Sabonetes veganos, sustentáveis s e livres de testes em animais (cruelty-free).
avance para as próximas páginas e saiba mais sobre o nosso projeto
O sabonete de erva-mate surgiu durante a procura de sabonete que fosse livre de crueldade animal, sustentáveis, livres de produtos nocivos a pele e com produtos encontrados na região do Sul do Brasil, em especial em Santa Catarina.
TESTE 1
No primeiro teste foi utilizado a glicerina vegetal, água de arroz, erva-mate e óleo de coco. Contudo notou-se que o sabonete ficou com cheiro de glicerina pura, não ficando com cheiro da erva-mate que era desejado.
Também notou-se que ao utilizar a erva-mate (diretamente na mistura dos demais reagentes) a mesma dirigia-se para o fundo do sabonete. Como pode ser observado nas imagens ao lado.
TESTE 2
Para o teste 2 foi realizado previamente, a extração do óleo essencial da erva-mate por meio do método de Soxhelt.
Mesmo com óleo essencial de erva-mate ainda não foi possível retirar o cheiro de glicerina vegetal do sabonete, por esse motivo foi observado que para o próximo teste seria necessário a utilização de um óleo essencial já pronto, por esse motivo foi utilizado o óleo essencial de hortelã-pimenta.
Ainda no teste 2 foi testado a adição do saboeiro (reagente que produz naturalmente espuma, sem prejudicar o meio ambiente) e ainda houve o acréscimo de base hidrante neutra, para deixar o sabonete mais suave ao toque.
TESTE 3 (e último)
No último teste o sabonete foi produzido com base glicerinada vegetal, água de saboeiro, água de arroz, hidratante neutro, erva-mate comercial, óleo de coco, essência de erva-mate e óleo essencial de hortelã-pimenta. Após a finalização do sabonete o mesmo foi embalado em folha de bananeira e fechados como auxílio de um barbante.
O resultado você pode conferir aqui a baixo