____________________________________
____________________________________
____________________________________
FisicArte é um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso que foi criado criado em 2017 no Instituto de Física, com o objetivo principal de construir e coordenar um ambiente estrategicamente pensado para desenvolvimento de conteúdos, projetos, apresentações, exposições e produtos que incitem comunicação científica efetiva e pensamento criativo. Precisamos de mentes inteligentes e criativas para debater formas estratégicas e inteligentes de se fazer comunicação científica. Com isso, desejamos aprimorar os métodos de transmissão e divulgação científica e ajudar no combate à desinformação.
____________________________________
O projeto foi aprovado no Edital de Extensão Tecnológica da FAPEMAT e tem como principal objetivo prestar suporte a todos os tipos de profissionais que estejam envolvidos com a produção de material educacional/científico.
O projeto vem anunciar a disponibilidade de 5 bolsas de extensão tecnológica, no valor de R$ 450,00 e com duração de até 12 meses.
Quem pode participar? Como participar?
As vagas serão preenchidas por pessoas com perfil criativo, que possuam alguma experiência e têm a intenção de aprofundar suas habilidades nos seguintes tópicos:
produção de conteúdo inovador para divulgação científica;
programação visual;
gerenciamento de redes sociais;
habilidades artísticas (por exemplo, desenho, pintura, escrita, artes cênicas, entre outras).
As inscrições deverão ser feitas preenchendo o formulário abaixo até o dia 15 de agosto de 2021:
____________________________________
____________________________________
O vídeo acima foi produzido como forma de convite para uma palestra ministrada pela Professora Dra. Regina Pinto de Carvalho em parceria com o Museu Inhotim e FisicArte. Regina é professora de física e escritora de uma série de livros chamada "FÍSICA DO DIA A DIA", na qual apresenta, de forma simples, relações entre fenômenos físicos em atividades cotidianas; como também o livro "Inhotim na visão da Física", obra em que faz uma análise sobre a arte de obras do museu Inhotim em uma perspectiva física.
Na palestra (realizada de forma flexibilizada), foi um evento fechado para estudantes do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (Campus de Cuiabá).
O vídeo acima é de caráter apresentativo para o evento "UFMT de Portas Abertas" de 2021, em parceria com o FisicArte e SNCT.
O objetivo central do vídeo é a apresentação da UFMT para estudantes ingressantes; mas não é uma apresentação usual. Além de ser um vídeo de apresentação adaptado ao formato flexibilizado, contém também uma produção diferente (na qual o vídeo, imagens e áudio foram construídos de forma criativa, relacionando pontos importantes da Universidade com conceitos astrofísicos e o linguajar universitário).
Consultoria no filme "Loop"; produzido por Lado B e Globo Filmes e rodado em Cuiabá-MT.
Exposição SESC Arsenal, Cuiabá-MT (a exposição visitou outras cidades do Mato Grosso).
Palestra "Por que precisamos de Inteligência Artificial para encontrarmos ETs", SNCT - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; ministrada em Cuiabá-MT.
____________________________________
____________________________________
Alexandre S.l Palma Prof. do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFMT
Marcelo A. Marchiori
Prof. do Instituto de Física da UFMT
Marcio F. Cornelio
Prof. do Instituto de Física da UFMT
Alberto Sanoja
Prof. Instituto de Física da UFMT
João Pedro R. Leonel
Graduando no curso de Bacharelado em Física
Pablo Munayco
Prof. Instituto de Física da UFMT
Maria J. Garcez
Graduanda no curso de Bacharelado em Física
Carlos H. P. Carvalho
Graduando no curso de Licenciatura em Física
Yan C. Tavares
Graduando no curso de Bacharelado em Física
Ivanna M. A. N. Lopes
Graduanda no curso de Licenciatura em Física