O ARTSPOT da ESM foi oficialmente inaugurado em 08 de novembro de 2022, pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Monserrate, professora Maria das Dores Ramos Passos da Silva .

O Projeto ARTSPOT é um espaço, físico e virtual, aberto a toda a comunidade, em particular a todos os professores, funcionários e alunos das escolas do Agrupamento de Monserrate, dedicado à divulgação das diversas vertentes das Artes numa perspetiva de recurso pedagógico para as diversas disciplinas e níveis de formação. Pretende-se, ainda, mostrar percursos e carreiras, diretas ou indiretamente associadas a esta área.

Estes objetivos enquadram atividades organizadas em três dimensões: ARTSPOT- Exposições, ARTSPOT- Divulgação e ARTSPOT- Oficinas.

Os eventos associados à ARTSPOT- Exposições decorrem uma vez por período escolar no espaço convertido para o efeito, e, após ato inaugural, os trabalhos ficam expostos durante dois meses (aproximadamente).

O espaço, com cerca de trinta metros de comprimento, é dividido em três partes; cada parte é da responsabilidade de um dos três convidados que a adapta à tipologia dos objetos que expõe (pintura, escultura, arquitetura, design, moda, multimédia, infografia,....).


As iniciativas ARTSPOT- Divulgação estão diretamente ligadas aos eventos anteriores e pretendem envolver a comunidade escolar na coabitação, fruição e interpretação das várias manifestações e objetos artísticos. São agendadas visitas das diversas turmas, feito trabalho pedagógico com os diversos níveis de ensino e divulgação das várias atividades nos meios de comunicação internos e externos, nomeadamente através das redes sociais (ex: #ARTSPOT_ESM).


As atividades que integram a ARTSPOT- Oficinas são destinadas a pequenos grupos e pretendem, em horário extracurricular, iniciar e/ou desenvolver produção artística nas áreas oficinais ligadas às Artes (ex: cerâmica, serigrafia, pintura,...). Estão condicionadas aos recursos e disponibilidade dos inscritos.


A iniciativa, apoiada pela Direção do Agrupamento de Escolas de Monserrate, resulta do trabalho colaborativo entre professores e alunos do Curso de Artes Visuais e dos cursos profissionais de Técnico de Design de Equipamento, de Técnico de Multimédia e de Técnico de Turismo Ambiental e Rural.