JUVENTUDE - FUTURO DA EUROPA

Juventude - Futuro da Europa

Em 2022, assinalou-se o Ano Europeu da Juventude (AEJ). Este tema foi proposto pela Comissão Europeia e foi aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia (UE), em dezembro de 2021. Considerando as grandes dificuldades enfrentadas pelas pessoas jovens durante a pandemia de COVID-19, o AEJ procurará colocar em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor – mais ecológico, mais inclusivo e digital. Este AEJ deverá desencadear um processo de reflexão sobre o futuro da juventude e promover a sua participação ativa na construção do futuro da União Europeia.

Renovar as perspetivas positivas das pessoas jovens, prestando especial atenção aos efeitos negativos que sobre eles/elas teve a pandemia de COVID-19, destacando a forma pela qual as transições ecológica e digital e outras políticas da União proporcionam oportunidades para a população jovem e a sociedade em geral;

Capacitar e ajudar os/as jovens, sobretudo aqueles/as com menos oportunidades, no sentido de se tornarem cidadãos/cidadãs ativos/as e agentes da mudança, inspirados/as num sentimento de pertença à Europa;

Apoiar as pessoas jovens na aquisição de uma melhor compreensão sobre as várias oportunidades à sua disposição no âmbito das políticas públicas a nível da União, nacional, regional e local, bem como na promoção ativa dessas oportunidades;

Integrar a política da juventude em todos os domínios políticos pertinentes da União, em consonância com a Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019-2027, com vista a incentivar a inclusão de uma perspetiva da juventude a todos os níveis do processo de elaboração de políticas.

Neste presente ano letivo, o Clube Europeu de Vilela, juntou-se ao AEJ e através de debates, palestras, entrevistas, realização de vídeos e podcasts, exposições e ateliers artísticos, promoveu os seguintes valores:


Respeito;

Igualdade;

Justiça;

Solidariedade;

Voluntariado;

Saúde;

Economia mais forte;

Justiça Social;

Segurança;

Transformação Digital;

Participação na vida cívica;

Participação na vida Democrática;

Educação de qualidade;

Igualdade para todos os géneros;

Emigração;

Sociedades inclusivas;

Informação e diálogo construtivo;

Saúde mental e bem-estar;

Trabalho de qualidade para todos;

Europa Verde e sustentável;

Organizações de Juventude;

Programas Europeus Juvenis.

Por isso, o Futuro está nas nossas mãos dos nossos jovens.


Ano Europeu da Juventude

No dia 10 de outubro pelas 15h:30m deslocaram-se ao nosso Agrupamento, os senhores deputados José Carlos Barbosa e Cristina Mendes, para auscultar a direção quanto ao início do ano letivo.

O Clube Europeu representado pelas alunas Mara Fernandes, Leonor Gouveia, Maria Nunes e Beatriz Leal, teve a honra de receber os senhores deputados e referir que este ano letivo se iniciou com otimismo e grandes expetativas devido ao facto de não haver quaisquer restrições da COVID-19.

Assim as atividades letivas iniciaram-se com a semana PBL (Problem Based Learning) e durante quatro dias foi abordado o problema da saúde mental, recorrendo a palestras com psicólogos, atividades de pesquisa, lúdicas e físicas.

Como 2022 assinala o Ano Europeu da Juventude, a rede nacional de clubes europeus selecionou como tema “A juventude, o futuro da Europa”, considerando as grandes dificuldades enfrentadas pelos jovens durante a pandemia. Assim o (AEJ) procura colocar em evidência a importância da juventude europeia na construção de um futuro melhor, mais sustentável, inclusivo e digital. O AEJ pretende desencadear um processo de reflexão sobre o futuro da juventude e da sua participação ativa na construção do futuro da União Europeia.

Na sequência das várias questões colocadas aos senhores deputados, estes destacaram que as escolas têm um papel muito importante na formação de jovens conscientes e intervenientes na construção e manutenção de uma Europa democrática baseada em valores como a liberdade, a igualdade e a soberania. Destacaram que é com iniciativas como o Clube Europeu que os jovens tomam conhecimento do que é ser um cidadão da Europa.

No final fomos parabenizados pelo trabalho desenvolvido destacando que o “futuro da Europa está nas nossas mãos”.

Classificação Final no Concurso de Clubes Europeus 2021/2022

Lista de classificação final da Rede Nacional de Clubes Europeus, no âmbito do tema trabalhado no ano transato: "Os Oceanos"

Menção Honrosa para os Membros do Clube Europeu, que têm trabalhado com dedicação, carinho e solidariedade pelas causas ambientais. Mas... queremos mais, assim "vestir a camisola" e chegar à meta, com a sensação de missão cumprida, será sempre o nosso desiderato.

Obrigado a todos que acreditam em nós e que trabalham com afinco ao nosso lado.


Juventude - O Futuro da Europa à conversa com... 

No passado dia 19 de outubro, o Clube Europeu teve a honra de receber na biblioteca da escola de Vilela, o investigador Norberto Ribeiro. Professor doutor, da FPCEUP (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto). O seu trabalho centra-se na área da Participação Cívica e Política dos Jovens, foi com este tema que iniciamos o nosso encontro.

Encontro este que, decorreu num ambiente descontraído, afável e bastante esclarecedor, sobre o tema em epígrafe.

Chegamos à conclusão de que existe ainda um longo caminho a percorrer. Contudo os jovens devem estar preparados para "manifestar consciência e responsabilidade ambiental, política, social e cívica, trabalhando colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro melhor".

No entanto, existe já uma Fenix, "renascimento das cinzas" através do ativismo político impulsionado pelo crescente envolvimento e nas novas formas de participação, sobretudo os mais jovens: que estão menos disponíveis do que os pais e avós para canalizar as energias políticas através dos canais de participação (por exemplo: partidos e igrejas), e mais propensos para se expressarem através de novos movimentos sociais, pelo ativismo na Internet e pelas redes políticas transnacionais.

Destacam-se, já alguns Jovens como atores políticos:

- Em setembro de 2020, quatro crianças e dois jovens portugueses, "expostos aos extremos de calor", exigiram que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, julgassem um processo contra 33 países (ENTRE OS QUAIS PORTUGAL) em matéria de Clima.

- Malala Yousafzai: ativista paquistanesa e Prémio Nobel da Paz em 2014) pela sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação. Recebeu o prémio aos 17 anos é a mais jovem laureada do Nobel.

- Greta Thunberg; ativista ambiental sueca.

- Amika George: ativista britânica que faz campanha contra a pobreza menstrual (menstruação), no Reino Unido.

- Emma Gonzalez: ativista norte-americana, defensora do controlo de armas. Sobreviveu ao massacre na Stoneman Douglas High School em fevereiro de 2018 em Parkland, Flórida. Em resposta co-fundou o grupo de defesa do controlo de armas Never Again MSD (Marjory Stoneman Douglas High School.

E-book "Juventude - Futuro da Europa". 

Os alunos do Clube Europeu, realizaram um e-book, no âmbito do projeto "Juventude - Futuro da Europa". O objetivo é promover o sentimento de partilharmos um espaço comum - a Europa. 

Peddy Paper e Kahoot sobre a Europa no âmbito do projeto Eramus+

No passado dia 8 de novembro, o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Vilela, realizou um PeddyPaper e um kahoot, sobre a Europa, direcionado aos nossos parceiros da Polónia - idades compreendidas entre os 11 e 13 anos.

