GEETA: Grupo de EStudoS EM Estética e Teoria da Arte

O "Grupo de Estudos em Estética e Teoria da Arte" (GEETA) é um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp). Desde o início de 2016, alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em filosofia e artes se reúnem semanalmente para analisar textos de autores e autoras que se dedicaram ao estudo da estética e à teoria da arte, sob a supervisão da Profa. Dra. Taisa Helena Pascale Palhares. No decorrer desses encontros são discutidos tanto os clássicos da estética filosófica quanto teóricos fundamentais para a compreensão das artes desde a época moderna. Como resultado dessas leituras, os alunos desenvolvem pesquisas que abordam o conceito mesmo de modernidade estética, as relações entre arte moderna e tradição, entre ocidente e oriente, a definição de experiência estética, o estatuto teórico da arte contemporânea etc.

Em comum há o interesse pelos filósofos da Teoria Crítica, mas não apenas neles, visto que seria impossível pensar a arte hoje sem se remeter aos fundadores da estética filosófica, notadamente Kant e Hegel, ou a pensadores e filósofos da arte contemporânea como Arthur Danto, Thierry de Duve, Georges Didi-Huberman, Hans Belting, Jacques Rancière, Juliane Rebentisch, entre outros. Ao mesmo tempo, seguindo o próprio mote dos teóricos críticos, busca-se ancorar a discussão em objetos artísticos específicos, e por isso preza-se a aproximação à crítica de arte como uma forma de discurso e compreensão da produção artística.

O grupo visa desenvolver pesquisas específicas, organizar encontros e publicar artigos nas linhas de estética, teoria e crítica de arte, sobretudo moderna e contemporânea, com base em uma abordagem interdisciplinar. Com isso, o objetivo é dar visibilidade a um campo em implementação na UNICAMP e que atualmente tornou-se fundamental para as discussões estético-filosóficas e artísticas contemporâneas.