Está a acontecer...

1º PRÉMIO A NIVEL NACIONAL 

  VÍDEO DA BIBLIOTECA VENCE CONCURSO NACIONAL 

Viagem pela biblioteca escolar: o meu lugar preferido

Tudo começou com o lançamento, pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), de um concurso de produção de vídeo subordinado ao tema “Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido”.

Os alunos do curso do Curso Profissional Técnico de Multimédia, coordenados pelo professor João Palhares Lima,  e a biblioteca da Escola Secundária de Monserrate agarraram o desafio e em boa hora o fizeram.

Inteiramente filmado na biblioteca, o vídeo apresenta, em 2,5 minutos e com legendas em inglês, as várias valências deste espaço nuclear.

Este prémio reconhece o papel das bibliotecas escolares nas dinâmicas das escolas! Parabéns, Monserrate!

 ESCOLA A LER - "ISTO TAMBÉM É COMIGO!": MAIS UM PRÉMIO A NÍVEL NACIONAL, DESTA VEZ ATRIBUÍDO PELO JORNAL "PÚBLICO" E RBE 

A rede de bibliotecas escolares (RBE) e o jornal "Público" promovem o concurso mensal "Isto também é comigo!" - os concorrentes têm de partir de uma notícia ou foto do referido jornal e elaborarem um texto de opinião sobre o tema.

A Lara Barreira Batista, do 11º ano, foi a vencedora a nível nacional do mês de março, com um texto sobre a igualdade de género.

Mil parabéns, Lara!

https://www.rbe.mec.pt/np4/PnE-itec-23-24-03.html

  ABRIL NA RUA: INICIATIVA DA BE LEVOU A POESIA DA LIBERDADE  ÀS RUAS DE VIANA 


JA poesia saiu dos muros da escola e saltou para ruas e vielas pela voz de duas dezenas de alunos. Tantos sorrisos! Tantas reaçoes inesperadas! 

Uma experiência inesquecível para estes jovens.

  NA BIBLIOTECA, AVÓS PARTILHAM VIVÊNCIAS DA GUERRA COLONIAL COM OS NETOS

"As vivências do meu avô em Angola ajudaram a escrever o manual de história que eu e outros milhares de alunos por esse Portugal fora usam” – as palavras de um neto comovido. 

Três encontros. Cinco avós. O mesmo tema: a guerra colonial e a ditadura.

Respondendo a um feliz desafio lançado pela professora de História A, Luísa Rocha, alguns dos alunos do 12ºF e 12ºH trouxeram até à biblioteca da secundária de Monserrate os seus avós para partilharem as suas vivências no período salazarista.

Estes netos não esquecerão, com certeza, o dia em que os seus avós lhes deram a aula de história mais verdadeira e genuína que alguma vez tiveram! 

 PUZZLES PARA FALAR DE ABRIL NA BIBLIOTECA

Quem entra na biblioteca da escola fica imediatamente preso a um expositor onde vários puzzles alusivos ao 25 de abril surpreendem pelo seu colorido e qualidade de construção. Apresentam ainda diferentes graus de complexidade para se adaptarem aos quatro níveis de ensino.

Trata-se de um trabalho desenvolvido pelos alunos da educação especial, na disciplina de desenvolvimento pessoal e social, com a orientação da professora Dálida Barros e pelos alunos do 12º de design de equipamento, com a prof. Vânia Lima.

  DIA DA EUROPA ASSINALADO NA BIBLIOTECA

Porque democracia e pluralidade não podem ser esquecidas!

  DEFENSOR MOURA EM MONSERRATE: UMA VIDA ECLÉTICA TECIDA DE VIVÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS

“O meu encontro com a falta de liberdade”: eis o mote que, na biblioteca da escola secundária de Monserrate, serviu de ponto de partida para um encontro inolvidável com Defensor Moura, médico aposentado, fundador e presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo e presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo entre 1994 e 2009.

Perante dezenas de alunos, Defensor Moura, convidado pelo grupo disciplinar de História, revisitou alguns dos episódios mais relevantes da sua infância e adolescência durante o regime salazarista.

Um narrador por excelência, apreciador de Kafka, Defensor Moura prendeu alunos e professores com as sua vivências únicas e o seu lado otimista. 

 CONTORNOS DA PALAVRA NA BIBLIOTECA DE MONSERRATE: MOMENTOS FELIZES

No âmbito do evento "Viana a Ler", promovido pela Câmara e Biblioteca Municipais de Viana do Castelo, o programa "Contornos da Palavra" leva até às bibliotecas escolares atividades de vários domínios.

