COMUNICADO 27/04/2022

A Direção da UNIFASE/FMP comunica aos alunos, professores e colaboradores que não é mais obrigatória a utilização de máscara nos ambientes institucionais, tendo em vista o alto percentual de cumprimento do esquema vacinal pela comunidade acadêmica e as determinações do Decreto Municipal de Petrópolis nº 079 de 13/04/2022 .


O Decreto Municipal prevê exceções e determina o uso obrigatório da máscara às pessoas: i) imunossuprimidas; ii) com comorbidades ou outros fatores de risco para o agravamento da COVID-19; ou iii) que frequentem ambientes de atenção à saúde como as unidades hospitalares e clínicas de saúde. Sendo assim, continua obrigatório o uso de máscaras no Ambulatório Escola, nos Postos de Saúde da Família, no Pavilhão de Ensino e no Hospital Alcides Carneiro, no DIP e HMNSE e demais unidades de saúde.


Considerando o apoio incondicional aos protocolos de prevenção à COVID-19 durante o período pandêmico pelos membros da UNIFASE/FMP e a determinação normativa, estão sendo providenciadas mudanças no Campus Barão, com o restabelecimento do fluxo de circulação e na capacidade de utilização dos espaços; o encerramento dos pontos de monitoramento nas entradas dos prédios; além de ser opcional o uso da máscara, exceto nas hipóteses em que a norma determina como obrigatória.


Reforçamos que a pandemia não acabou! Por esta razão, a UNIFASE/FMP e o G.T. Saúde orientam que permaneçam os cuidados individuais, como o distanciamento social, tanto quanto possível, sobretudo nos espaços fechados; a utilização da máscara sempre que trouxer maior segurança ainda que em espaços cujo uso não seja obrigatório; a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%; e o não compartilhamento de objetos pessoais.


Permanece, ainda, a orientação de não comparecimento às atividades presenciais e contato imediato com a coordenação de curso ou chefia para orientação, bem como o preenchimento do Formulário de Autodeclaração da COVID-19 (https://fmpfase.edu.br/univ/covid/ ) para aqueles que apresentam sintomas ou tiveram contato com caso confirmado de COVID-19.


A UNIFASE/FMP segue promovendo todos os esforços para proteger a saúde dos integrantes da sua comunidade acadêmica e sua colaboração é imprescindível para o sucesso destas ações!


Petrópolis, 27 de abril de 2022


Prof. Paulo Cesar Guimarães

Diretor da FMP

Profa. M. Isabel de Sá Earp de Resende Chaves

Diretora da UNIFASE

Prof. Abilio Aranha

Coordenação Geral de Ensino UNIFASE/FMP

Luciane Quintella

Coordenadora de Recursos Humanos UNIFASE/FMP


COMUNICADO 18/03/2022

Prezados alunos, professores e colaboradores,


Estamos em uma nova etapa do retorno integral às atividades presenciais. Por esse motivo, reforçamos que é imprescindível a colaboração de todos para a segurança da coletividade.


Além dos protocolos sanitários de conhecimento geral, todos nós devemos cumprir os protocolos institucionais específicos que incluem o preenchimento dos Formulários de Autodeclaração da COVID-19 e Vacinal. Além do envio do comprovante de imunização com esquema vacinal completo, que deve ser feito através do link: unifase-rj.edu.br/covid.


Para manter a coerência e colaborar para a segurança da coletividade, a partir do dia 04/04, somente será permitida a entrada no Campus e nas demais unidades institucionais, com o esquema vacinal completo.


ATENÇÃO:


Para os que não podem completar o estado vacinal:


Aluno: Acesse o Protocolo On-line ( "Justificativa ausência de vacina COVID-19" ), no Portal do Aluno, e encaminhe sua justificativa e atestado médico.


Se tiver dúvidas, faça contato com o Apoio Acadêmico:

(24) 2244-6465

apoio.todos@unifase-rj.edu.br


Professor e Colaborador: Encaminhe sua justificativa e atestado médico para o RH, através do e-mail: rh.todos@unifase-rj.edu.br.