Link do nosso Kahoot

https://create.kahoot.it/share/about-portugal/69918402-cfce-404a-bdf1-8165673eeaf3 

Dia da Tolerância

No passado dia 16 de novembro, o Clube Europeu, celebrou o Dia Internacional da Tolerância, participando na assinatura online da Maratona de Cartas.

A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional.

Junta-te a nós e participa

https://www.amnistia.pt/maratona/

Valores que valem a pena "lutar" enquanto jovens e europeus

No âmbito do projeto proposto para o presente ano letivo, pela Rede Nacional de Clubes Europeus "Juventude - O Futuro da Europa", o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Vilela, realizou um vídeo sobre os Valores que vale a pena "lutar", enquanto jovens e europeus. 

Vê o nosso vídeo.


Dia da Floresta Autóctone 

"A 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, uma data estabelecida para promover a importância de preservar e plantar espécies que fazem parte do nosso património natural. Este dia foi escolhido como alternativa ao Dia Mundial da Floresta (21 de março), criado originalmente para países do norte da Europa, que têm nessa altura melhores condições para a plantação de árvores. Na Península Ibérica, as condições climatéricas do mês de novembro, com temperaturas mais baixas e regular precipitação, são mais favoráveis para a plantação de árvores. Assim, o programa Eco Escolas do Agrupamento de Escolas de Vilela associou-se às atividades de comemoração do Dia da Floresta Autóctone, com a plantação de espécies autóctones. As escolas Básicas e Secundárias de Rebordosa e Vilela, comemoraram a data com a plantação simbólica de um loureiro cedido pela Câmara Municipal de Paredes.

A plantação do Loureiro na Escola Secundária de Vilela, foi desenvolvida em parceria com o Clube Europeu e os projetos desenvolvidos nas turmas DAC de sétimo ano. Os alunos participaram com interesse e motivação e pretendeu-se sensibilizar toda a comunidade escolar para a preservação da nossa floresta autóctone tão ameaçada pelo flagelo dos incêndios, pela proliferação das espécies invasoras e exóticas, pelas alterações climáticas e pelas erráticas ações humanas."


Eco Escolas e Clube Europeu 

Eco Escolas e Clube Europeu - Ação conjunta desenvolvida no âmbito da Semana Europeia da prevenção de resíduos – Têxteis circulares e sustentáveis.

O lixo está fora de moda!.

O objetivo da nossa ação foi o de incentivar os alunos a criarem novos objetos ou peças úteis, com a reutilização de peças de vestuário que já não usavam, como calças de ganga, t-shirts, retalhos de tecidos variados e em especial, desperdícios de tecidos das confeções da área de influência e da indústria de estofos de apoio à indústria predominante na região, a indústria do mobiliário, no verdadeiro sentido do conceito de upcycling.

 Assembleia de Jovens 

No âmbito do tema" Juventude- o futuro da Europa", o Clube Europeu, organizou uma Assembleia de Jovens no Agrupamento.  Esta Assembleia visou transmitir valores como a  sustentabilidade, o respeito, a igualdade, a justiça, a paz, a solidariedade, o voluntariado, a segurança e a participação democrática e cívica.

Os jovens tiveram liberdade de opinião, voz, palavra e "palco". Mais do que verem as coisas acontecer, os jovens participaram, sugeriram e entusiasmaram-se. 

Após a Assembleia de jovens, os nossos membros foram às turmas do 3º ciclo e Ensino Secundário realizar um inquérito online sobre a União Europeia e a importância do jovens no futuro da Europa. 

 O Natal chegou mais cedo ao Agrupamento de Escolas de Vilela 

Já estão a chegar as decorações de várias escolas europeias que fazem parte deste projeto inovador e magnânimo - uma vez que nos "transporta" para horizontes repletos de Cultura, Animação e Solidariedade - a importância de pertencermos a um espaço comum.

Hoje foi a vez de recebermos as decorações das seguintes escolas:

Espanha;

Grécia;

Áustria;

França;

República Checa.

Foi com enorme satisfação e carinho que os nossos Membros receberam e abriram as primeiras encomendas de Natal.

A árvore de Natal da biblioteca da nossa escola, está a ser decorada com estas belíssimas decorações.

Por isso, podemos "Cantar" que é um êxito, repleto de glórias e vitórias.

 O Natal chegou ao Agrupamento de Escolas de Vilela. 

O Natal chegou com toda a sua graciosidade ao Agrupamento de Escolas de Vilela.

O Clube Europeu, convida toda a Comunidade Educativa a dar um "saltinho" às bibliotecas de Vilela e de Rebordosa, para admirar a árvore de Natal Suspensa (com trabalhos dos nossos parceiros europeus); a casinha de“gengibre”; a extraordinária árvore de Natal (decorada com as fotos dos nossos alunos) e os fantásticos duendes interativos.

- A árvore de Natal suspensa, foi realizada pelos nossos Ilustres Membros com a preciosa ajuda do SPO e contém decorações enviadas de várias escolas europeias envolvidas no projeto " European Christmas decorations exchange".

O resultado final foi quimérico.

- Os duendes, "interagem" promovendo o espírito natalício, onde a Comunidade Educativa, pode tirar fotos “mui”engraçadas, guardando para sempre preciosas memórias de um Natal inesquecível.

- A casinha de “gengibre”, estimula a solidariedade, a paz e o espírito natalício.

- A grande árvore de Natal, decorada com fotos de todas as turmas desta escola, preserva a harmonia entre alunos e professores e incentiva a diversão.

Agradecemos a colaboração preciosa dos nossos jovens membros, bem como, a parceria com o Dr. Manuel Gama e a turma de TTAR (12º VE).

Com a participação dos Alunos, dos Professores e da escola, aconteceu o triângulo perfeito.

Assim, a "Magia de Natal Acontece".

Não percas este filme que estreou na biblioteca mesmo perto de ti.

 Canção de Natal 

Canção de Natal dos alunos das turmas 5ª VA, 5º VC e Crescer com as Artes

Vídeo realizado pelo Clube Europeu

https://youtu.be/91ejbfHYWUA


 Natal no Agrupamento de Escolas de Vilela

O Clube Europeu, deseja a toda a Comunidade Educativa, familiares e amigos um Santo Natal e próspero Ano Novo 

 27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto 

Mensagem do Secretário Geral da ONU:

Hoje, honramos a memória das vítimas do Holocausto.

Lembramos os seis milhões de crianças, de mulheres e de homens judeus, as pessoas com deficiência e tantos outros que pereceram.

Refletimos sobre os milhões de vidas individuais que foram ceifadas; os milhões de futuros roubados.

Foi o culminar de milénios de ódio antissemita.

Os nazis só puderam atuar com uma crueldade calculada, que vai da discriminação dos judeus da Europa até à sua aniquilação, porque poucas pessoas se manifestaram e muitos outros nada fizeram.

Foi o silêncio ensurdecedor – tanto em casa como no exterior – que os encorajou.

As sirenes de alarme soaram desde o início.

Discurso de ódio e desinformação.

Desrespeito pelos direitos humanos e pelo Estado de direito.

A glorificação da violência e histórias de supremacia racial.

Desdém pela democracia e pela diversidade.

