Estes são os novos talentos
literários da Amazônia!


Nós da Fundação Rede Amazônica agradecemos a participação dos 410 inscritos distribuídos em 6 Estados da Região Norte (Amazonas, Rondônia, Amapá, Acre, Roraima e Pará) no Concurso Conta um Conto 2021 que teve o tema "Minha Casa é o meu Mundo".


Parabenizamos os vencedores selecionados e aguardamos todos vocês na próxima edição.

Categoria Geral 1

"Com o tempo os pálidos exageraram. Fizeram toda a comunidade trabalhar! E eu? Eles me faziam segurar tudo. Perdemos a nossa essência. Senti falta do nosso verdadeiro mundo. Não reconhecia aquele lugar como a minha casa, onde nasci e cresci ..."

Ângelo Pohlmann Bulla (10 anos)

Maués/Amazonas



"Mamãe acena positivamente com a cabeça e sorri quando nos vê pular de alegria, depois do pudim, tomamos banho e em seguida pegamos os brinquedos para brincar de faz-de-conta, fizemos da cama uma grande montanha e o dinossauro de brinquedo virou uma enorme mamãe dinossauro ..."

Arthur Victor Mendonça Dantas (9 anos)

Itapiranga/Amazonas

Categoria Geral 2

"Imaginou que a cozinha era um programa de culinária, que passa na TV, onde ajudava sua mãe a fazer muitas delícias. A sala um cinema onde assistia muitos filmes com sua familia. Embaixo da escada, uma caverna onde vivia sua cachorrinha que imaginava que era uma grande ursa ..."

Cecilia de Melo Silva (11 anos)

Porto Velho/Rondônia



"Essa aventura, sem dúvida alguma, foi a mais extraordinária que os irmãos piratas já vivenciaram juntos com seus pais. Deixaram a imaginação voar e descobriram o maior tesouro de suas vidas: sua casa é o melhor lugar do mundo ..."

Ulisses Chucre Machado (11 anos)

Macapá/Amapá

Categoria Geral 3

"Notei que estava a beira de um precipício escuro e frio, em ironia o contraste com a luz vinda da janela. Então resolvi agarra-me a essa luz, a esse fio de esperança que iluminava o meu lar, a minha casa, tão logo a minha vida e decidi que daria uma chance para recomeçar ..."

Ana Luiza Ferreira da Rocha (14 anos)

Manaus/Amazonas


"Gosto de fechar os olhos e de escutar as paredes sussurrando umas para outras as minhas maluquices, mas quando começou a entardecer vou pela casa em direção ao terraço só para ver os pássaros dando boa noite, o sol se despedido e a lua dando olá!"

Júlia Freitas Amazonas (14 anos)
Parintins/Amazonas

Categoria IDAAM

"Da janela das casas viu-se o tempo parar e aprendeu-se o valor do silêncio, do riso, dos encontros e do abraço dos avós. Dias de lágrimas deram espaço ao sol quando a ciência descobriu a vacina e inundou o mundo de esperança com suas doses miraculosas ..."

Ana Victoria Nobre Holanda (10 anos)

IDAAM/Manaus


"Porém ele teve uma ideia. Ele foi ver o que restou das memórias da Sra. Cláudia e viu um ponto de referência: "conchas roxas". Então Carinha vai à procura de conchas roxas. Depois de um longo tempo explorando, ele viu que realmente era muito bonito o lugar, enorme como se fosse um mundo ..."

Lucas Sena Rodrigues (12 anos)

IDAAM/Manaus


"Ele viu e sentiu um conforto que nunca sentira, se sentiu numa proteção em ficar em casa com a sua família e não arriscar sua vida por decisões erradas que tomava, conseguiu ser interativo com seus pais, agradeceu pela ajuda e se tornou um novo Antônio. Ele se sentiu no seu verdadeiro mundo, sua casa."

José Henrique Martins de Lima (14 anos)

IDAAM/Manaus

Categoria GRAM

"Sua imaginação crescia e a quarentena não parceria ser ruim. Hillary criou seu mundo paralelo. Enquanto todos reclamavam, ela aproveitava. Hillary percebeu que sua casa era mais do que todos imaginavam. Ela adorava aquilo e quando ela percebeu, tudo aquilo tinha acabado ..."

Leticia Hillary da Fonseca de Carvalho (11 anos)

GRAM/Manaus



"Peguei a mochila, me ajoelhei e joguei uma pedra lá dentro. Esperei até ouvir o barulho dela batendo no chão e em seguidas várias flechas foram atiradas. É isso vai ser tenso. Mas eu não parava de sorrir ..."

Ana Júlia Costa Dias (13 anos)

GRAM/Manaus

Veja como foi a Cerimônia de Premiação.