Literacia da Informação
No dia 28 de novembro decorreram duas sessões de esclarecimento sobre Cidadania Digital, destinadas aos alunos do 8º ano da Esfrov. Com esta iniciativa, a equipa da biblioteca escolar pretendeu contribuir para a formação cívica dos alunos na utilização crítica, ética e responsável do ambiente digital que integram. Foram apresentados desafios e oportunidades, perante os quais todos devemos estar conscientes e adotar um conduta de rigor, enquanto utilizadores e produtores de conteúdo. A equipa da biblioteca agradece ao CCTIC/Viseu e ao formador António Lucas por esta preciosa colaboração.
No âmbito do projeto SOBE, entre os dias 24 e 29 de abril, foram realizadas quatro sessões de Educação para a Saúde, junto dos alunos do 1.ºF, 1.ºA, 1.ºB e 1.ºC, dinamizadas pelas enfermeiras da UCC Mirante do Seixo, com o objetivo de promover a saúde oral e o bem-estar.
Cada uma das sessões foi iniciada com a dinamização da história “O Dente do Vicente” pela Biblioteca Escolar, seguindo-se a sensibilização da importância da escovagem dos dentes, a exemplificação e treino da técnica de escovagem com a entrega dos Kits de higiene oral.
Ver mais em: https://animoto.com/play/0GFan813uwZs49QnNWU0jg
2025, ano dedicado à Cidadania Digital
No dia 25 de fevereiro realizou-se uma sessão de esclarecimento sobre Cidadania Digital, destinada aos alunos do 2.º ciclo da Escola Básica de Ferreira de Aves e, durante a tarde, teve lugar as segunda e terceiras sessões de esclarecimento dirigida aos alunos do 5.º ano da EBFL. Estas sessões foram orientadas por António Lucas, do CCTIC/Viseu, durante as quais foram apresentados os desafios e oportunidades da cidadania digital, com o objetivo de contribuir para a formação dos alunos enquanto cidadãos na utilização crítica, ética e responsável do ambiente digital.
Registou-se muito interesse e uma boa participação por parte dos alunos.
No dia 10 de janeiro realizaram-se sessões de esclarecimento sobre Cidadania Digital, destinadas aos alunos do 3.º ciclo da Escola Básica de Ferreira de Aves e aos do 8.º ano da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo.
Estes momentos formativos foram dinamizados por António Lucas, formador do CCTIC e visaram sensibilizar os alunos para práticas seguras na Internet e promover a consciência sobre a importância da segurança online.
De uma forma geral, os alunos estiveram atentos e revelaram interesse pelo assunto tratado.
Refira-se que no 11 de fevereiro se assinalou o Dia da Internet Mais Segura 2025 (SID), que tem como tema central a Educação para a Cidadania Digital.
Tutoriais