CONTEXTO

Encontrar a solução para um problema é a grande missão de empreendedores. Seja no setor de saúde, educação, mobilidade urbana ou segurança, quando as novas ideias e as ferramentas de solução passam por tecnologia e inovação.

Em um modelo de negócio com baixo custo e alta potencialidade de crescimento, o desafio é conduzido pelas empresas chamadas startups. Neste contexto, o processo de design, por meio do qual são criadas as soluções, se faz importante, pois além de se buscar ideias adequadas ao problema, empresa e usuários, o fator inovação está sempre presente. Dentro das mais variadas abordagens de Design, a abordagem V.I.P (Vision in Product) se mostrou bem propícia no quesito de trazer inovação para as soluções geradas. Com base em diversos cases e práticas reais, a metodologia VIP será apresentada e comparada com outras abordagens de design mais comumente utilizadas no Brasil.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Nessa academia, traremos uma nova perspectiva no processo de criação e geração de ideias para problemas e que estas tenham um fator de inovação: a abordagem V.I.P (Vision in Product), a qual julgamos como uma boa alternativa. Neste sentido, vamos apresentar o processo de design de uma forma geral, questionando os fatores de criatividade e inovação, e com isso explorar a abordagem VIP, com suas técnicas e conceitos. Serão apresentadas várias aplicações práticas do uso da metodologia e os participantes poderão testá-la e aplicá-la em casos simulados e seus próprios empreendimentos.

PÚBLICO ALVO

Startups, pessoas interessadas na temática ou profissionais que buscam inovação na geração de soluções tendo em vista um processo de design focado no produto.

METODOLOGIA IECEI

A metodologia IECEI da FAB ACADEMY está baseada nos seguintes princípios: Inspirar, Engajar, Conectar, Empoderar e Impactar. Nessa academia trabalharemos a inspiração por meio da apresentação de cases reais do uso de design no desenvolvimento de produtos e serviços, o engajamento pelo envolvimento dos participantes em processos de aprendizagem ativa e baseada em problemas, e o empoderamento pela apresentação dos principais conceitos e técnicas para a aplicação prática da metodologia. As conexões serão estabelecidas entre os vários participantes da academia e empreendedores do FABWORK e o impacto será causado pelo desenvolvimento nos alunos das habilidades de aplicarem a abordagem VIP em seus próprios empreendimentos.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Encontro #1 (4h): 20 de outubro das 8h às 12h

. Criatividade e inovação

- O que é Criatividade

- O que é Inovação

- Relação entre Criatividade e Inovação

. Metodologias de Design

- Design no Brasil - Metodologias

- Introdução ao Design com Visão no Produto (VIP)

. Cases práticos de aplicação de metodologias de Design

Encontro #2 (4h): 20 de outubro das 14h às 18h

. Design com Visão no Produto (VIP)

- Conceitos

- Comparação metodológica entre VIP e outras metodologias no Brasil

- Processo VIP

- VIP e Inovação e criatividade

. Desafio Final

TRANSFORMADOR

Formado em Processamento de Dados pela AESPI (2009), com especialização em Design de Interação (CESAR, 2011) e mestrado em Design de Artefatos Digitais (UFPE, 2015), onde atuou como pesquisador estudando abordagens metodológicas de design e criatividade. Passou a coordenar e ensinar na Faculdade AESO, no curso de Jogos Digitais durante 2013 - 2016. Hoje continua como Lead Artist na empresa Kokku Games, com o projeto Imageniestudio.com.