Estudos sobre Juventudes

Relatório Final pesquisa 2008-2010.pdf

"A Escola Sesc de Ensino Médio ao comemorar uma década de atividades realizou uma pesquisa junto aos egressos da primeira turma (coorte 2008-2010) visando compreender suas trajetórias acadêmicas e profissionais em uma fase particularmente singular e contextualizada no domínio das Ciências Sociais como a transição para a vida adulta."

"Um dos grandes desafios que enfrentamos no trabalho pedagógico, na Escola SESC, refere-se às questões das diferenças culturais existentes na comunidade, devido ao risco de que se transformem em desrespeito e/ou intolerâncias entre os alunos.

Se considerarmos que as diferenças são favoráveis e que podem servir de material para múltiplas aprendizagens, precisamos aprender a lidar didaticamente com elas, extraindo do cotidiano o conteúdo a ser trabalhado."

As origens das tradições religiosas representadas na Escola SESC de Ensino Médio.pdf
Intercambio_Volume4_Mateus.pdf

"O ambiente diversificado e laico da Escola Sesc de Ensino Médio mostra a necessidade cada vez mais premente de serem oferecidos espaços onde a convivência entre diferentes se dê de forma respeitosa. A diferença é um fato. A igualdade é um direito. Por isso a desigualdade é uma vio-lação da dignidade fundamental que todos os seres humanos temos pelo fato de sermos todos humanos e do nosso sangue ter a mesma cor. Não podemos ceder à tentação de passarmos da diferença à de-sigualdade. É tão básico sermos diferentes, como sermos iguais."

Juventudes e segurança alimentar - recentíssima pesquisa revela que "em 2018.1, 73,91 % dos jovens encontram-se eutróficos (peso adequado). O grupo classificado com obesidade grave, obesidade e sobrepeso representa 22,98 %, em seu total. Como trata-se do 1º ano deles na escola, o acompanhamento deve ser sistemático no processo de educação alimentar e nutricional."

Juventudes e segurança alimentar.pdf