Ao relembrar o Holocausto, reconhecemos as ameaças à liberdade, à dignidade e à humanidade – inclusive na atualidade.

Hoje – perante o crescente descontentamento económico e a instabilidade política, a escalada do terrorismo da supremacia branca e o aumento do ódio e do fanatismo religioso – devemos ser mais ativistas do que nunca.

Nunca devemos esquecer – nem permitir que outros esqueçam, distorçam ou neguem o Holocausto.

Hoje, e todos os dias, vamos decidir que nunca mais ficaremos em silêncio perante o mal e que sempre defenderemos a dignidade e os direitos de todos.

Mensagem do secretário-geral no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

https://unric.org/.../mensagem-do-secretario-geral-no.../

A 27 de janeiro, comemora-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data que não deixa esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas.

O Clube Europeu, deixa como sugestão de leitura quatro obras em torno de Auschwitz publicadas recentemente ou prestes a publicar.

“O mestre da fuga – O homem que fugiu de Auschwitz”

Em abril de 1944, Rudolf Vrba, de 19 anos, e Fred Wetzler tornaram-se os primeiros judeus a fugir de Auschwitz. Passaram sob cercas eletrificadas e por torres de vigilância fortemente armadas, escaparam a milhares de homens das SS e aos seus cães enraivecidos, percorreram pântanos, montanhas e rios em direção à liberdade. A missão de Vrba: revelar ao mundo a verdade do Holocausto. Na fábrica da morte de Auschwitz, Vrba tornou-se uma testemunha ocular de quase todas as fases arrepiantes do processo industrial de genocídio nazi. Quanto mais via, mais convicto ficava da necessidade de avisar os judeus da Europa acerca do destino que os aguardava. Vrba reteve cada detalhe na sua memória, arriscando tudo para recolher os primeiros dados sobre a Solução Final. Após a sua fuga, essa informação formaria um inestimável relatório de trinta e duas páginas que chegaria às mãos de Roosevelt, de Churchill e do papa e que acabaria por salvar mais de 200 000 vidas.

Mas a fuga de Auschwitz não foi a sua última. Depois da guerra, continuou a fugir do seu passado, do seu país de origem, do seu país adotivo, e até mesmo do seu próprio nome. Poucos sabiam da ação verdadeiramente extraordinária que tinha levado a cabo.

“70072: A menina que não sabia odiar”

Lidia Maksymowicz tinha três anos quando, em dezembro de 1943, entrou com a mãe no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, onde foi marcada com o n.º 70072. Durante 13 meses, sobreviveu àquele inferno como uma das pequenas cobaias de Josef Mengele, conhecido como “o Anjo da Morte”. Em janeiro de 1945, após a libertação, sai de Auschwitz na companhia de uma mulher polaca, que decidiu adotar um dos “órfãos” deixados num local repleto de cadáveres. É na casa desta mulher que Lidia vive e cresce. No entanto, a pequena sobrevivente não esquece o seu nome nem a mãe biológica: não deixa de acreditar que a mãe está viva, nem de a procurar. E, de forma quase miraculosa, as duas irão reencontrar-se, dezassete anos depois. Do campo de concentração, Lidia recorda-se do silêncio necessário para sobreviver, sem poder sequer permitir-se uma emoção. Hoje, volvidos quase oitenta anos da sua prisão, dedica-se a preservar a memória do Holocausto, testemunhando “o que foi o Mal e que o Bem pode sempre prevalecer”.

“A promessa de Lily”

A promessa de Lily é um relato na primeira pessoa de quem viveu Auschwitz. Lily Ebert esteve lá e sobreviveu para contar a história. 1944, o Dia do Perdão e Lily Ebert luta desesperadamente para se manter viva no campo de concentração nazi de Auschwitz.

Essa mulher notável sobreviveu ao inferno para ser a voz de todos os que não resistiram e contar ao mundo os detalhes das suas terríveis experiências. Lily recorda também de forma emotiva a sua infância feliz na Hungria, a morte da mãe e dos irmãos mais novos à chegada a Auschwitz e a sua determinação em manter vivas as outras duas irmãs. E mesmo tendo perdido tanto e vivido um terror inimaginável, Lily conseguiu recuperar e reconstruir uma nova vida para ela e para a família, sem amargura, antes com o coração cheio de esperança e compaixão.

Lily Ebert mora em Londres juntamente com a sua grande família, que inclui 35 bisnetos. É membro fundadora do Centro de Sobreviventes do Holocausto e recebeu a Medalha do Império Britânico por serviços prestados à educação sobre o Holocausto.

“O dia em que escapámos aos Nazis”

Inédita e comovente, esta é a história de 40 crianças e jovens judeus que fogem da Alemanha nazi e se refugiam em Itália, até ao dia em que têm de tentar escapar outra vez. É um dia de verão e estamos em 1942. Quarenta crianças e jovens judeus chegam à estação de Nonantola, perto de Modena, em Itália. Fugiram da Alemanha nazi, com a ajuda de Recha Freier, e dirigiam-se à Palestina, mas a guerra troca-lhes as voltas: primeiro vão para a Croácia, depois Eslovénia e finalmente Itália. Ali chegados, ficam no solar Emma, fora da cidade. O pior parece ter ficado para trás: há aulas, várias atividades, e os mais velhos aprendem ofícios. Entre aquele grupo está Natan, um menino que, ao início, desconfia de tanta generosidade. Dentro dele, estão muito vivas as memórias do pai a desaparecer, do adeus à mãe e ao irmão mais novo. Mas ali não há estrelas amarelas nos casacos, não há guetos, não há o grande medo da noite.

Porém, a 8 de setembro de 1943, as tropas nazis começam a chegar a Nonantola, e o grupo do solar Emma tem de tentar escapar novamente. Desta vez, não estão sozinhos, têm uma comunidade inteira a ajudá-los. Mas como poderão enganar as tropas de Hitler? De que forma conseguirão fugir? O padre de Nonantola tem um plano, um engenhoso plano, em que toda a aldeia terá de participar.

 A Juventude de mãos dadas com a paz 

Aproveitando o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala a 27 de janeiro, o Clube Europeu, fez uma retrospetiva do Passado relacionando-o com o momento Presente.

"Uma pessoa pode fazer a diferença, e toda a gente o deve tentar!"

John F. Kenned

 Comemoração do dia da participação jovem - OPJ

Os alunos do Clube Europeu, participaram no vídeo promovido pela CM Paredes e assistiram ao lançamento do mesmo, na Junta de Freguesia de Rebordosa.

Este vídeo. tem como objetivo promover uma maior participação jovem e aumentar o seu contributo para o desenvolvimento do concelho.

Assiste ao vídeo

https://fb.watch/io-SL49sw5/

 Exposição de fotografias do  paredense António Bernardino Coelho. 

No âmbito do Programa Eco-Escolas em articulação com o Clube Europeu, esta exposição esteve patente na biblioteca das EBS de Vilela, com um conjunto de fotografias do fotografo acima referido, premiado internacionalmente em fotografias quer de caráter ambiental (natureza, resíduos, energia e floresta) paisagístico e arquitetura urbana.

