No mês das bibliotecas escolares, os alunos da disciplina de Literatura, realizaram uma pesquisa na biblioteca sobre as primeiras bibliotecas, os materiais de escrita usados ao longo da história e os primeiros livros na época medieval.
Sob a orientação da docente de português e da PB produziram cartazes destinados à exposição utilizando a ferramenta Canva.
Para comemorar o Dia Mundial da Filosofia 2025, em articulação com o Grupo 410, foi distribuído um texto filosófico “Para que serve a Filosofia” em diversos locais da Esfrov aos docentes e aos assistentes operacionais. Foi também feita uma seleção de livros da Classe 1 para entregar nas turmas, nas quais durante 15 minutos os alunos individualmente se dedicaram à leitura de textos filosóficos.
No dia 17 de outubro, os alunos do 10.º ano tiveram oportunidade de exercitar a sua criatividade numa oficina de escrita orientada por Rui Fonte. Numa sessão marcada pelo bom humor, os alunos foram motivados a desenvolver as suas capacidades para a escrita, produzindo, em grupo, um pequeno texto que depois partilharam lido em voz alta.
No âmbito desta iniciativa, na EB1 e na EBFA, foram colocados em destaque os seguintes autores: David Mckee (setembro e outubro), Sophia de Mello Breyner Andresen (novembro), Luísa Ducla Soares (dezembro), António Torrado (janeiro), Clara Cunha (fevereiro), Milu Loureiro (março), autores de Abril: entre outros, José Fanha, José Jorge Letria, João Pedro Mésseder, Manuel António Pina (abril e maio), Luís Vaz de Camões (junho). No geral, todos os autores em destaque estiveram associados a um encontro com autor (Milu Loureiro), a uma efeméride (25 de Abril e V Centenário da morte de Luís Vaz de Camões) ou com a Hora do Conto (David Mckee, Clara Cunha, António Torrado), de forma a dar visibilidade e a incentivar o contacto e a leitura de outros títulos destes escritores.
Esta exposição, maioritariamente mensal, continha dados biográficos, bibliográficos e títulos do autor em destaque. Geralmente, ao longo do mês, alguns títulos destes autores foram requisitados para leitura domiciliária.
Ver mais em:
Dar visibilidade à obra dos autores colocados em destaque e divulgar quais os títulos disponíveis para empréstimo são os principais objetivos desta iniciativa da equipa da biblioteca. Desenvolvida em articulação com os docentes da disciplina de Português, maioritariamente, tem também em conta as datas comemorativas dos autores, a atribuição de prémios literários, os encontros com os autores e os assuntos que vão sendo desenvolvidos nos projetos dos DAC, especialmente no 2.º CEB. Ao longo do ano foram apresentados onze autores (escritores e ilustradores).
No âmbito desta iniciativa, na EB1, participaram onze turmas, tendo envolvido onze professores e duzentos e vinte e três alunos deste estabelecimento de ensino; na EBFA, participaram oito turmas, tendo envolvido oito professores e cento e treze alunos deste estabelecimento de ensino. Na EBFL, participaram 120 alunos e 6 docentes; Na ESFROV participaram 108 alunos e 8 docentes.
Agradece-se a todo o pessoal docente, não docente e alunos e que abraçaram este belo e ternurento momento de leitura.
Ver mais em:
Nos dias 6 e 7 de março de 2025, a encetar o mês da Leitura, foi promovido o encontro com a escritora e ilustradora Milu Loureiro, destinado a todas as crianças (277) do 1.º ciclo do agrupamento.
Foram cinco sessões muito especiais, em que autora nos brindou com algumas histórias do seu repertório literário (“A Bruxa Mituxa”, “A Pastora e a Flauta”, “Notícias fora da caixa”, “A cidade que deixou de sorrir” e “O encantador de dinossauros”) e nos deu a conhecer vários recursos que construiu e que utiliza para contar as histórias que cria, como um avental narrativo, um livro de pano e figuras polivalentes feitas de lã e tecido, que enriquecem estes momentos de leitura.
Os alunos dos 3.º e 4.º anos ainda tiveram a possibilidade de conhecer uma breve biografia de Luís Vaz de Camões ilustrada num magnífico livro de pano manufaturado pela autora.
No final de cada uma das sessões, todas as crianças que adquiriram um livro da autora tiveram um autógrafo personalizado.
Terminada esta atividade, resta-nos agradecer o contributo, a colaboração e a disponibilidade de todos os professores do 1.º ciclo, a preciosa ajuda e colaboração dos nossos assistentes operacionais e um bem-haja enorme ao professor Paulo Caetano.
