Os Cadernos de Comunicação da Área de Comunicação Social Espírita (ACSE) do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira são resultado de estudos sobre temas específicos que afetam ou interessam à área.

Construídos como sínteses, objetivam oferecer materiais de reflexão e de orientação geral para as atividades da Área de Comunicação Social Espírita no desenvolvimento de suas funções evangelizadora, integradora e midiática. Os Cadernos não constituem qualquer tipo de norma, antes pretendem oferecer uma visão geral de temas e compartilhar experiências exitosas relativas aos espaços de divulgação doutrinária.

2022 Cadernos da Comunicação #02 Fundamentos da ACSE .pdf

NOVIDADE!

EDIÇÃO #02

Nessa edição dos Cadernos da Comunicação apresentam-se os Fundamentos da Área de Comunicação Social Espírita para uma rápida compreensão de sua abrangência, suas funções e recomendações gerais de ação. Não se trata de material exaustivo sobre o tema, mas introdutório. No futuro outros lhe seguirão os passos para desenvolver com mais detalhes as funções da ACSE e outros aspectos da "Comunicação Caridosa".

Por ora ficamos no desejo de que você possa aproveitar as reflexões de nossas equipes de trabalho.


publicado em 24/06/2022


2022 01 Cadernos de Comunicação.pdf

EDIÇÃO #01

Desenvolvemos o presente Caderno de Comunicação para auxiliar o Movimento Espírita a refletir sobre as possíveis modalidades de realização das atividades espíritas, que podem contemplar ações presenciais, virtuais e híbridas, em que o presencial e o virtual podem ser coordenados para o melhor cumprimento dos objetivos. O documento se destina aos trabalhadores da Área de Comunicação Social Espírita mas também pode servir de referência para as outras áreas que fazem uso da comunicação como instrumento de trabalho. Sua organização apresenta-se de maneira simples: (a) uma reflexão sobre o problema e o desafio que temos pela frente no campo da comunicação; (b) alguns elementos conceituais que nos permitam entender a situação; e (c) recomendações gerais baseadas em diferentes experiências sobre o tema.