Conquistou prémios em certames e concursos internacionais como o Portugal National Award nos Sony Awards, em 2018 e 2020. Em 2021, uma série das suas fotografias que abordam o problema do plástico no ambiente e na alimentação, é parte integrante da exposição no festival Xposure, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda em 2021, conquistou o título de ouro nos prémios WPE, Budapest International Photo Awards e Tokyo International Foto Awards. Esta exposição pretendeu mostrar e sensibilizar os nossos alunos para a importância do registo da paisagem e preservação da mesma assim como a projeção do trabalho dos nossos jovens no exterior. A abertura da exposição contou com a presença do jovem fotógrafo António Bernardino Coelho, que através de uma conversa informal, orgulhosa e entusiasta mostrou um pouco do seu trabalho e motivação que nutre pela fotografia e os temas que fotografa, assim como a importância de desenvolvermos capacidades e motivação pessoal para criar e promover a consciência ambiental, cívica e cidadania ativa, a partir da exploração de temas do quotidiano. Pretendeu-se Incentivar os alunos a desenvolver hobbies como o registo fotográfico do ambiente que nos rodeia e promover o empreendedorismo jovem.

O dia dos Namorados no AEV

O Dia dos Namorados, no Agrupamento de Escolas de Vilela, "Foi assim que aconteceu"...

O Clube Europeu, construiu duas árvores em 4D (Rebordosa e Vilela), e em parceria com as turmas de Cidadania do 2º Ciclo, BE, TTAR e Eco-escolas, escreveram mensagens solidárias sobre o Amor, Carinho, Amizade, Sustentabilidade e valores democráticos.

No dia 14 de fevereiro, a Comunidade Educativa, foi convidada a partilhar o momento, tirando fotos instantâneas - aproveitando assim o dia - "Carpe Diem".


À conversa com o Dr. Carlos Alves Pereira 

À conversa com o Dr. Carlos Alves Pereira

Na passada 4ª feira, dia 15 de fevereiro, os alunos do Clube Europeu, conversaram online, com o Dr. Carlos Pereira, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) e responsável a nível nacional pelo Ano Europeu da Juventude.

A entrevista decorreu num ambiente descontraído e extremamente familiar. Foram 65 minutos de autêntico prazer. Revelando-se bastante positiva e esclarecedora sobre o papel da IPDJ em Portugal e sobre o Ano Europeu da Juventude, que decorreu no ano transato.

Através do questionário, realizado nas turmas do 3º Ciclo e Secundário (amostra de 535 alunos), os nossos clubistas, aproveitaram para colocarem algumas das preocupações evidentes nos nossos jovens, enquanto cidadãos europeus:

Outras questões foram também "palco", da nossa conversa:

Além de ter respondido a todas as questões de forma simples e motivadora. Deixou ficar vários links para os nossos membros/alunos, participarem:

No final, sentimos que missão foi esclarecedora, evidenciando as principais preocupações dos nossos clubistas, e ao mesmo tempo, extremamente enriquecedora.

Feliz Dia da Mulher

Trabalho realizado pelos alunos do Clube Europeu.

Trabalho realizado pelos alunos do Clube Europeu.

O dia 8 de março é o resultado de uma série de acontecimentos:

- Lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e na Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que ocorreram no início da segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do XX;

- No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque resolveram manifestar-se através de uma greve, para obterem melhores condições de vida no trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Anos mais tarde (51 anos passados), em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e ao mesmo tempo, exigindo o voto feminino e o fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia;

- No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes devido às precárias condições de segurança no local. Este trágico acontecimento, provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e na segurança de trabalho, conduzindo, assim, a melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para a luta em favor do direito de voto para as mulheres. Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, é que a ONU passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

O Dia Internacional da Mulher em Portugal, foi celebrado pela primeira vez no dia 8 de março de 1975, através de manifestações por todo o país.

Dia do Pai

Dia do Pai - Domingo, 19 de março de 2023

Festeja com o Clube Europeu

Convidamos-te para leres o nosso "Jornal".

Aqui vai o link do nosso jornal

https://read.bookcreator.com/7oFES.../VsbvKjAtQuqd8_8ul0Bgxg

Porquê no dia 19 de março

O Dia do Pai em Portugal é uma data comemorativa que homenageia anualmente os pais. Nos países ocidentais, como é o caso de Portugal, coincide com o dia cristão em que se comemora dia de São José, pai adotivo de Jesus Cristo.

História

Evoca-se também, como origem dessa data à antiga Babilónia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai: "Ele ama-te muito não deixes pra depois o que tens para lhe dizer agora".

Todos os dias são dias do Pai

O Dia do Pai é um acontecimento diário e não será uma simples data que o determinará. Este sentimento deve ser intrínseco.

Aproveita minuto a minuto, hora a hora, semana a semana, mês a mês, ano após ano, com o teu Pai. Todos os momentos são especiais para estarmos juntos daquele que amamos e que nos acompanha desde o primeiro dia das nossas vidas, nos ensina tanta coisa e nos protege de maneira única e especial.

Deste modo, o Clube Europeu, quer homenagear o grande herói das nossas vidas – o nosso Pai.

Por isso, pretendemos, honrar este dia e todos os 365 dias, através de "um jornal" com mensagens diferentes e extraordinárias, só assim, todos os dias serão perfeitos.

Dia Mundial da Árvore 

Dia Mundial da Árvore

Proteger a árvore é proteger a vida.

Planta uma árvore, semeia a vida no planeta.

Quanto mais árvores, mais qualidade do ar teremos.

Sem árvores não vivemos.

As árvores são nossas amigas.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore passa por sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, não só quanto ao equilíbrio ambiental e ecológico, como também no que diz respeito à própria qualidade de vida dos cidadãos. Pensa-se que 1000 árvores adultas são capazes de absorver cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono), importantes para a adaptação às alterações climáticas.

Dia Internacional da Água 

Dia Internacional da Água

Todos os anos, a 23 de março, celebra-se o Dia Internacional da Água, com o objetivo conscientizar as pessoas acerca da necessidade de não desperdiçar água, pois esse é recurso indispensável na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas.

Desde muito tempo, há conflitos causados pela escassez de água ou pela exploração indiscriminada desse recurso pelo Homem.

O Dia Mundial da Água foi comemorado pela primeira vez em 1993. A data foi instituída em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro; por esse motivo, o evento ficou conhecido como Rio-92.

Durante essa conferência, no dia 22 de março de 1992, foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, um importante documento que destaca a importância da conservação da água.

A consciência ambiental é um dos temas relevantes apresentados na declaração. Além disso, ela aborda sobre a preservação e proteção dos recursos hídricos do planeta.

PRESERVAÇÃO DA ÁGUA:

Pequenas atitudes de cada cidadão são essenciais para a preservação dessa importante fonte de riqueza da natureza, bem como de todo o planeta:

- Consciência ecológica e ambiental (não jogar lixos e dejetos em ambientes impróprios, fazer a separação correta do lixo...);

- Racional e sustentável dos recursos hídricos (racionamento e reutilização de água, banhos rápidos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça, dentre outros);

- Preservação das águas (não atirar lixo nos rios, mares e oceanos);

Melhor gerenciamento e gestão dos recursos hídricos-

Importante destacar que o ser humano é formado em grande parte por água (cerca de 70% do nosso corpo).

Para além disso, a superfície terrestre é formada aproximadamente de 70% de água. Grande parte da água é salgada, proveniente dos mares e oceanos (cerca de 97%), restando cerca de 3% de água doce (dos rios), onde apenas 0,01% é considerada apropriada para consumo.