Ver mais em: https://animoto.com/play/Nk0W7mvOXhVo9VKbQiB9mw
De janeiro e até final de fevereiro de 2025, foram expostos novos livros, na Biblioteca Escolar, adquiridos no âmbito do projeto "50 listas de livros" . Nesta exposição, foram também incluídos livros oferecidos à BE ao longo do primeiro período.
A lista de livros foi enviada por e-mail a todos os docentes e foi divulgada nas redes sociais.
Eis a lista:
“Porque é que os gatos também fogem de casa”, o mais recente livro de Júlia Morgado, foi apresentado, no dia 6 de dezembro de 2024, na Biblioteca Escolar de Ferreira d’Aves. Esta sessão destinou-se a 56 crianças do 1.º ciclo deste estabelecimento de ensino.
Este livro, dedicado “a todos aqueles que têm a infância no coração”, explora, através de um majestoso gatinho, Biju Imperador, os sonhos e, concomitantemente, os perigos e as vicissitudes da vida que enfrentamos para os alcançar. Contudo, é no amor, no carinho, na paz e no seio familiar que concretizamos o nosso maior SONHO.
Após este momento de encontro com o livro e a leitura, seguiu-se a tradicional sessão de autógrafos.
De uma forma geral, as crianças demonstraram interesse e participaram ativamente sempre que lhes foi solicitada a sua intervenção/participação.
Ver mais em: https://animoto.com/play/pVfZqdUh97F0NsM6CcnnHA
Entre 18 e 22 de novembro de 2024, realizou-se a Feira do Livro nas bibliotecas escolares da EB1 de Sátão e da EBFA, destinada a toda a comunidade escolar destas instituições de ensino, cujo objetivo primordial foi fomentar hábitos de leitura junto dos mais novos, oferecendo-lhes um leque variado de livros e proporcionando-lhes um momento de encontro com a leitura.
Para que o funcionamento desta iniciativa decorresse da melhor forma foi previamente agendada a hora da visita, tendo a Feira, na EB1, recebido doze turmas do 1.º ciclo (260 alunos e 12 professores) e, na EBFA, nove turmas (122 alunos e 6 professores).
Esta atividade deixou-nos um sentimento de missão cumprida, pois muitas crianças levaram consigo muitos “fazedores” de sonhos, de crescimento e de conhecimento
A Feira do Livro permitiu, assim, o contacto com os livros a toda a comunidade educativa…algumas vezes resultaram na compra e outras não…ficou quase sempre o prazer de tocar e de folhear os livros… talvez a semente para futuras leituras.
Nos dias 19 de novembro e 3 de dezembro de 2024, realizou-se o encontro com a autora Jacinta Lopes, destinado às crianças da EPE do agrupamento. Esta atividade envolveu 196 crianças.
“O Espantalho que se apaixonou pela Lua” esteve no centro de sete animadas sessões em que a escritora interagiu com as crianças, orientando-as, com a ajuda de figuras centrais da história, para uma emocionante aventura, repleta de amizade, entreajuda e muito enamoramento entre um Espantalho e a linda e maravilhosa Lua.
Após cada um dos momentos de animação de leitura, seguiram-se as tradicionais sessões de autógrafos. Para as crianças que não tiveram a possibilidade de adquirir o livro da autora, efetuou-se, em simultâneo, um jogo, criado para o efeito, que consistiu em dar uma peça de puzzle (capa do livro) sempre que era dada pela criança uma resposta correta sobre a história dinamizada.
Na sequência do encontro, as crianças realizaram trabalhos de expressão plástica.
De uma forma geral, as crianças divertiram-se e participaram entusiasticamente sempre que lhes foi solicitada a sua intervenção/participação.
Esta iniciativa resultou de uma articulação entre a Biblioteca Escolar e o Departamento da Educação Pré-escolar.
De uma forma geral, o feedback das crianças foi muito positivo e a animação vivida ao longo de cada uma das sessões foi visível e contagiante.
Ver mais em: https://animoto.com/play/goevejtbXPIdz4uCI9o1jA
Com o intuito de motivar para a leitura de poesia, e em articulação com o currículo da disciplina de português, os alunos do 9º ano participaram na sessão performativa Palavreando, levada à cena pelo grupo "Mochos no Telhado", na biblioteca da ESFROV. Uma viagem por vários textos poéticos, "surpreendente e cativante", na expressão da assistência.
Opiniões dos alunos do 5.º ano
No âmbito da comemoração do MIBE, realizou-se, no dia 22 de outubro, um encontro com o professor e escritor Carlos Paixão, destinado a todos os alunos do 2.º ciclo da EB de Ferreira de Aves, tendo envolvido vinte e um alunos deste nível de ensino.
Neste encontro, o escritor, depois das perguntas iniciais dos nossos jovens leitores, revelou as fontes de inspiração que o levaram a escrever o livro “A Terra do Arco-Íris ou do Arco-da-Velha”, tendo realçado a importância do conhecimento de histórias antigas e contemporâneas, salientando igualmente a temática da inclusão bastante evidente no texto e nas ilustrações da história.
