Exposição: Mon portrait
No âmbito da disciplina de Francês, em articulação com a Biblioteca Escolar de Ferreira Lapa, estará patente, nos meses de fevereiro e março, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 7.ºD.
Na sequência do estudo da unidade temática “Mes copains et moi””, os discentes foram convidados a fazer o seu autorretrato (ilustração – alguns alunos fizeram a ilustração de colegas da turma) , a descrever-se física e psicologicamente, a referir o seu estilo e o vestuário que habitualmente usam.
Esta atividade teve por objetivo avaliar os domínios da interação escrita e da produção oral em língua francesa.
Exposição: Amor é um fogo que arde sem se ver
No âmbito da comemoração do V centenário do nascimento de Luís de Camões, os alunos do 8.ºF, da Escola Básica de Ferreira de Aves, no seguimento do estudo e exploração do soneto “Amor é um fogo que arde sem se ver” nas aulas de Português, ilustraram, nas aulas de Educação Visual, os sentimentos e as emoções que o poema lhes suscitou. Este trabalho resultou numa bela exposição que esteve patente no átrio deste estabelecimento de ensino de 6 a 14 de fevereiro.
Que bela forma de se assinalar também o Dia de São Valentim! Parabéns aos professores e aos jovens artistas!
Exposição “Je me présente": Escola Básica de Ferreira de Aves
No âmbito da disciplina de Francês, em articulação com a Biblioteca Escolar de Ferreira de Aves, esteve patente, entre janeiro e março, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 7.ºE.
Na sequência do estudo da unidade temática “Je me présente”, os discentes foram convidados a fazer a apresentação de uma celebridade francesa que culminou na referida exposição.
Exposição “Je me présente" - Escola Básica de Ferreira Lapa
No âmbito da disciplina de Francês, em articulação com a Biblioteca Escolar de Ferreira Lapa, esteve patente, entre 6 e 20 de janeiro, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 7.ºD.
Na sequência do estudo da unidade temática “Je me présente”, os discentes foram convidados a fazer a apresentação de uma celebridade francesa com recurso ao CANVA (elaboração do cartaz) e ao QRCODE Monkey (para informações adicionais sobre a personalidade).
Esta atividade teve por objetivo desenvolver competências digitais e , simultaneamente, avaliar o domínio da produção oral em língua francesa.
Exposição “Holocausto" - Trabalhos dos discentes
No âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Educação Visual, subordinado ao estudo dos Direitos Humanos, os discentes do 8.º e 9.º anos da Escola Básica de Ferreira de Aves elaboraram trabalhos sobre o Holocausto. Estes cartazes estiveram expostos, na semana de 27 a 31 de janeiro, na Biblioteca Escolar.
Filme “O Diário de Anne Frank" - 8.º ano
Escola Básica de Ferreira de Aves
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se anualmente a 27 de janeiro. Este é um dia que pretende avivar a lembrança, em nome dos milhões de vítimas, provocada pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial. A data tem um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética.
Anne Frank, uma adolescente judia, foi uma das vítimas deste tenebroso episódio histórico. Durante dois anos, escondeu-se dos nazis num Anexo Secreto, onde escreveu um diário, relatando não só o que se lá passava, mas também o que sentia e pensava. Foi descoberta a 4 de agosto de 1944, dois anos depois de se ter escondido, morrendo em fevereiro de 1945, no Campo de Concentração de Bergen- Belsen, poucos meses depois da sua detenção.
A Biblioteca Escolar, em articulação com a docente de Português do 8.ºano da Escola Básica de Ferreira de Aves, partindo de conteúdos programáticos da disciplina, promoveu, no dia 27 de janeiro, a visualização do filme “O Diário de Anne Frank”, seguido de um breve momento de reflexão. No dia 30 de janeiro e de forma a aferir a compreensão do filme, os discentes irão resolver um quiz online, elaborado pela professora bibliotecária e pela docente de Português. Seguidamente, em contexto de sala de aula, os alunos irão resolver a ficha de leitura de um excerto de “O Diário de Anne Frank” presente no manual.
Saber mais em:
Anne Frank House: https://www.annefrank.org/.../who.../quem-foi-anne-frank/
Visita Virtual ao Anexo Secreto: https://www.annefrank.org/en/anne-frank/secret-annex/
Os habitantes do Anexo Secreto: https://www.annefrank.org/en/anne-frank/main-characters/
Visita virtual Casa de Anne Frank: https://eyespy360.vr-360-tour.com/e/jRQBkeIsydQ/e...
Exposição “A Verdade do Holocausto"
Durante o mês de janeiro de 2025, a docente de História da Escola Básica de Ferreira de Aves, em articulação com a Biblioteca Escolar, promoveu a exposição “A Verdade do Holocausto”, no átrio da EB de Ferreira de Aves, destinada aos discentes do 3.º ciclo, com vista a assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se anualmente a 27 de janeiro, sendo esta a data em que se pretende avivar a lembrança, em nome dos milhões de vítimas, provocada pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial. A data tem um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética.
Para que os alunos percebessem e ponderassem melhor a dimensão e a atrocidade deste episódio negro da História, foi elaborado pela docente de História um guia de exploração da exposição (https://www.calameo.com/read/006081231ef9b3c5def16 ).
Esta exposição foi visitada por 45 alunos (15 alunos do 7.º ano, 17 alunos do 8.º ano e 13 alunos do 9.º ano) do 3.º ciclo da Escola Básica de Ferreira de Aves.
Recomendações para o ensino do Holocausto
Recomendações para o ensino do Holocausto
https://drive.google.com/file/d/1f59fJ9anN8pvogISx3jm-h6KtXut4XyI/view?usp=sharingonhecer
Exposição “Les personnalités Françaises”
No âmbito da disciplina de Francês, em articulação com a Biblioteca Escolar de Ferreira Lapa, esteve patente, entre 6 e 20 de janeiro, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 7.ºD.
Na sequência do estudo da unidade temática “Je me présente”, os discentes foram convidados a fazer a apresentação de uma celebridade francesa com recurso ao CANVA (elaboração do cartaz) e ao QRCODE Monkey (para informações adicionais sobre a personalidade).
Esta atividade teve por objetivo desenvolver competências digitais e , simultaneamente, avaliar o domínio da produção oral em língua francesa.
Ver em: https://www.calameo.com/read/006081231fc7b17f276dd