DGA 50 anos

Mesmo antes de Outubro de 1966, marco comemorativo de criação da UNICAMP, a essência dos serviços hoje prestados pela Diretoria Geral de Administração (DGA) já se fazia presente na estrutura que deu origem à Universidade, na figura da sua Divisão Administrativa, criada entre 1963 e 1965. Após a implantação da Universidade no Campus e de sua autorização para funcionamento, foi criada, em 10 de outubro de 1969, através da Portaria GR 108/69, a Diretoria Geral de Administração, comprometida com a evolução administrativa daquela que viria a se tornar uma das melhores universidades públicas do país.

Sempre buscando melhorias em seus processos, a história da DGA é marcada por ações que colaboraram para formar a identidade atual. De 1986 a 1990 a Universidade toda, inclusive a DGA, passou por uma reforma administrativa. Desde então, a preocupação com transparência e eficiência se intensificou.

O período entre 1993 a 1995 concentrou grandes conquistas para o Órgão. Nessa época a DGA iniciou a SISA – Semana Interna de Soluções Administrativas, lançou programas como o PIQ – Programa de Integração e Qualidade, o Sistema Automatizado para o Controle de Processos (protocolo que naquela época era administrado pela DGA), inaugurou o auditório no prédio, implantou o Projeto de descentralização administrativa e promoveu o seminário “Administração rumo à excelência”. Ao final de 1995, 80% do quadro de funcionários da DGA havia passado por algum tipo de treinamento administrativo.

De 1996 a 2000 novos programas foram lançados: o "Projeto de Modernização da DGA" - PMDGA, com a disponibilização das informações sobre licitações na internet pela Área de Suprimentos, o "Acompanhamento e Desenvolvimentos de Estagiários", "Programa de Identificação de Interesse e Potencial Técnico" - PIIPT e o Programa "Nossa Gente".

Os anos entre 2005 a 2010 foram marcados pela criação da Solicitação Eletrônica de Compras, disponibilizada a todas as Unidades e Órgãos da Universidade, e pela implantação da Central de Pregões. Nesse mesmo período, a Divisão de Informática da DGA recebeu a equipe de desenvolvimento de Sistemas Administrativos do CCUEC e em RH a DGA iniciou treinamentos em Processos da Administração Pública para funcionários ingressantes da DGA.

Do período mais recente, a DGA intensificou em inovações tecnológicas, através da implantação de sistemas, acompanhadas por diversos treinamentos e novos projetos de melhoria. Destaca-se o extenso trabalho da equipe de informática para a completa migração dos Sistemas Administrativos (SIAD) via Web, que substituíram o CICS. Atualmente o SIAD é composto pelos Sistemas: Orçamento e Execução de Despesa; Liquidação de Despesa; Execução Financeira; Convênios; Compras; Recebimento de Materiais e Serviços; Gerenciamento do SIAFEM; Contratações; Cadastro de Materiais e Serviços; Controle de Estoque; Patrimônio; Fornecedores e Credores; Adiantamento; Dados Gerenciais e Controle de Acesso. Foram mais de 1.000 funcionalidades migradas e cerca de 6.200 usuários estiveram diretamente envolvidos em iniciativas relacionadas à implantação.

Além disso, as solicitações, as ordenações e emissões de recursos passaram a ser eletrônicas e foram descentralizadas as compras realizadas através da Dispensa Eletrônica e de Convite Eletrônico pela BEC/SP.

O Sistema de Contratos foi desenvolvido permitindo a adaptação à leitura em dispositivos móveis como celulares e tablets, sua implantação possibilitou a consulta de relatórios gerenciais para as visões operacional e gerencial, garantindo maior transparência aos processos envolvidos.

Por fim, em outubro de 2019 a Diretoria completa o seu quinquagésimo ano. Em comemoração ao jubileu de ouro da DGA, diversas atividades serão realizadas desde outubro de 2018, confira a programação.

Selo Comemorativo

Criado por Rafael Marçal, da Diretoria da Gráfica, o selo comemorativo foi desenvolvido mantendo a identidade do logo atual da DGA, através da expansão dos próprios elementos, num conceito inovador preservando a tradição.

Na composição foram identificadas e expandidas as perpendiculares usadas na marca, surgindo assim um novo elemento como moldura para a informação 50, em referência ao aniversário da Diretoria Geral de Administração. Os elementos novos foram somados aos que já existem, inovando e ao mesmo tempo mantendo solidez e confiança, coordenados num só conjunto; características da DGA.


Equipe

A comissão responsável pelo Projeto "DGA 50 anos" é multidisciplinar, constituída por funcionários de diversas áreas:

  • Aparecida Credendio Lopes Ramalho
  • Cristiane Roberta Grizotti Trevine
  • Daniela Maiuri Lapi
  • Dircy Aparecida Gontijo Ferrarezi
  • Isabela Gadioli Lo Re Servo
  • Joseane Antonia Dos Santos Miguel
  • Laís Fernanda Siqueira
  • Luis Fernando Manarini
  • Maria Roseli Neves Ferreira Domingos
  • Patricia Da Silva Lima Gialluca
  • Paulo Augusto Boccati
  • Renata Maria Orlando Palmieri
  • Rogério Vicente Lourenço
  • Tissiane Tracchi Teixeira