um profissional de EEC numa empresa ou instituto de I&D.
A participação num Projeto Multidisciplinar com o objetivo de aplicar os conceitos aprendidos ao longo dos 3 anos de formação da L.EEC no desenvolvimento de um projeto de EEC de média complexidade, realizado por uma equipa de 4 a 6 estudantes, compreendendo competências técnicas e não-técnicas e orientado por um docente da L.EEC.
Em ambos os casos, o estudante terá uma dedicação de 1 dia por semana em dedicação exclusiva, ao longo de 18 semanas, perfazendo 162h de contacto.