Antes do encontro, o livro foi devidamente trabalhado nas aulas de Português, tendo sido elaborado, pela docente desta área disciplinar, um pequeno guião de leitura que norteou a exploração da história. A colmatar esta atividade preparatória para o encontro, os alunos realizaram também trabalhos que foram expostos no placard da Biblioteca Escolar de Ferreira de Aves.
No momento a seguir ao encontro com o escritor, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos puderam assistir e compreender a formação do arco-íris através de uma breve explicação científica, seguida de pequena experiência, realizada pela docente Ana Lucas. Para os alunos aprofundarem conhecimentos sobre o fenómeno “arco-íris” foi elaborada e realizada uma exposição, que esteve patente na Biblioteca Escolar, entre 22 e 31 de outubro. Pode ser consultada no seguinte link: https://www.calameo.com/read/00608123112fc9e5767c9
Este encontro entre a literatura e a ciência revelou-se muito enriquecedor e motivante para os nossos alunos.
No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), a professora bibliotecária dinamizou, entre 30 de setembro e 28 de outubro de 2024, sessões de “Hora do Conto”, destinadas a todas as crianças da EPE e do 1.º CEB do agrupamento, tendo envolvido 665 alunos destes níveis de ensino.
Com o objetivo de criar gosto pela audição de histórias, compreender e respeitar a diferença e enriquecer o universo das crianças com a partilha de uma história sobre inclusão, a história selecionada foi “Elmer”, de David Mckee, que trabalha a aceitação das diferenças de forma lúdica, levando os mais novos a encarar a diversidade como algo positivo.
Depois de ouvirem a história, as crianças foram convidadas a resolver “uma pequena partida” feita pela manada de elefantes ao Elmer (jogo de pares - https://view.genially.com/.../interactive-content-animais... )e, por sua vez, tiveram também que ajudar a manada de elefantes a “desmascarar” o Elmer (atividade de colagem). No final, cada uma das crianças recebeu um íman como “recompensa” pela ajuda prestada.
A convite da professora bibliotecária, algumas salas do pré-escolar e do 1.º CEB enviaram trabalhos realizados pelas crianças.
Teve lugar na biblioteca da Esfrov o espetáculo Palavreando, levado à cena pela companhia Mochos no Telhado, numa sessão para todos os alunos do 9º ano e a companhia de muitos textos de poetas nacionais e estrangeiros. Um trabalho de motivação para a leitura de poesia, promovido em articulação com os docentes de Português, que encantou a assistência.
Inserida no MIBE, a hora do conto com a história dramatizada “Usa a tua imaginação (Mas tem cuidado com o que desejas!) de Nicola O'Byrne, foi realizada para os alunos dos 1º e 2º anos. Os alunos ficaram a conhecer algumas bibliotecas especiais, imagens promotoras de criatividade, as regras de utilização e passatempos da biblioteca escolar. Por fim, deram “asas” à sua imaginação e criaram trabalhos em grupo com materiais recicláveis.
Encontro com Lúcia Morgado
Os alunos do jardim de infância e 1º ciclo participaram no encontro com a escritora Lúcia Morgado. A iniciativa decorreu nos respetivos estabelecimentos, durante os meses de outubro e novembro.
Lúcia Morgado deu a conhecer um pouco do universo dos seus livros e respondeu a questões sobre temas relacionados com a sua atividade profissional. Ela escreve, lê e viaja, e um de seus objetivos é motivar crianças para a leitura.
Apresentou o livro "Mariana, a menina que sonha acordada" para os alunos do jardim de infância, 1º e 2º anos, que fala de uma criança sonhadora e como coisas simples trazem felicidade. Para os alunos dos 3º e 4º anos, apresentou o livro “Uma mão Cheia de Histórias” de uma forma original e divertida que encantou miúdos e graúdos, motivando os leitores mais pequenos para a leitura, mostrando-lhes que ler é importante e divertido.
Encontro com Rebelo Marinho
O escritor Rebelo Marinho realizou duas sessões com os alunos do 2º e 3º ciclos com algumas histórias, sensibilizando para a importância da leitura e de valores como a humildade e respeito.
O encanto das estórias
Foram belos momentos com os alunos do 2.º Ciclo a ouvir as estórias que a Cláudia Sousa lhes trouxe na sua bonita mala.
Noventa minutos de contos lidos e contados que levaram os ouvintes para lugares mágicos onde, como declarou uma professora presente, “tudo é possível, os finais felizes, os momentos de reflexão, os problemas do mundo e dos homens, o riso nas situações mais caricatas”, como só o universo maravilhoso da escrita e da leitura podem proporcionar!