541 Pio XII

- Desde 1980 -

Quem somos

Somos o Agrupamento 541 Pio XII do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português.

Nascemos em 1980, na zona de Entrecampos em Lisboa e desde então a nossa missão tem sido apoiar o desenvolvimento integral e integrado de crianças e jovens, através do método escutista e da educação não-formal. Sonhamos criar a cada dia um mundo um pouco melhor do que o encontrámos, ajudando na construção do Reino, seguindo o exemplo de Jesus, nosso companheiro de viagem e de Baden-Powell, fundador do escutismo.

Estamos organizados em 4 secções, ou seja, grupos etários, a partir dos quais criamos projetos educativos anuais que nos ajudam a desenvolver o nosso carácter, o nosso espírito, o nosso intelecto e as nossas competências sociais e físicas.

A nossa história está cheia de episódios onde o encontro com a natureza é o principal ingrediente, apoiado pela vida em pequenos grupos de 4 a 8 escuteir@s, pela nossa grande capacidade de aprender fazendo, pelo recurso constante a imaginários que nos transportam para novos mundos e pelo desejo de constantemente ousarmos novos desafios.

Onde estamos

Estamos situados no Colégio Universitário Pio XII, uma residência universitária dos Missionários Claretianos em Lisboa, que se encontra entre Entrecampos e a Cidade Universitária, na Freguesia de Alvalade.

Pode vir até à nossa sede pela ciclovia do Jardim do Campo Grande, de Metro (Linha Amarela), de autocarro da Carris (701, 732, 754) e ainda de comboio, vindo até à Estação de Entrecampos.

Tudo boas razões para não utilizar o carro da família!

Vamos ver no mapa

O que é o escutismo?

"O Escutismo é um movimento cuja finalidade é educar a próxima geração como cidadãos úteis e de vistas largas. A nossa intenção é formar Homens e Mulheres que saibam decidir por si próprios, possuidores de três dons que são fundamentais: Saúde, Felicidade e Espírito de Serviço"

Baden-Powell(Fundador do Escutismo)