A água, faz parte do nosso dia-a-dia, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta, pois colabora com a manutenção da biodiversidade.

De acordo com a ONU, a cada 20 anos o consumo mundial de água duplica. Isso pode gerar uma enorme crise de abastecimento que atingirá cerca de 2,8 mil milhões de pessoas a partir de 2025.

Assim, "Não desperdices Água, pois Água é vida."

"A Europa Vai às salas"


Durante a semana de 13 a 17 de março, os alunos do Clube Europeu, foram a todas as turmas do 2º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Vilela, onde realizaram uma atividade/aula, sobre a importância da União Europeia.

Esta atividade visou dois objetivos:

- Qual o papel da UE, na vida dos jovens;

- Qual o futuro dos jovens na Europa.

Excelente prestação dos alunos deste Clube. Parabéns.

GLOBAL MONEY WEEK 2023 com a colaboração do Clube Europeu

Decorreu no dia 23 de março, no Agrupamento de Escolas de Vilela um desfile de moda com a participação dos alunos dos 5º, 6º e 7ºano. Fomentar a literacia financeira foi o propósito desta iniciativa, onde os mais novos desfilaram com roupas e acessórios já usados e que foram transformados pelos mesmos. O objetivo desta ação foi o de incentivar os alunos a criarem novos objetos ou peças úteis, com a reutilização de peças de vestuário que já não usavam, como calças de ganga, t-shirts, retalhos de tecidos variados.

Este evento contou com a parceria de vários clubes, entre os quais o Clube Europeu.

O lixo está fora de moda.

Podes assistir ao Desfile de Moda, clicando no link abaixo.

https://novumcanal.pt/.../c-video-alunos-de-rebordosa.../

Olimpíadas da Europa- Fase Regional

No passado dia 29 de março, pelas 10:30h, os alunos do Clube Europeu e alguns alunos do 9ºRA, 9RB e 9ºRC do Agrupamento de Escolas de Vilela participaram no concurso XVII Olimpíadas da Europa 2023, promovido pela Câmara Municipal de Lousada.

Este concurso tem como principal objetivo desenvolver nos alunos da sub-região NUT III Tâmega, o gosto pela Europa e o sentido de Cidadania Europeia.

A final regional será no dia 9 de maio, pelas 10:30h, na Escola Secundária de Lousada.

A Europa vai à Escola

No âmbito do tema "Arte, Ciência e Futuro", o Clube Europeu, promoveu a atividade "A Europa vai à Escola".

Assim, no dia 3 de abril, os jovens membros do nosso Clube "abriram as portas" aos alunos do 4º ano, com alegria e motivação, e de forma lúdica ensinaram, os valores que nos definem, enquanto cidadãos europeus.

Como a brincar, também se aprende os "pequenitos", foram convidados a jogar connosco:

- relacionaram monumentos europeus aos inerentes países;

- montaram um puzzle gigante (mapa da União Europeia);

- compararam bandeiras ligando-as aos respetivos países europeus;

- pequeníssima, mas útil "lição", sobre a UE.

Os nossos jovens membros, "vestiram a camisola" da Cidadania Europeia, com dignidade e solenidade. Característica que, têm vindo a demonstrar em todas as atividades.

O CE, agradece a participação dos alunos do ensino profissional, Técnico de Turismo Ambiental e Rural - 12º VE, que acompanharam as turmas do 4CVA e 4CVB de forma exemplar.

No final da atividade, foi distribuído a todos os alunos do 4º ano, uma recordação - um puzzle do mapa da União Europeia.

Foi uma manhã bem passada, onde não faltou a boa disposição entre todos os envolvidos.

Convidamos assistir o nosso vídeo.

Comemoração do 25 de abril de 1974 no Agrupamento de Escolas de Vilela

25 de abril de 1974

A Revolução de 25 de Abril de 1974 marca o início da vida democrática em Portugal. O golpe militar conduzido pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) põe termo ao regime autoritário do Estado Novo abrindo caminho para a resolução do problema da guerra colonial e para a democratização e o desenvolvimento do país.

Vídeo realizado pelo Clube Europeu

Banda Desenhada, sobre o 25 de Abril de 1974

https://read.bookcreator.com/7oFES.../1pSqsSBgT4-CmCw0aFxB3A

Comemoração do 25 de Abril, no Agrupamento de Escolas de Vilela.

Neste dia tão importante, o Clube Europeu, promoveu várias atividades:

- realização de cravos vermelhos em feltro, para oferecer a todos os professores, técnicos e funcionários operacionais - símbolo da democracia, igualdade e liberdade;

- realização de separadores de livros, alusivos ao 25 de abril - que foram distribuídos a todos os alunos;

- os alunos (2º, 3º Ciclo e Secundário) foram convidados a escreverem mensagens, sobre a importância do 25 de abril, na sociedade atual "O 25 de abril, para mim é...";

- construção de uma maqueta em 4D, denominada "Casa da Democracia";

- realização de um TIK TOK, sobre o 25 de Abril;

- realização de uma Banda Desenhada (O que significa a data 25 de abril?; O 25 de abril de 1974: Como aconteceu?; Os valores da democracia);

- realização de um Podcast, que passou na Rádio Escola, durante o intervalo grande da manhã e da tarde, bem como, músicas de intervenção, alusivas à época, durante todos os intervalos. O CE, agradece a parceria e a simpática colaboração da Rádio Escola, de Vilela, para que esta atividade fosse possível.

Com a promoção destas atividades o Clube Europeu, "Orgulha-se de Cantar e Espalhar por toda a parte" a fantástica viagem ao passado. É cada vez mais importante, não esquecer este dia, na vida dos Portugueses.

É a tua vez de Cantar às gerações atuais e futuras a força dos homens que lutaram para que...

Liberdade

Democracia

Parlamentarismo

Oportunidade

Escolha

Chegassem a Portugal.


Dia Internacional do Trabalhador 

Nesta data, destacam-se não só as conquistas no campo dos direitos dos trabalhadores, mas pretende-se também sensibilizar para a falta de condições de trabalho que ainda se verificam por todo o mundo. É, por isso, um dia para todos os que defendem uma sociedade mais justa e solidária.

Os membros do Clube Europeu, resolveram homenagear o 1º de maio, escrevendo uma pequena notícia sobre o Dia do Trabalhador, data que tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886.

Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial.

Foram os factos históricos que transformaram o 1 de maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.

Em Portugal foi assim...

Primeiro 1º de maio em Portugal, após a Democracia de Abril.

A celebração do 1º de maio de 1974, apenas uma semana decorrida após a revolução do 25 de abril, permanece ainda hoje como a maior manifestação popular da história portuguesa. Do norte ao sul do país, centenas de milhares de pessoas saíram à rua nesse dia demonstrando de forma espontânea a sua alegria pela liberdade recentemente conquistada.

A RTP acompanhou de perto os sentimentos do povo português nesse dia histórico.

As manifestações do 1º de maio de 1974 nas ruas do Porto: Avenida dos Aliados, Praça D. João I, Rua de Santa Catarina; em Lisboa e em todo o país.

Revê este dia. Clica no link…

https://www.rtp.pt/.../1-de-maio-de-1974-o-primeiro-em...