Se tiver dúvidas, faça contato com o RH:

(24) 2244-6458 e/ou (24) 2244-6462

rh.todos@unifase-rj.edu.br


Em Petrópolis, não é mais necessário realizar o agendamento para aplicação da vacina contra a COVID-19. Procure um dos postos de vacinação a qualquer tempo e não se esqueça de levar o cartão de vacina e CPF ou cartão do SUS. Para saber para qual local se dirigir, acesse o site da Prefeitura de Petrópolis para conferir os pontos disponíveis: https://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/.


A UNIFASE/FMP segue promovendo todos os esforços para proteger a saúde dos integrantes da sua comunidade e conta com você para o sucesso desse retorno!


Saudações,


Paulo Cesar Guimarães - Diretor da FMP

Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves - Diretora da UNIFASE

Abílio Aranha - Coordenador Geral de Ensino da UNIFASE/FMP

Luciane Quintella – Coordenadora de RH da UNIFASE/FMP


COMUNICADO 12/02/2022

Prezados alunos, professores e colaboradores,


Iniciamos mais um ano letivo, na última semana, complementando a retomada integral das atividades presenciais. Agradecemos o apoio incondicional de todos os segmentos acadêmicos na comprovação dos dados vacinais. Agradecemos ainda a cada um pela participação ativa e adesão às novas regras de funcionamento, sem o que nunca teríamos alcançado os objetivos traçados.


Queremos compartilhar com vocês que mais de 80% da nossa comunidade acadêmica está cumprindo o esquema vacinal, proporcionando assim um ambiente mais seguro de convivência. Durante essa primeira semana, muitos estudantes, professores e colaboradores também tiveram estímulo e oportunidade de complementar as doses da vacinação contra a COVID-19, contribuindo para a ampliação da cobertura vacinal em nossa região. Tudo isto é um marco de sucesso!


A partir de segunda-feira (14), começamos uma nova etapa do processo de retomada segura da convivência acadêmica e serão feitas algumas alterações nos procedimentos adotados, visando inclusive facilitar seu deslocamento no Campus. Vocês serão orientados pelas equipes de monitoramento.


Esperamos continuar contando com a sua participação ativa na implementação dos procedimentos e na observação rigorosa dos protocolos sanitários - única garantia da convivência segura em nossos espaços educacionais.

Por isso continue utilizando máscaras, higienizando frequentemente as mãos, mantendo o distanciamento de 1m, não compartilhando objetos de uso pessoal ou alimentos e cumprindo integralmente seu esquema vacinal. Não se esqueça de preencher também o Formulário de Estado Vacinal (https://fmpfase.edu.br/univ/covid) e de fazer o upload do comprovante de vacinação.


Importante! Caso esteja com COVID-19 ou com sintomas da infecção, não compareça ao Campus: preencha o Formulário de Autodeclaração da COVID-19 (https://fmpfase.edu.br/univ/covid) e entre em contato com a sua coordenação de curso e/ou chefia.


A UNIFASE/FMP segue promovendo todos os esforços para proteger a saúde dos integrantes da sua comunidade e conta com você para o sucesso desse retorno!


Saudações,

Paulo Cesar Guimarães - Diretor da FMP

Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves - Diretora da UNIFASE

Abílio Aranha - Coordenador Geral de Ensino da UNIFASE/FMP

Luciane Quintella – Coordenadora de RH da UNIFASE/FMP


COMUNICADO 04/02/2022

Prezado(a) Aluno(a),

Na próxima segunda-feira, 07/02/2022, estaremos de volta com as aulas presenciais e são grandes as expectativas para esta nova etapa!


A UNIFASE/FMP vem promovendo o retorno gradativo ao presencial e o avanço da imunização contribuiu muito para mais este passo, nesta árdua caminhada que enfrentamos desde 2020.

No entanto e conforme comunicado institucional de 25/01, para que a ampliação das atividades presenciais ocorra de forma segura é imprescindível o compromisso de todos os integrantes da comunidade acadêmica: alunos, docentes e colaboradores técnico-administrativos.

Por esta razão, reforçamos que é obrigatória a observância aos protocolos sanitários de conhecimento geral como a correta e permanente utilização da máscara, higienização das maõs, não aglomeração, revezamento dos espaços e imunização.

