A Fazenda Santa Cruz se deu início em 1974 com o proprietário Jorge Luiz Dias que tinha como atividade principal naquela época a criação de gado extensivo da raça nelore PO.
Ao passar dos anos com o aumento do valor da terra e custos de produção o gado criado de forma extensiva passou a ser confinado e as áreas de capim se transformaram em plantações de soja, milho e sorgo.
Em 1986 o proprietário pensando em ter outra fonte de renda optou por dar início a produção de leite. O gado escolhido foi o Gir Leiteiro e naquela época o leite era tirado de forma manual com bezerros amarrados ao pé da vaca e o rebanho eram alojados nos piquetes a pasto e a reprodução se dava pelos próprios touros da fazenda.
Em 2000 a nova geração da família Dias entrou em ação para dar continuidade ao trabalho de Jorge Luiz Dias. A fazenda para se manter rentável e competitiva precisava de uma restruturação na área da pecuária e lavoura.
Na área da lavoura se deu o inicio ao plantio direto, corretivos de solo, maquinários mais modernos, controles mais efetivos e sustentável no controle de pragas e com eficiência no plantio e colheita dos grãos. Atualmente a integração da pecuária com a lavoura vem possibilitando a fazenda a produzir adubação orgânica.
Com essas inovações a fazenda Santa Cruz conseguiu produzir mais com menos, reduzindo o tempo de plantio e colheita, melhorando a fertilidade do solo e a produção de grãos teve um aumento de 75%.
Na pecuária de leite houve também uma grande inovação, o rebanho passou adotar o sistema de inseminação artificial utilizando touros renomados holandeses para maximizar a produção.
A ordenha passou a ser feita de forma mecânica as vacas de leite foram alojadas em um galpão coberto com ventilação e aspersão para diminuição da temperatura corporal e comida de extrema qualidade.
Foram criados vários protocolos para melhorar os resultados da atividade como todo. O rebanho passou a ter sua identidade completa lançada em software para acompanhar todo o histórico da vida de cada animal e acompanhamento constante de nutricionistas e veterinários.
Com essas inovações a fazenda Santa Cruz conseguiu liderar o ranking de qualidade de leite no estado de Goiás melhorando drasticamente os indicies de mortalidade e doenças do seu plantel e maximizando o ganho de peso de suas novilhas conseguindo deixar elas aptas para inseminar aos dez meses de idade.
Hoje com mais de 20 anos de seleção genética em gado de leite a Fazenda Santa Cruz se tornou referência na atividade leiteira no estado do Goiás, possuindo vacas de leite com setenta litros de leite dia e novilhas de primeira cria com trinta e oito litros de leite dia.