Concurso de logótipos " Juventude e os Valores Europeus"

No âmbito do tema " Juventude - o Futuro da Europa", o Clube Europeu, lançou um emocionante concurso para criar um logótipo inspirador que representasse os valores fundamentais da União Europeia.  

O logótipo vencedor foi o da aluna Victória  Sousa, 9ºVB.

Dia da Europa – 9 de maio 

Parabéns ao nosso membro júnior do Clube Europeu, Mariana Lacerda (aluna do 8º VD, da Escola Secundária de Vilela), que ficou em 2º lugar na final das Olimpíadas da Europa organizadas pela Câmara Municipal de Lousada.

Este concurso obedece a normas de participação, com questões ligadas à Europa, é dirigido a todos os estudantes do Ensino Básico e Secundário, das escolas dos concelhos integrantes da sub-região NUT III Tâmega, que visa incentivar e desenvolver o gosto pelo processo de Construção Europeia nas suas vertentes do alargamento e aprofundamento. As questões propostas neste concurso não têm como objeto fundamental testar apenas a qualidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas, mas também os conhecimentos resultantes da pesquisa e das vivências individuais.

Após a realização das provas, a Câmara Municipal de Lousada ofereceu o almoço, na Escola Secundária da região, e de seguida, visitaram o CIR (Centro de Interpretação do Românico). No final houve a entrega de prémios, e a degustação de um bolo alusiva à UE.

Neste sentido, os nossos finalistas “abraçaram” esta aventura com entusiasmo e otimismo. Onde o objetivo final é a garantia de uma Europa Unida, mais forte e segura.

Exposição - Dia da Europa 9 de maio

“Numa época de guerra, a UE continua a afirmar-se como um projeto de paz, valores e bem-estar dos cidadãos. Mais do que nunca, celebremos o seu dia!”

A 9 de maio de 1950 foi proposta por Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, a criação de uma entidade supranacional avançada para garantir a paz a longo prazo na Europa do pós-guerra. Esta proposta foi designada de Declaração Schuman e mais tarde viria a dar origem à União Europeia (UE).

Em 1951, quando se iniciou a cooperação económica na Europa, apenas Bélgica, Alemanha, França, Luxemburgo, Itália e os Países Baixos abraçavam esse projeto. Portugal entrou na UE no dia 1 de janeiro de 1986. Atualmente é constituída por 27 países. O Reino Unido fez parte da UE até 31 de janeiro de 2020 altura em que saiu, através de um referendo realizado à população britânica.

Há negociações em curso com outros Estados, existem países pré-candidatos e países que manifestaram intenção de futuramente iniciar o processo de candidatura. A Ucrânia oficializou a sua candidatura à UE a 28 de fevereiro de 2022.

Com o sentimento de pertencermos a um espaço comum a que chamamos Europa e de garantirmos a paz, o Clube Europeu realizou uma exposição, sobre os países membros da UE.

Job Shadowing: Erasmus+ 

No passado dia 23 de maio, o Clube Europeu, recebeu 7 professores espanhóis, interessados em conhecer todo o trabalho realizado, bem como, o nosso projeto anual: Juventude - O Futuro da Europa.

No final da palestra, o Clube entregou um desdobrável, relativamente ao trabalho/objetivos desenvolvido pelos nossos membros.

O Clube representado, pelas alunas Mariana Lacerda e Filipa Dias, apresentaram um pequeno vídeo com todas as atividades realizadas ao longo do ano. Explicaram de forma brilhante e eloquente quais os objetivos que nos definem, e da importância da UE, enquanto cidadãos ativos, participativos e de pertencermos a um espaço comum.

Esta geração de pequenos, grandes heróis, são a chave do Futuro Europeu.

Os nossos vizinhos, partiram conscientes e confiantes de uma mensagem bem passada e quiçá, do passa palavra, pelos estudantes espanhóis.

Semana do Ambiente 

Palestra sobre a Floresta e a Biodiversidade - "Floresta é um motor da vida".

No dia 25 de maio, o Clube Europeu em articulação com o Programa Eco-Escolas, receberam na sala Multimédia da nossa escola, o Professor Doutor Domingos Manuel Mendes Lopes, Co-Diretor do 1º Ciclo em Engenharia e Biotecnologia Florestal e Arquitetura Paisagista; Professor Auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Vice-Presidente da Fundação Côa Parque.

Foi uma palestra enriquecedora e motivadora, onde o objetivo principal foi transmitir e sensibilizar aos jovens valores como a sustentabilidade e a educação ambiental.

Caixa de opiniões 

Caixa de opiniões 

Nos últimos três anos, a Europa enfrentou enormes desafios. Num continente tão diversificado como é o nosso, os cidadãos enfrentaram inundações, incêndios florestais, crises económicas, violações dos direitos humanos, ameaças aos seus meios de subsistência e às suas vidas. Sobrevivemos a uma pandemia global que revelou a fragilidade das nossas economias e dos nossos serviços de saúde, bem como a importância de nos protegermos e apoiarmos mutuamente. A nossa união é mais valiosa do que nunca.

Nunca foi tão importante recolher, moldar e expressar as visões daqueles que são e continuarão a ser os protagonistas do futuro da Europa: os jovens.

É neste contexto, que o Clube Europeu, tem realizado conferências, palestras e campanhas, quer em sala de aula, quer fora, onde o objetivo final é revelar aos jovens a sua importância para a construção de uma Europa justa e democrática: Dar voz e palco aos jovens.

Assim, foi proposto, a todos os alunos a realização de um questionário, com uma amostra de 532 alunos, mostrando a sua opinião, sobre a envolvência dos jovens enquanto cidadaõs da União Europeia.

Rapidamente a nossa "Caixa de Opiniões", ficou cheia.

As principais preocupações dos jovens foram (ver gráfico ao lado):

1.º Emprego

2.º Participação democrática

3.º Sustentabilidade

4.º Paz

5.º Igualdade

6.º Participação Cívica

7.º Habitação

8.º Justiça

9.º Solidariedade

10.º Sentimento de pertença

11.º Respeito

Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado desde 1974, no dia 5 de junho, e envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos na concentração de esforços no que diz respeito à problemática da questão ambiental.

Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19-23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares. Hoje em dia, o plástico sobrecarrega os aterros sanitários, é deitado nos oceanos e é queimado, tornando-se numa das mais graves ameaças para o planeta.

Além desse impacto, existe um risco menos conhecido: os microplásticos que já se encontram presentes na cadeia nossa alimentar, na água que bebemos e até mesmo no ar que respiramos. Segundo algumas estimativas, as pessoas consomem mais de 50.000 partículas de plástico por ano. Muitos produtos plásticos contêm aditivos perigosos, o que pode representar uma ameaça à saúde.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, visa mostrar como os países, as empresas e os indivíduos podem e devem usar este material de forma mais sustentável, oferecendo a esperança de que um dia, a poluição plástica seja história.

Junta-te a nós e reduz a tua pegada ecológica.

https://www.youtube.com/watch?v=MjCAgiae4LY

Dia Mundial dos Oceanos 

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado a 8 de junho. Os oceanos são o maior ecossistema do planeta, regulam o clima e proporcionam meios de subsistência para milhares de milhões de pessoas. Mas a sua saúde está em perigo.

Os Oceanos fazem parte dom nosso ADN.

