CONTEXTO

Nos tempos atuais, legislações sobre controle, segurança e uso de dados estão sendo discutidas sem que as pessoas tenham a consciência do potencial presente nos dados, salvo exceções. Avanços na coleta, processamento e uso dessas informações acontecem na mesma velocidade em que o fluxo de novos dados é gerado – seja com a mudança nos Termos de Uso de um site, uso de cookies em um portal, anúncios nas redes sociais, atualização de um algoritmo de distribuição de conteúdo, ou escândalos de vazamento desses dados. Já passamos da coleta e uso demográfico dos dados – um conjunto de informações como idade, localização, profissão – para começar a utilizar os dados que definem traços comportamentais das pessoas, adentrando de forma cada vez mais precisa em suas rotinas. A era do achismo acabou. Chegou o momento de empresas entenderem o potencial inovador que está em traçar comportamentos a partir dos dados fornecidos a cada dia, minuto e segundo para seus canais de comunicação – até a ausência de atividade é um dado. Entender como se constrói a atenção, se aprofundar na rigidez dos dados para entender como os usuários se comportam com a marca, lapidar um olhar estratégico para integrar a análise de dados com a rotina do marketing – desde a comunicação interna, o posicionamento de marca, o branding, a presença digital - entender como é possível otimizar o relacionamento da marca com quem a consome e transformar tudo isso em histórias, produtos, demandas é o grande ponto-chave.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Para a construção de um marketing sólido, indo dos dados às informações analíticas, resultando em melhores técnicas de branding, construção de personas, criação de campanhas e conteúdo, slogans, além de outras soluções, precisamos basear nossas ações muito além da percepção de um grupo de entrevistados ou algumas percepções pessoais daqueles que desenvolvem o marketing.

Essa academia foi estruturada com o objetivo de apresentar a área de Marketing Analytics visando preparar profissionais de marketing e comunicação para que sejam capazes de entender que a partir da coleta, processamento e o uso de dados, é possível desenvolver soluções essenciais para a construção de uma marca forte com um custo bem menor de tempo e recursos.

Além disso, a academia abordará o quanto é preciso criar uma consciência do potencial dos dados e lapidar uma visão estratégica para o uso dessas informações: temos números absolutos para trabalhar, mas interpretações diversas, sem um olhar estratégico. O conteúdo desta academia é indispensável para os profissionais de marketing e comunicação, que se veem imersos em um oceano de dados, mas desconhecem o real potencial deles, e precisam estruturar e gerenciar equipes, direcionando seus trabalhos em busca da maximização de resultados analíticos.

PÚBLICO ALVO

Profissionais que possuem conhecimento básico de marketing, que trabalham com a comunicação de sua marca e procuram otimizar os resultados, tempo e os custos deste setor.

METODOLOGIA IECEI

A metodologia IECEI do FABWORK está baseada nos seguintes princípios: Inspirar, Engajar, Conectar, Empoderar e Impactar. Nessa academia trabalharemos a inspiração por meio da apresentação de conceitos de vários setores adaptados ao marketing para alcançar uma otimização de resultados e cases com situações desafiadoras que foram resolvidas através dos dados, o engajamento pelo envolvimento dos participantes em processos de aprendizagem ativa por meio da apresentação de várias dinâmicas que vão mostrar, na prática, como os dados podem ser intrigantes, mas sempre guardam oportunidades e o empoderamento pela apresentação dos principais conceitos e processos da área de Marketing Analytics. As conexões serão estabelecidas entre os vários participantes da academia e empreendedores do FABWORK e o impacto será causado na mudança de olhares para um setor que possui seus processos definidos e está em crescimento exponencial.

Nosso ideal será inspirar profissionais e impactar futuros líderes.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Dia #1 (3h): 26 de novembro

. Os dados no meio digital – um panorama

. Era Big Data nos negócios na produção digital

· O processo de Marketing (Data) Analytics

. Entendimento de métricas e dimensões

. Definição de métricas para um monitoramento efetivo

. Três tipos de análise: descritiva, associativa e preditiva

Dia #2 (3h): 28 de novembro

. Monitoramento e pesquisa em mídias sociais

. Escalas comportamentais e atitudinais

. Análises e interpretações analíticas

Dia #3 (3h): 01 de dezembro

. Insights de dados: como extrair estratégias dos números

. Inventário e organização de dados

. A relação entre dados, análise e custo das ações

. Da coleta à decisão de ação

TRANSFORMADORes

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Passei por alguns setores da comunicação, onde trabalhei ao longo de 5 anos em grandes agências da cidade de Recife e João Pessoa, como Aporte Comunicação, Sin Comunicação, TagZag e Soda Virtual. Ocupei os mais diversos cargos e funções nessas agências, como assessoria de imprensa, fotojornalismo e produção cultural, até achar na Publicidade meu maior interesse: o digital. Atualmente, trabalho na HOSTDIME Brasil - o mais moderno e seguro Data Center do Norte e Nordeste do Brasil - com análise de mídias sociais, planejamento e criação de conteúdo para internet, gestão de crise, elaboração de ações digitais e monitoramento de marcas.

Co-fundei a AxonData – Analytics Technology LLA – Centro de Excelência Intel em Inteligência Artificial, localizada em São Paulo. Desde agosto de 2018, a AxonData é membro do Programa Intel® AI Builders Program - ecossistema de empresas e startups que têm como missão acelerar a adoção da inteligência artificial. Após minha conclusão de graduação e mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), passei 5 ano em São Paulo, construindo minha carreira acadêmica como professor e pesquisador de Métodos Quantitativos, Sistema de Informação e Empreendedorismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de líder da Liga de Empreendedorismo da universidade. Sou membro-fundador do Global Technology, Information & Society (GTIS): grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. E mais recentemente, retornei para João Pessoa para co-fundar a FABWORK Empreendedorismo Exponencial