CONTEXTO

A Gestão Ágil é uma realidade que transcendeu a fronteira da engenharia de software. Adotada atualmente pelas mais diversas áreas de mercado, empresas de alto desempenho buscam processos, ferramentas e técnicas nos mais diversos frameworks ágeis para melhorar o desempenho dos seus projetos e construir esteiras de entrega constante de produtos e soluções para seus clientes. Nesse cenário, o profissional de gerenciamento de projetos figura como ponto estruturante. Essa academia torna-se de extrema relevância ao proporcionar um ambiente de simulação empresarial para capacitação de profissionais de gestão nos processos, ferramentas e técnicas de gestão ágil e assim, possibilitar que esses gestores de projetos, agora atualizados, possam multiplicar de forma sustentável o sucesso, já experimentado pelo mercado, com a adoção de práticas ágeis de gestão de projetos.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Apresentar os fundamentos da gestão ágil e desenvolver as principais técnicas do framework SCRUM utilizando softwares específicos, simulação de processos empresariais com peças LEGO e muita mão na massa.

PÚBLICO ALVO

Gestores, executivos ou qualquer profissional interessado em gestão de projetos.

METODOLOGIA IECEI

A metodologia IECEI do FABWORK está baseada nos seguintes princípios: Inspirar, Engajar, Conectar, Empoderar e Impactar. Nessa academia trabalharemos a inspiração por meio da apresentação de exemplos e cases de definição e priorização de escopo, estimativas de complexidade, duração de atividades e controle de projetos utilizando técnicas de gestão ágil, o engajamento pelo envolvimento dos participantes em processos de aprendizagem ativa imersos em dinâmicas e simulações empresariais e o empoderamento pelo rápido domínio dos conceitos apresentados. As conexões serão estabelecidas entre os vários participantes da academia e empreendedores do FABWORK e o impacto será causado pela rápida percepção de viabilidade, valor e aplicabilidade empresarial das técnicas vistas na academia.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Dia #1 (4h): 22 de novembro das 18:30 às 22:30

. Fundamentos da gestão ágil

. Definição de prioridades com MoSCoW

Dia #2 (4h): 23 de novembro das 18:30 às 22:30

. Gestão ágil do escopo do projeto

. Especificação de escopo de projeto com Estórias de usuário

Dia #3 (8h): 24 de novembro das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

. Gestão dos prazos do projeto

. Estimativa de complexidade e duração de tarefas com Planning Poker

. Simulação do framework SCRUM utilizando peças lego em jogos empresariais

TRANSFORMADOR

Mestre em Engenharia de Software pelo CESAR (2016). Certificado Project Management Professional (PMP) (2006). MBA em TI pela UNIPÊ (2005). Graduado em processamento de dados pela FPPD (1999). Atualmente Analista de TI na DATAPREV, Professor e Coordenador de cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de projetos, líder de projetos e administrador de dados em projetos para empresas como CODATA, UNICRED, Globo.com, Brasil Telecom, CESAR, Radix.com, Mobile S/A e UNIMED.