Ajuda a cuidar dos Oceanos. Juntos somos mais fortes!

Exposição " Juventude - o futuro da Europa, na Loja Interativa de Paredes

 INAUGURAÇÃO OFICIAL DA EXPOSIÇÃO “JUVENTUDE - FUTURO DA EUROPA” DO CLUBE EUROPEU DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILELA | LOJA INTERATIVA DE PAREDES

“Dar Voz e Palco aos Jovens” é o mote da exposição “Juventude - Futuro da Europa” do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Vilela, inaugurou oficialmente esta sexta-feira, dia 09 de junho, na Loja Interativa de Paredes Paredes, na presença da Vereadora da Cultura Beatriz Meireles, bem como, a representante da Europe Direct, a Drª Lina Batista. Contou também, com a presença da Drª Fernanda Pereira responsável pela Loja Interativa de Paredes.

A mostra, que estará patente até ao dia 23 de junho, reúne trabalhos, de todos os alunos que integram o projeto, sobre o futuro dos jovens europeus

Na inauguração, também estiveram presentes, o Subdiretor do Agrupamento de Escolas de Vilela, Emídio Batista, a Coordenadora do Clube Europeu, Rosa Oliveira, a professora Marta Silva e os alunos responsáveis pela exposição (Leonor Gouveia, Mariana Lacerda, Filipa Dias e Diogo Teixeira).

No final, o Clube Europeu, ofereceu a todos os convidados um "Porto de Honra".

Clica nos links, e assiste à nossa Exposição.

Novum Canal

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0gZnB3nAA6arEBHkp1wNX61rQjqDAbYy9462DV1ctByVD5siRXatP2iUSGHv8Xndyl&id=100063567441428&sfnsn=mo

Câmara Municipal de Paredes

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0XbwSu5cw4DYEDiw9HpYPLHUsn4AVjihWMuAQ22LbmLc9Pz2HZz5cCTpHwx97vDQFl&id=100064786443367&sfnsn=mo

Os Jovens na União Europeia: à conversa com ...

Os Jovens na União Europeia: à conversa com a Drª Beatriz Vinha, bióloga marinha, que reside atualmente na Itália e com o Prof. Dr. Vasco Sequeira, investigador na área de Cardiologia, que reside atualmente na Alemanha.

Na passada 4ª feira, dia 07 de junho, o Clube Europeu, realizou uma entrevista online, com o objetivo de mostrar as vantagens de ser cidadão da União Europeia. Ao mesmo tempo, comparar os emigrantes de antigamente com os da atualidade.

A partir de 2012, verificou-se em Portugal, a uma grande vaga de emigração em direção à Europa, concretamente a países pertencentes à União Europeia. Por exemplo em 1960 – emigraram 32 318 pessoas, no entanto em 2021, assistiu-se a uma vaga de 65 963, duplicando assim, os anos sessenta.

Foi com este tema e enquadrado na Juventude o Futuro da Europa, que começamos a nossa entrevista.

O resultado final, foi extremamente esclarecedor e enriquecedor, pois os jovens membros deste Clube, chegaram à conclusão, que os países pertencentes à União Europeia, ajudam todo o processo de emigração, quer seja, para trabalhar, quer seja, para estudar, resultando numa panóplia de conhecimentos científicos e culturais.

Feira de alimentos europeus 

Na passada 4ª feira, dia 07 de junho, realizou-se na Escola Básica e Secundária de Vilela, uma feira com produtos/alimentos europeus. O grande objetivo, foi “trazer” a Europa à escola, e mostrar à Comunidade Educativa, através do paladar, olfato, tato e visão, a cultura gastronómica Europeia. O Clube Europeu proporcionou uma “viagem” divertida e diferente, onde não faltou a alegria, a boa disposição e o folclore.

O Clube europeu, esteve muito bem representado, através de alunas empenhadas e competentes, que durante os intervalos, obtiveram uma excelente prestação, divulgando a feira de alimentos europeus de forma brilhante. Parabéns

Europa mediterrânica:

• Bolinhos de bacalhau – Portugal;

• Presunto – Espanha;

• Pizza – Itália;

• Feta ¬– Grécia;

Europa central:

• Croissants – França;

• Waffles e batatas fritas – Bélgica;

• Chocolate – Suíça;

• Salsicha – Alemanha;

• Bolachas holandesas - Holanda

• Scones – Inglaterra;

Europa do Norte:

• Almôndegas – Suécia;

• Bolo dinamarquês – Dinamarca.

"Bon appétit"


Participação do CE na revista currente Calamo 

Participação do Clube Europeu, na revista do Agrupamento "Currente Calamo". O tema desenvolvido, centrou-se na "Juventude - Futuro da Europa": DAR VOZ E PALCO AOS JOVENS. 

Atelier Artístico - Pinturas murais " Juventude - o futuro da Europa"

O Clube Europeu pretendeu, mais uma vez, “Dar voz e palco aos jovens” e efetuou, em parceria com a turma do profissional de TTAR, uma pintura mural no recinto escolar da Escola Básica e Secundária de Vilela com a temática Juventude, o futuro da Europa. Neste âmbito, o Clube Europeu procurou colocar em evidência a importância da juventude na construção de uma Europa mais unida, solidária e inclusiva. 

Campanha de sensibilização sobre os valores em que assentam o projeto europeu. 

O Clube Europeu dinamizou uma campanha de sensibilização direcionada para a juventude, sobre os valores em que assentam o projeto europeu.

Esta campanha tem como objetivo ajudar a construir uma geração esclarecida e informada sobre a importância que a União Europeia tem nas suas vidas. Esta proporciona aos jovens, oportunidades de participação ativa na tomada de decisões. Os jovens são incentivados a expressar as suas opiniões e a contribuir para o desenvolvimento de políticas relacionadas com questões que afetam diretamente as suas vidas, como a educação, emprego, ambiente e inclusão.

Os cartazes pretendem ajudar os jovens a entender o papel da União Europeia na promoção de valores como a igualdade, a solidariedade, o respeito, a paz, e os direitos humanos que são fundamentais para garantir e aprimorar o projeto europeu. Ao fortalecer a consciência e o sentimento de pertença a uma Europa unida na diversidade, estamos a construir uma base sólida para o desenvolvimento das futuras gerações de cidadãos europeus comprometidos com os valores e princípios fundamentais em que assentam a União Europeia.

Canção alusiva aos “jovens e a Europa, que futuro?” 

“DAR VOZ E PALCO AOS JOVENS”

O Clube Europeu escreveu a letra para uma canção alusiva aos “jovens e a Europa, que futuro?”

Esta canção interpretada pelos membros do Clube Europeu pretende “Dar voz e palco aos jovens”, pois são o futuro da Europa e os principais agentes de mudança e construção de um futuro promissor para todos.

Para cantar e dançar

A letra tens de decorar.

