Ação com Jovens

Cartilha_Apartamentos.pdf

O Plano de Convivência dos dormitórios (PCD) é o documento que registra os compromissos coletivamente assumidos pelos jovens, acompanhados dos responsáveis de dormitórios, como estratégia de implementação cotidiana da missão da escola SESC de Ensino Médio: “educar jovens brasileiros para autonomia, criatividade e compromisso social”.

O curta-metragem foi previsto com o objetivo de unir as disciplinas de inglês e teatro, assim como foi feito, em cenas curtas, no ano anterior. Neste ano, entretanto, o grupo propôs um trabalho mais complexo e o resultado foi uma surpresa para todos - ainda que, depois de ter assistido ao vídeo pelo menos umas trinta vezes, seja fácil para equipe encontrar inúmeras falhas e errinhos, em atuação, falas ou na edição.

O projeto foi desenvolvido em etapas de: 1. Definição do grupo de trabalho; 2. Leitura do livro e estudo do filme; 3. Escrita do roteiro; 4. Agenda de gravações e planificação das ideias; 5. Gravações; 6. Edição; 7. Publicação; 8. Montagem de legendas. A maior parte do processo foi simultâneo, ou seja, enquanto fazíamos as gravações tínhamos mais ideias, durante a edição gravamos algumas cenas para completar e assim foi feito o trabalho. Particularmente, apesar de ser completamente apaixonada por teatro e bastante desinibida, tenho muitas travas com línguas estrangeiras, o que faz com que eu tenha vergonha de conversar e falar em inglês. Entretanto, o processo de estudo do roteiro, treino das falas com o professor Martin, ensaio com a professora Patrícia, e gravação junto aos meus colegas, me deixou bastante confortável a tentar praticar, errar, e tentar outra vez. Todas essas questões acrescentaram muito à pessoa que me tornei. Sejamos sempre artistas, mesmo que esse estado nos custe lágrimas, tempo de sono e esforços.

Livro Observatório de Juventudes_Web.pdf

Juventude e pesquisa - você já imaginou uma escola que desenvolve pesquisas a partir de problemas inteiramente sugeridos pelos jovens? Sim. É possível. Confira a primeira publicação que reúne trabalhos do Programa de Iniciação Científica - PIC, de 2016 e 2017.

Utópolis é um projeto simulado e transdisciplinar de formação política feito com os jovens. Focado no município, com os poderes executivo e legislativo, discute-se o papel do prefeito, vereadores e as ferramentas de participação.

Aqui, o primeiro debate entre os candidatos ao executivo.


Juventudes e responsabilidade social - Há muitas formas de colaborar com a construção de um Brasil justo e solidário. Uma delas é através da profissão como serviço prestado à sociedade brasileira.

Depoimento de uma ex-aluna, hoje professora.

Juventudes e responsabilidade social - uma das dimensões mais importantes da sociedade contemporânea é o desafio da sustentabilidade social e ambiental. Mais lindo ainda, é quando uma jovem faz a opção de dedicar sua vida acadêmica a essa causa como contribuição para um novo modelo de país.