- 18/08: prazo máximo para submeter as questões que serão usadas na P1.
- 15/09: prazo máximo para submeter as questões que serão usadas na Avaliação Integradora.
- 20/10: prazo máximo para submeter as questões que serão usadas na P2.
- 10/11: prazo máximo para submeter as questões que serão usadas nas Substitutivas.
- 17/11: prazo máximo para submeter as questões que serão usadas no Exame.
Esses prazos são apenas para submissão das questões. As provas devem ser montadas com 72h de antecedência da aplicação, comunicando o código à secretaria para providenciar a impressão.
💡 DICA: você pode instalar um corretor gramatical e ortográfico em seu navegador Chrome, para diminuir erros de digitação ao cadastrar questões na Plataforma Qstione. Indicamos o LanguageeTool que pode ser instalado acessando este link.
Links úteis:
1. QUESTÕES
Criação e submissão das questões pelos docentes, revisão das questões e aprovação. Apenas questões aprovadas ficam disponíveis para a próxima etapa (criação das provas). O trabalho de revisão é baseado neste check-list.
2. GERAÇÃO DE PROVAS
Criação das provas padrão pelos docentes e impressão pela secretaria. Durante a criação da prova é importante ficar atento a quanto vale a prova (não deixar o padrão 10 caso a prova valha 8, por exemplo) e ao peso das questões. Após o fechamento da prova, a única informação que o docente precisa enviar para a secretaria do curso é o código da avaliação.
3. APLICAÇÃO
A secretaria prepara o envelope de prova e o docente retira antes da aplicação. Após o término da prova, o docente deve devolver à secretaria os gabaritos de questões objetivas (se for o caso) preenchidos para escaneamento e envio das informações para o sistema. Os cadernos de questões e as respostas das questões discursivas ficam com o professor, para correção e futura vista de provas.
4. CORREÇÃO DE PROVAS
As questões objetivas serão lançadas pela secretaria, com o escaneamento dos gabaritos entregues pelo professor no final da prova. As notas das questões discursivas são inseridas na plataforma Qstione em seguida, pelo docente. Provas que não possuem questões objetivas podem ser corrigidas imediatamente e lançadas na plataforma. Fiquem atentos à possibilidade de mudar o gabarito de uma questão ou anular uma questão com atribuição de nota, se for necessário.
5. E-MAIL DE CORREÇÃO
Depois do lançamento de todas as notas, o docente envia o e-mail de correção de prova para os alunos. Os campos que devem ser marcados são: enunciado, alternativas, resposta comentada e filtros da questão.
6. CENTRAL DOCENTE
Sugerimos que o professor lance na Central Docente, primeiramente a nota dos trabalhos (se houver) e em seguida envie as notas da Qstione para a Central. Com apenas um clique as notas são enviadas diretamente para a Central e somadas aos trabalhos para composição da média bimestral. O sistema fará o arredondamento automático da nota. Alunos que aparecem em turmas separadas na Central Docente, que pertencem a outras grades, devem ter suas notas digitadas manualmente na Central e aparecem na lista de notas da Qstione como "Matrículas Extraordinárias".
Tutorais de uso da plataforma Qstione: