CONTEXTO

A inovação em modelos de negócios revolucionou o mercado de startups simplificando o processo de design de novos produtos e serviços: soluções. Adotada atualmente pelas mais diversas áreas de mercado, empresas de alto desempenho buscam processos, ferramentas e técnicas nos mais diversos frameworks ágeis para melhorar o desempenho dos seus projetos e construir esteiras de entrega constante de produtos e soluções para seus clientes. Nesse cenário, o profissional de negócios figura como ponto estruturante.

Essa academia torna-se de extrema relevância ao proporcionar um ambiente de simulação empresarial para capacitação em ferramentas de design ágil de soluções para qualquer empresa que está interessada em gerar competitividade para o seu ecossistema, incluindo reposicionamento e reinvenção.

Como resultado final, os participantes estarão capacitados para multiplicar de forma sustentável a experiência da academia em sua empresa, assim tornando possível adotar diariamente as práticas.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Apresentar um conjunto de ferramentas de design ágil de soluções fundamentadas nos modelos “Business Model Canvas (BMC)”, “Lean Inception”, “Produto Minimamente Viável (Minimum Viable Product – MVP)” e “Project Model Canvas (PMC)”, que conectados proporcionam o desenvolvimento de novos produtos e serviços: soluções, utilizando softwares específicos, cartolinas, post its e simulação de processos empresariais.

PÚBLICO ALVO

Executivos em todos os níveis, gestores ou qualquer profissional interessado em gestão de projetos, inovação, startups e novos negócios. Diante da aquisição de conhecimentos práticos e aplicados via ferramentas de design ágil de soluções, esta academia está voltada para qualquer profissional interessado em gerar competitividade para sua organização, incluindo reposicionamento e reinvenção.

METODOLOGIA IECEI

A metodologia IECEI do FABWORK está baseada nos seguintes princípios: Inspirar, Engajar, Conectar, Empoderar e Impactar. Nessa academia trabalharemos a inspiração por meio da apresentação de exemplos de criação de novos modelos de negócio e desenvolvimento de produtos e serviços (soluções), o engajamento pelo envolvimento dos participantes em processos de aprendizagem ativa imersos em dinâmicas e simulações empresariais e o empoderamento pelo rápido domínio das ferramentas de design ágil de soluções. As conexões serão estabelecidas entre os vários participantes da academia, o transformador e a sua vasta experiência com a aplicação de ferramentas de design ágil de soluções, além do time da FABWORK que estará participando da academia do começo ao fim, e o impacto será causado pela rápida percepção de viabilidade, valor e aplicabilidade empresarial das técnicas vistas na academia.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Dia #1 (4h):

. Fundamentos de Inovação em Modelos de Negócio

. Elaboração de uma proposta de valor com o BMC

Dia #2 (4h):

. Fundamentos do Lean Inception e Produto Mínimo Viável (MVP)

. Definição da Visão do produto e O que é e O que não é o novo produto ou serviço

Dia #3 (8h):

. Definição dos Objetivos do produto ou serviço e Personas

. Definição das Funcionalidades, Jornada do Usuário e Prioridades

. Canvas MVP e Fundamentos do Project Model Canvas

. Desenvolvimento da proposta de projeto com o PMC

TRANSFORMADOR

Mestre em Engenharia de Software pelo CESAR (2016). Certificado Project Management Professional (PMP) (2006). MBA em TI pela UNIPÊ (2005). Graduado em processamento de dados pela FPPD (1999). Atualmente Analista de TI na DATAPREV, Professor e Coordenador de cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de projetos, líder de projetos e administrador de dados em projetos para empresas como CODATA, UNICRED, Globo.com, Brasil Telecom, CESAR, Radix.com, Mobile S/A e UNIMED.