Foi neste  enquadramento que os alunos da secundária de Monserrate tiveram o privilégio de desfrutar de três momentos de enorme qualidade e pertinência: Paulo Freixinho, autor das palavras cruzadas de vários jornais e revistas (do Público, por exemplo),  pôs à prova o vocabulário dos jovens com os desafios que lançou; Marlene Ferraz, escritora vianense,   dinamizou uma oficina de escrita onde a criatividade foi a nota dominante; por último, a peça  "Vozes em Liberdade", pelo grupo de teatro  Krisálida, com o Ricardo e a Jaqueline, num desempenho arrebatador, e a Sofia , ex-aluna de Monserrate, como técnica de som.

Melhor não podia ter sido!

  OS MAIS PEQUENOS TRAZEM TEATRO AOS MAIS CRESCIDOS

Os alunos do  jardim  infantil de Monserrate estiveram na biblioteca  da escola secundária  para apresentarem  a peça 'Os Barrigas e os Magriços ', de Álvaro Cunhal.

Caraterizados a rigor, desempenharam  com todo o empenho os seus papéis,  orientados pela educadora  de infância Graça Cavaleiro, perante os alunos  do curso profissional de animação sociocultural como espetadores. 

E assim se vai celebrando abril em Monserrate.

  ACONTECEU NA NOSSA CASA: EU ENSINO-TE A FAZER CRAVOS E TU ENSINAS-ME A FAZER PÁSSAROS

Foi assim que o 10ºM de Animação Sociocultural e o 12ºN de Design de Equipamento tiveram uma aula especial, sob a orientação dos professores Elisabete Freixo e Manuel Gouveia.

Numa verdadeira aula de articulação de saberes e competências, na biblioteca, os alunos do 10º ano ensinaram os colegas mais velhos a fazerem cravos com papel crepe e arame e, por sua vez, estes explicaram-lhes como fazer pássaros em origami: o tsuru da paz.

Cravos e pássaros: dois símbolos da liberdade, a lembrar que qualquer momento é bom para a festejar.

  

NEM SÓ DE LIVROS VIVE UMA BIBLIOTECA MAS TAMBÉM DE... MATEMÁTICA 

A professora Elisabete Freixo - uma das embaixadoras deste projeto - dinamizou, na biblioteca,  mais um workshop sobre a aplicação MILAGE - uma plataforma digital educativa que facilita uma prática pedagógica inovadora, com recurso às tecnologias móveis - para alunos do 10º ano. 

Nesta sessão, os jovens ficaram a conhecer as potencialidades da aplicação - que combina o analógico com o digital - e tiveram oportunidade de realizar alguns exercícios, com a ajuda de três colegas do 11ºQ (a Sofia Silva, o Afonso Rego e a Natália Santos).

Matemática ao ritmo de cada um!

  

A BIBLIOTECA E O 25 DE ABRIL

Um ex- combatente da guerra colonial e um "retornado" na nossa biblioteca  em discurso direto

A dureza da guerra colonial: o medo paralisante; a excruciante dor de assistir à morte de companheiros e amigos.

Retornados: o apressado adeus a uma vida inteira; o regresso de mãos vazias; o ser-se estrangeiro no próprio país.

Estes foram alguns dos assuntos que José Luís Carvalhido da Ponte (antigo diretor da escola de Monserrate), na qualidade de antigo combatente na Guiné, e João Chavarria, como retornado de Angola, abordaram, na biblioteca da escola, perante várias turmas.

E que lições deixaram àqueles que tiveram o enorme privilégio de os escutar!

  REQUISITAR UM LIVRO A PARTIR DE CASA? 

PASSE NA BIBLIOTECA OU MANDE-NOS UM E-MAIL PARA SABER O SEU Nº DE LEITOR. 

APRENDER COM A BIBLIOTECA: A LITERACIA DA INFORMAÇÃO

De alunos para alunos: biblioteca promove e articula sessões de sensibilização

Fazer uma bibliografia, inserir um índice automático, respeitar as normas das citações e os direitos de autor – estes foram alguns dos assuntos que quatro alunos do 12º A - Guilherme Pinto, o Luís Lima,  o Patrício Brandão e o Simão Carvalho – desenvolveram, em duas sessões,  para colegas do 11º e 12º anos.

Parabéns aos quatro jovens! Pela pertinência e atualidade dos temas, pelo rigor científico, pela capacidade de expressão e pela simpatia com que interagiram com os colegas.

 BIBLIOTECA ACOLHE CLUBE DO LIVRO 

Às segundas-feiras, pelas 14:15h,  há “Clube do livro” na biblioteca de Monserrate, numa iniciativa da Associação de Estudantes em colaboração com a biblioteca. 

O primeiro encontro foi no dia 22 de janeiro: nuns confortáveis sofás, em ambiente informal e acolhedor, falou-se dos livros preferidos, contaram-se episódios impactantes,  referiram-se filmes… Houve risos e boa disposição.

