CAA
Centro de Apoio à Aprendizagem
O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) é uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola, de acordo com o artigo 13º do Dec. Lei 54/2018 de 6 de julho. Visa a promoção, quer de espaços especializados de avaliação, acompanhamento, desenvolvimento e crescimento, quer das competências essenciais convergentes ao perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Desenvolve a sua ação em diferentes espaços do agrupamento, numa mesma escola e/ou em escolas diferentes, onde a sua ação se manifeste necessária. Surge como instrumento da inclusão, como forma de responder à heterogeneidade dos alunos e à diversidade das suas necessidades e visa, na sua ação, toda a comunidade educativa.
CAA, O que é
O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) constitui uma estrutura de apoio da escola agregadora dos recursos humanos e materiais dos saberes e competências
O centro de apoio à aprendizagem, em colaboração com os demais serviços e estruturas da escola, tem como objetivos gerais:
a) Apoiar a inclusão das crianças e jovens no grupo/ turma e nas rotinas e atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo;
b) Promover e apoiar o acesso à formação, ao ensino superior e à integração na vida pós-escolar;
c) Promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma
Caracterização
O Centro de Apoio à Aprendizagem é uma estrutura dinâmica, plural e agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências do agrupamento. É um recurso organizacional que se insere no contínuo de respostas educativas, disponibilizadas pelo agrupamento.
Objetivos Gerais
a) Apoiar a inclusão dos jovens na turma e nas rotinas e atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo;
b) Promover e apoiar o acesso à formação, ao ensino superior e à integração na vida pósescolar;
c) Promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma.
Respostas Educativas
Eixos de Intervenção
As respostas educativas do CAA enquadram-se nos 2 eixos de intervenção e visam dar cumprimento aos objetivos específicos definidos no nº6 do artº 13º, do DL 54/2018:
a) Eixo 1- Suporte aos docentes titulares de grupo/turma
- Apoiar os docentes do grupo/turma a que os alunos pertencem.
- Apoiar a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo.
- Desenvolver metodologias de intervenção multidisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, autonomia e de adaptação ao contexto escolar.
b) Eixo 2 – Complementaridade, com caráter subsidiário, ao trabalho desenvolvido em sala de aula ou noutros contextos educativos.
- Promover a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem.
- Promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem.
- Apoiar a organização dos processos de transição, entre ciclos e para a vida pós-escolar.
Outras Áreas de Intervenção
- O CAA desenvolve atividades dirigidas às famílias e a outros elementos da Comunidade Educativa com os objetivos de dotar a comunidade educativa de conhecimentos atualizados ao nível do diagnóstico e Plano de Desenvolvimento Curricular e Pedagógico a aplicar em 2022-2023 21+ metodologias de intervenção relativamente a problemáticas específicas e de promover boas práticas parentais.
- O CAA desenvolve atividades de apoio ao lazer, após o final do ano letivo dirigidas aos alunos com ACS.
Especificação das Respostas educativas do CAA
Para consulta: CAA_Divulgação (genial.ly)
Sala de Estudo, Coadjuvância em sala de aula e Apoio Pedagógico Acrescido
São respostas educativas organizadas, para todos os alunos do Agrupamento, que tenham necessidades educativas temporárias e que careçam de esclarecimentos relativos a conteúdos curriculares específicos, bem como orientar os alunos no estudo.
A sala de Estudo constitui-se como uma intervenção com foco académico e visando a preparação dos alunos para a avaliação externa. É de acesso livre e direto e funcionará na Biblioteca da Escola secundária.
A coadjuvância em sala de aula, deve assentar numa lógica de trabalho colaborativo entre os docentes envolvidos (nº5, artigo 11º, Desp. Nor. nº10-B/2018).
Estas medidas visam a promoção do sucesso educativo e são oferecidas com recurso às horas da componente não letiva de estabelecimento e da redução prevista no artigo 79º do ECD