Além dos protocolos gerais, todos integrantes da comunidade acadêmica devem cumprir os protocolos institucionais que incluem o preenchimento da “Auto Declaração Inicial e Periódica da COVID-19” e a apresentação do comprovante de vacinação.

A partir do dia 07/02, para manter a coerência e colaborar para a segurança da coletividade, somente será permitido o ingresso e a permanência no Campus, do(a) aluno(a) que estiver com seu esquema vacinal completo.

Desta forma, solicitamos que acesse a “Auto Declaração Inicial e Periódica da COVID-19” no site institucional (https://fmpfase.edu.br/univ/covid/FormCovidApres.asp), selecione seu vínculo com a Instituição (“ALUNO”) e:

- preencha o “Form. de Cadastro Inicial” (caso seja seu primeiro acesso) ou o “Form. Monitoramento Quinzenal” (caso seja seu 2º acesso ou seguintes);

- preencha o “ Form. Estado Vacinal”;

- faça o “Upload de Comprovante” da vacina da COVID-19. Gere o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 no App ConecteSUS. Caso seu comprovante não esteja completo com todas as doses, digitalize e envie também o seu cartão de vacinação fornecido pela Secretaria de Saúde, com as páginas de identificação onde constam seu nome completo e as doses da vacina. Na hipótese do seu esquema vacinal não estar completo, acesse o Protocolo do Portal do Aluno (“Justificativa ausência vacina COVID-19”) e envie a sua justificativa e/ou atestado médico para análise.

Acesse a “Auto Declaração Inicial e Periódica da COVID-19” ainda hoje e não deixe de consultar o seu coordenador de curso em caso de dúvida.

Ao comparcer no Campus, dirija-se à equipe de Monitoramento (localizada nas entradas dos prédios), informe sua matrícula ou CPF e, estando sem impedimento, você receberá sua pulseira para circular no Campus!

Estamos ansiosos por este encontro!

A UNIFASE/FMP segue promovendo todos os esforços para proteger a saúde dos integrantes da sua comunidade e a sua colaboração é muito importante!


Petrópolis, 04 de fevereiro de 2022.

Direção FMP

Direção UNIFASE

Coordenação Geral de Ensino UNIFASE/FMP


COMUNICADO 25/01/2022

Prezado (a) aluno (a),


A UNIFASE/FMP esclarece e reitera a orientação das coordenações de curso de que está mantido o planejamento acadêmico para o semestre 2022.1, contemplando o retorno às aulas presenciais nos cursos de graduação, conforme estabelecido no calendário escolar.

Desde 2020, a UNIFASE/FMP vem acompanhando e cumprindo as orientações sanitárias e as determinações governamentais e, ainda, promovendo o retorno gradativo ao presencial com base nas necessidades acadêmicas de cada curso a fim de não interromper o ensino e manter a sua qualidade.

Em 2022 não será diferente, a UNIFASE/FMP permanece monitorando o desenvolvimento da pandemia de COVID-19 e sempre que houver necessidade de mudanças no planejamento, os alunos serão comunicados ainda que após o início das aulas.

Ressaltamos que a retomada das atividades presenciais não se realizará de forma segura sem o compromisso de todos os integrantes da comunidade acadêmica, mediante a observância rigorosa dos protocolos de utilização de máscaras, de higiene e sanitização, de lotação e revezamento dos espaços.

Além dos protocolos sanitários de conhecimento geral, os alunos devem cumprir os protocolos institucionais específicos que incluem o preenchimento, com a regularidade necessária, dos Formulários de Acompanhamento COVID-19 (https://fmpfase.edu.br/univ/covid/FormCovidApres.asp) e ainda portar o comprovante de vacinação ao se dirigir às dependências da UNIFASE/FMP (baixe no celular o comprovante do ConecteSus ou tenha uma cópia impressa). O comprovante será exigido para ingresso e permanência nos ambientes institucionais.

A UNIFASE/FMP segue promovendo todos os esforços para proteger a saúde dos integrantes de sua comunidade.

Petrópolis, 25 de janeiro de 2022.

Direção FMP

Direção UNIFASE

Coordenação Geral de Ensino UNIFASE/FMP