CONTEXTO

Nas últimas décadas observamos um crescimento exponencial na quantidade de dispositivos e pessoas conectadas pela Internet. Ao mesmo tempo, a disponibilidade de recursos de armazenagem e processamento de informação está levando a um desenvolvimento tecnológico sem precedentes. Surgiu a Internet das Coisas (IoT), as Cidades Inteligentes (Smart Cities), a Computação em Nuvem (Cloud Computing), a Realidade Aumentada (Augmented Reality) e o Big Data, que levaram ao que chamamos de Indústria 4.0. Como pano de fundo de todos esses avanços temos a Inteligência Artificial, que vem transformando nossas profissões e até nosso dia a dia. Esses temas estão nas capas das principais revistas que falam sobre negócios, inovação, empreendedorismo e pesquisa. A capa da revista Exame do mês de maio de 2018 traz a seguinte manchete: “Como Construir o Brasil 4.0”, a revista Pesquisa da Fapesp de abril tem o título “O Mundo Mediado por Algoritmos” e a revista CEO traz na capa da edição de maio de 2018 o tema “Inteligência Artificial”.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Essa academia foi estruturada com o objetivo de apresentar os conceitos principais da área de Data Analytics, visando preparar gestores para que sejam capazes de entender quais tipos de análises podem ser feitas a partir de dados, quais conhecimentos podem ser obtidos a partir dessas análises e como eles podem gerar valor para suas companhias a partir dos dados. Esse conteúdo é indispensável para os gestores e líderes da atualidade, que se veem imersos em um oceano de dados, mas desconhecem o real potencial deles, e precisam estruturar e gerenciar equipes de cientistas de dados, direcionando seus trabalhos em busca da maximização de resultados analíticos.

PÚBLICO ALVO

A academia 'Data Analytics para Gestores' tem caráter mais estratégico do que técnico, visando desenvolver profissionais que possam preencher a lacuna entre a ciência de dados e a tomada de decisão estratégica. Ela foi desenhada para gestores que têm pouco ou nenhum conhecimento sobre Inteligência Artificial, mas que sabem da importância de adquirir conhecimentos sobre os fundamentos do Data Analytics para estruturar suas equipes, elevar a performance de seus colaboradores, dialogar com fornecedores e gerar valor para a companhia a partir de dados. O conteúdo está estruturado para gestores com qualquer formação de nível superior e em qualquer nível hierárquico dentro da companhia com conhecimentos intermediários de informática (processadores de texto, planilhas eletrônicas e softwares de uso geral). Através de aulas expositivas, workshops, cases e uma análise de sua própria empresa, você aprenderá os conceitos fundamentais do data analytics e como aplicá-los à gestão estratégica.

METODOLOGIA IECEI

A metodologia IECEI do FABWORK está baseada nos seguintes princípios: Inspirar, Engajar, Conectar, Empoderar e Impactar. Nessa academia trabalharemos a inspiração por meio da apresentação de vários exemplos de aplicação e casos práticos de uso do Data Analytics, o engajamento pelo envolvimento dos participantes em processos de aprendizagem ativa com o desenvolvimento de uma proposta analítica voltada a sua própria empresa e o empoderamento pela apresentação dos principais conceitos e processos da área. As conexões serão estabelecidas entre os vários gestores participantes da academia e empreendedores do FABWORK e o impacto será causado tanto na capacitação dos próprios gestores, quanto nas suas empresas por meio da proposição de uma aplicação prática dos conceitos estudados.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Dia #1 (3h):

. O que é Data Analytics

. As várias nomenclaturas associadas à Inteligência Artificial

. O processo de Data Analytics

. Visão geral da área

. Softwares de Data Analytics

. Perfis profissionais em Data Analytics

. Exemplos de aplicações

Dia #2 (3h)

. Pré-processamento de dados

. Análise descritiva

. Análise de grupos

. Classificação e estimação

. Estudos de caso

Dia #3 (3h)

. Detecção de anomalias

. Regras de associação

. Mineração de textos

. Otimização e pesquisa operacional

. Estudos de caso

. Lançamento do case de Data Analytics da sua empresa

Dia #4 (Consultorias Individualizadas)

Obs.: horários agendados

. Assessment do potencial analítico da empresa

. Preparação do case de Data Analytics

Dia #5 (6h)

. Show time!

FAB PARTNER

TRANSFORMADORES

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Goiás (1996), possui Mestrado e Doutorado pela UNICAMP (1998 e 2001), Pós-Doutorado pela Universidade de Kent em Canterbury (2002) e pela Universidade de Salamanca (2014), e fez MBA em Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade Católica de Santos (2008). É fundador e coordenador do Laboratório de Computação Natural e Aprendizagem de Máquina (LCoN) e coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento e Inovação (CDI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi sócio-fundador de três start-ups de tecnologia que desenvolviam soluções inteligentes para o mercado (comércio eletrônico, emissoras de TV, agências de publicidade e grandes indústrias). Uma de suas startups, Tuilux – fornecedora de serviços de recomendação inteligente – recebeu aporte de capital da Astella Investimentos para lançar o TTV, um serviço de TV Social que media a audiência e engajamento de programas de televisão. Possui 20 anos de experiência acadêmica na formação de profissionais qualificados em data analytics e 12 anos de experiência empreendedora na transformação de ciência em tecnologia, e transferência de conhecimento para o setor produtivo. É Chair e co-fundador da AXONDATA – Centro de Excelência Intel em Inteligência Artificial.

Possui Graduação em Engenharia de Computação pela Universidade São Francisco (2004), Mestrado em Informática pela Universidade Católica de Santos (2007), Doutorado pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (2013) e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEE) da Universidade Mackenzie (2015). Atua com Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Mineração de Dados, Otimização, Pesquisa Operacional e Computação Natural há mais de 10 anos. De 2013 a 2015 foi pesquisador no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), onde atuou como líder de desenvolvimento de soluções em Análise de Dados para projetos com a Polícia Federal Brasileira e Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos. É Cientista Chefe e co-fundador da AXONDATA – Centro de Excelência Intel em Inteligência Artificial.