Momentos bem passados!

"ESCOLA A LER": BIBLIOTECAS LANÇAM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

       "1 em 2" - um livro em dois minutos

Mais um projeto das bibliotecas escolares do Agrupamento em parceria com o curso Profissional Técnico de Multimédia, sob orientação do professor João Lima.

Curtos vídeos, a publicar periodicamente, com as sugestões de leitura de alunos e docentes do nosso Agrupamento.  O logotipo foi desenvolvido pelo professior António Rodrigues, o nosso prof. Tó.

Para começar, a sugestão da diretora do Agrupamento, Dores Silva.

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

A professora Fátima Bastos (recentemente aposentada), trouxe-nos um livro de Luís Sepúlveda - "O velho que lia romances de amor"

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

Mais outra professora recém-aposentada - Fernanda Neves, ou Nani, como é conhecida, com "A máquina de fazer espanhóis", do nosso "vizinho" Valter Hugo Mãe.

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

A Matilde Gonçalves e "A Metamorfose", de Kafka. Quanta qualidade!

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

O prof. Ricardo Afonso e "Os Bichos", de Torga. 

"Porque ler faz bem à alma!" :)

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

O professor Nuno Castilho e um livro em formato digital: "O primeiro homem de Roma", de Colleen McCullogh

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

A proessora Fátima Oliveira com o seu "Apenas miúdos"

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

Um "1 em 2" um pouco mais longo mas o conteúdo justifica a exceção: o prof. António Joaquim Silva, com o sempre eterno "As aventuras de Tom Sawyer", de Mark Twain

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

O professor Luís Magalhães com "O capitão Alatriste", de Arturo Pérez Reverte 

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

A Margarida Queiroz com o seu "Leite e Mel", da jovem Rupi Kaur

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

O João Moura e Sá sugere "1984": uma inquitante atualidade. 

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

O Ru Maciel conduz-nos à sabedoria da Roma antiga

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

O Tomás Marques taz-nos Saramago "aos bocadinhos" :) 

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

A pequenina Pilar Passos e o seu livro

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

A alarmante atualidade do livro do João Ventura

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

O Pablo leva-nos até ao Robin Hood :)

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

O Rodrigo Matos revisita "Os Maias", de Eça de Queirós

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

A pequenina Marta Ferreira com a sua "Fada Oriana"

"ESCOLA A LER": UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DE LIVROS

         "1 em 2" - um livro em dois minutos

A Matilde Labandeiro e a sua sugestão

A BIBLIOTECA E A SEGURANÇA NA INTERNET

De alunos para alunos: biblioteca promove e articula sessões de sensibilização

Na era do digital, saber navegar na internet em segurança é uma prioridade. 

Nesse sentido, sob a orientação da professora bibliotecária, dois grupos de alunos do 12º ano estão a dinamizar sessões para os colegas mais novos, sensibilizando-os para as formas seguras de estarem na internet.

Estas sessões só são possíveis graças à articulação entre a biblioteca e as professoras Helena Rodrigues, de aplicações informáticas, e Lucinda Cachada, de português. 

DIA DO BRAILLE ASSINALADO NA BIBLIOTECA

Que tarde, a de 9 de janeiro!

Para se assinalar este dia (4 de janeiro), foi organizada, na biblioteca,  uma sessão de jogos matemáticos, construídos pelos alunos de design de equipamento e destinados a pessoas cegas ou de baixa visão. com o intuito de reforçar a importância da INCLUSÃO e da IGUALDADE.

A nossa ex-aluna, Marta Paço - bicampeã de surf adaptado - ,  pôde também jogar e foi dando sugestões para a melhoria e aperfeiçoamento das peças.

A terminar, a Marta Paço falou aos colegas da sua nova experiência como aluna universitária no curso de Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa. 

Uma palavra de agradecimento à Iris inclusiva que colaborou na impressão das regras do jogo, em Braille, produzidas  pela docente Carla Caetano e a própria Marta.

MONSERRATE VOLTA A COLABORAR COM O PROJETO 'MAKE A WISH' - AS ESTRELAS QUE REALIZAM SONHOS DE CRIANÇAS DOENTES

À semelhança de anos anteriores,  as professoras Sílvia Presa e Helena Rodrigues  e a biblioteca escolar da escola secundária de Monserrate estão já a trabalhar para  pôr em prática mais um  'Make a wish':   uma estrela por um euro.  O valor conseguido servirá para realizar sonhos de crianças e jovens com doenças terminais.

Vamos  todos colaborar e  dar mais brilho a este  Natal!

CANCRO DA MAMA: O PROGRAMA "HER" FAZ A DIFERENÇA!