Canta connosco…


Eu costumava pensar

Que-a-Europa eu não podia transformar

Mas só agora percebi

Que o seu futuro está, nas minhas mãos

Para a Europa ajudar

O Erasmus podemos experienciar

Fazer voluntariado

E no Clube Europeu, participar

Os valores da Juventude

São ética e respeito

Todos juntos procuramos

Enco-ontrar, estas virtudes

Juventude o futuro da Europa

Mudamos o mundo à nossa volta

Juventude o futuro da Europa

Mudamos o mundo à nossa volta

Há tanto que podemos fazer

Muito para aprende-er

Aprender e trabalhar

E assim o mundo mudar

Juventude o futuro da Europa

Mudamos o mundo à nossa volta

Juventude o futuro da Europa

Mudamos o mundo à nossa volta

Há tanto que podemos fazer

Muito para aprende-er

Aprender e trabalhar

E assim o mundo mudar

Opiniões dos jovens dos projetos Erasmus+ sobre a participação dos jovens no futuro da Europa

No âmbito do tema “Juventude, o futuro da Europa”, o Clube Europeu solicitou aos jovens europeus que participaram em projetos Erasmus + do Agrupamento que registassem num Padlet, as opiniões sobre a importância da participação dos jovens no futuro da Europa.

Os projetos Erasmus+ proporcionam, aos jovens, oportunidades de aprendizagem, interação e cooperação, para que, através destas experiências contribuam para uma Europa mais unida e inclusiva.

A juventude tem consciência que o futuro do projeto europeu depende da participação em questões como os direitos humanos, a justiça social, a inclusão, a sustentabilidade, a igualdade de oportunidades, entre outras. Por isso, é importante envolver os jovens na política europeia, dando a conhecer que uma cidadania ativa contribui para o sucesso de uma política europeia comum com igualdade de oportunidades.


https://padlet.com/martasilva22/juventude-o-futuro-da-europa-5635gn2p3oscpaf0



À conversa com... Eurodeputado João Albuquerque

O ciclo de entrevistas dinamizadas pelo Clube Europeu, no âmbito do tema “Juventude, o futuro da Europa”, chegou ao término, com o encontro online pelo jovem Eurodeputado João Albuquerque.

O “encontro” realizado no dia 6 de julho contou com a presença dos jovens membros, Filipa Dias, Mariana Lacerda, Afonso Meireles, Samuel Magalhães e Diogo Teixeira.

A entrevista decorreu no zoom, durante cerca de 45 minutos, foi bastante esclarecedora e extremamente positiva. O Doutor João Albuquerque é um jovem Eurodeputado que pretende através do seu mandato “devolver o otimismo aos jovens” e focar-se, sobretudo, “nos desafios das gerações mais novas e fazer a diferença”.

Durante a entrevista o Senhor Eurodeputado ouviu os anseios e as preocupações dos mais jovens relativamente às alterações climáticas, referindo que está a ser discutido na Parlamento Europeu a “lei do restauro da natureza”, que pretende melhorar os recursos existentes e restaurar os que anteriormente foram perdidos, nomeadamente, habitats e ecossistemas que tinham sido perdidos por catástrofes naturais, invasão humana ou através da reversão de algumas políticas que impediram que o sistema natural funcionasse.

Questionou os nossos alunos sobre a alteração da idade de voto para os 16 anos, mas para isso, é necessário que se reforce a Educação para a Cidadania, nas escolas com o objetivo de esclarecer os jovens como funciona o sistema político e incentivar à participação política e cívica.

Respondeu também de forma assertiva e eloquente às questões que lhe foram colocadas, tais como: De que forma o Parlamento Europeu está a incentivar a participação política ativa dos jovens na União Europeia, além do voto nas eleições; Que medidas estão a ser tomadas para garantir que as vozes dos jovens sejam ouvidas e consideradas nas políticas e decisões da União Europeia; Que medidas a União Europeia está a tomar para apoiar a Ucrânia e promover uma solução pacífica para o conflito, considerando o impacto humanitário e as violações dos direitos humanos.; Relativamente à crise de refugiados como é que a União Europeia está a resolver o desafio de acolher e integrar os refugiados de forma justa e humanitária, especialmente no que diz respeito ao acolhimento, oportunidades de emprego, acesso à saúde e educação.

O Senhor Eurodeputado terminou a entrevista referindo que os jovens são a faixa etária mais atingida pelo desemprego e deu a conhecer a “Garantia Jovem”, que pretende fomentar o emprego jovem e atribuir benefícios fiscais aos jovens no início das suas carreiras.

Emigração: Passado VS Presente 

O Clube europeu, realizou um vídeo sobre a Emigração: Passado/Presente - visando a situação atual dos jovens na União Europeia: valores como o empreendedorismo e a resiliência jovem e comparando-os com a emigração do Passado.

O vídeo foi apresentado nas redes sociais e esteve em exibição durante todo o mês de julho na Loja Interativa de Paredes.

Emigração no passado

Emigrantes " a salto"

Emigração no presente

Campanha de informação sobre os valores dos jovens europeus

Na semana de 17 a 21 de julho, o Clube Europeu, realizou mais uma campanha de informação sobre os valores dos jovens no contexto europeu.

Para o efeito, os alunos deste Clube distribuíram sacas de pano (realizadas por eles) e informação sobre a paz, valores cívicos e democráticos e o papel da Juventude, como o principal alicerce de uma Europa forte e Unida.

Participação do Clube Europeu nos Boletins dos Clubes Europeus

Vídeo do Objetivo 1

Clica no vídeo, onde o CE, apresenta uma retrospetiva de todas as atividades desenvolvidas, durante o ano letivo 2022/2023, correspondentes ao OBJETIVO 1 - plano anual - entregue à Rede Nacional de Clubes, no âmbito do tema "Juventude - Futuro da Europa".

1º Objetivo – Dinamização de campanhas de informação, educação e sensibilização para transmitir aos jovens valores como a sustentabilidade, o respeito, a igualdade, a justiça, a solidariedade, o voluntariado, o sentimento de pertença e segurança, e de serem ouvidos e respeitados.

O Plano é composto por 3 grandes objetivos, agora podes assistir ao primeiro. No entanto, não percas o próximo objetivo, porque nós também não. 

Vídeo do Objetivo 2

Clica no vídeo, onde o CE, apresenta uma retrospetiva de todas as atividades desenvolvidas, durante o ano letivo 2022/2023, correspondentes ao OBJETIVO 2 – plano anual - entregue à Rede Nacional de Clubes, no âmbito do tema "Juventude - Futuro da Europa".

Objetivo 2 – Promover o conhecimento sobre a União Europeia (UE), apelando à participação democrática, ao exercício da cidadania, para melhor compreender as preocupações e os anseios dos jovens – Os jovens e a UE, Presente e Futuro. Promovendo ao mesmo tempo a literacia cívica e democrática.

O Plano é composto por 3 grandes objetivos, agora podes assistir ao segundo. No entanto, não percas o próximo objetivo, porque nós também não. 

Vídeo do Objetivo 3

Clica no vídeo, onde o CE, apresenta uma retrospetiva de todas as atividades desenvolvidas, durante o ano letivo 2022/2023, correspondentes ao OBJETIVO 3 – plano anual - entregue à Rede Nacional de Clubes, no âmbito do tema "Juventude - Futuro da Europa".

Objetivo 3 – Realização de estudos e investigação sobre a situação dos jovens na União, produção e utilização de estatísticas europeias harmonizadas e de outros dados pertinentes ao nível da União: empreendedorismo e a resiliência jovem, numa Europa que precisa urgentemente de rejuvenescer e fortalecer mais do que nunca os seus valores democráticos e sociais, como pilares que alicerçam a criação da UE. Divulgação desses resultados.

O Plano é composto por 3 grandes objetivos, agora podes assistir ao último