A biblioteca divulga o programa HER, do IPVC: 

Fazer exercício físico durante ou após o tratamento do cancro da mama? Médicos e enfermeiros na área de oncologia mamária aconselham!

Este programa dá resposta a essa necessidade: Margarida Marinho é especialista em exercício físico em oncologia e a diretora técnica do projeto HER do IPVC.

Para mais informações: 914 239 809/ 925 221 868    margaridamarinho12@gmail.com

https://www.facebook.com/HERexercicioesaude

CANCRO DA MAMA: BIBLIOTECA ORGANIZA SESSÃO DE ESCLARECIMENTO PARA PAIS/ EE, PROFESSORES E ASSISTENTES

Uma sessão fantástica, onde simpatia, profissionalismo e experiência se juntaram para informar, esclarecer dúvidas, desfazer mitos.

Depois das boas-vindas dadas pela diretora do Agrupamento, professora DORES SILVA, a dra SANDRA FERREIRA  – médica de cirurgia geral e também a coordenadora deste Grupo de Patologia Mamária  – , a enfermeira oncologista PAULA AMORIM – responsável pela Área Clínica de Oncologia da ULSAM e presidente da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa) – e ainda MARGARIDA MARINHO, especialista em exercício físico em oncologia e diretora técnica do projeto HER do IPVC , falaram para uma assistência constituída por EE/ pais, professores e assistentes operacionais.

No final, ficou nos presentes uma gratificante sensação de tranquilidade por se saber da existência de uma equipa a funcionar de forma coordenada e com profissionais competentes.

BIBLIOTECA DINAMIZA PROGRAMA 'CUIDA-TE+':  EDUCAR PARA A SAÚDE

O Programa 'Cuida-te +', da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude, insere-se na «Educação para a Saúde» e promove diversas iniciativas nas escolas.

A nossa biblioteca candidatou-se a esse programa e uma equipa do IPDJ de Viana do Castelo - o dr. Rodrigo Matos e a dra Madalena Nevado (coordenação regional da  Direção Regional do Norte do IPDJ) - deslocou-se à nossa escola para uma sessão de intervenção, onde foram debatidos aspetos relacionados com comportamentos de vida saudável.

ACONTECEU ARTE NA NOSSA BIBLIOTECA

A poesia e a música deram as mãos para um adeus ao aluno de Erasmus, vindo de Espanha. Foi assim que a biblioteca se encheu com várias turmas para ouvirem  declamação de poemas sobre a amizade, e alguns trechos musicais interpretados pelos clarinetes do professor Paulo Ramos e do próprio Héctor, o aluno de Erasmus.

Momentos mágicos onde a arte foi a protagonista! Mais fotos aqui


PARLAMENTO DOS JOVENS: BE COLABORA NA DIVULGAÇÃO DA INICIATIVA

Associando-se à equipa de docentes que está responsável pela dinamização do Parlamento dos jovens em Monserrate, a nossa biblioteca tem divulgado a iniciativa e dá o seu sontributo na parte logística da recolha de informações. 


ALUNO ESPANHOL DE ERASMUS ESTUDA NA NOSSA BIBLIOTECA

Héctor Jiménez Narbona. Assim se chama o jovem aluno espanhol que se encontra na secundária de Monserrate durante o mês de outubro, para aprender a língua e contactar com a cultura portuguesa.

O Héctor faz parte do programa ERASMUS de Espanha, que elegeu Monserrate como escola de acolhimento. Passa as suas manhãs na biblioteca, cem aulas online, e, de tarde, assiste de forma presencial, como reforço, à disciplina de Física e Química.

E assim se vão abrindo novos rumos!

CANCRO DA MAMA: obrigada,  Liga Portuguesa contra o Cancro!

Três sessões sobre a prevenção e diagnóstico precoce! 200 alunos abrangidos! E a biblioteca ajudou na realização desta iniciativa. Porque a vida é para ser celebrada! Para mais fotos: aqui                  


OUTUBRO ROSA: a biblioteca também se enlaçou neste laço!

A nossa biblioteca está a participar ativamente nesta campanha, com a troca de laços e a divulgação da campanha! Porque a vida é para ser celebrada!

MENTORIA: o projeto da nossa biblioteca

Inscreve-te como mentorando (se precisas de ajuda) ou como mentor (se queres ajudar)!                                                                           

Um ano letivo cheio de sucessos e de leituras prazerosas!

2023/ 2024 já chegou e, com ele, muitos projetos das bibliotecas escolares. 

Mas, para já, relembremos, em 3 minutos, o que foi feito no ano letivo anterior: clica na imagem.

Para ver as notícias relativas a 2022/ 2023: aqui