Atividades de promoção e valorização da escrita Promoção do gosto e do hábito de escrever e comunicar através do apoio e divulgação de concursos, desafios de escrita e projetos de âmbito nacional. Dinamização do projeto “Vamos fazer um livro?” em articulação com os familiares e associando a escrita à ilustração. Oficinas de escrita
Sessão de apresentação do livro Missão azul
O livro Missão Azul, apresentado no dia 18 de janeiro, foi publicado com o apoio da Câmara Municipal de Sátão, do Intermarché, do Centro Ótico Beirão e do Agrupamento. Trata-se de uma edição de textos ilustrados por alunos do 1º ciclo e seus familiares, com capa e arranjo gráfico de Carlos Pais e tradução para inglês, realizada pelas professoras Fátima Lourenço, Sandra Carmo, Rosa Quinteiro, Anabela Pina e Alcina Costa.
A apresentação contou com a presença dos autores do livro e seus familiares e foi enriquecida com um momento de leitura, com canto e música, oferecidos pela professora Ângela Bártolo e Carlos Marques e os seus alunos, respetivamente.
A atividade “Vamos fazer um livro?”, que deu origem aos textos agora publicados em livro, é realizada em várias etapas e visa promover o gosto pela leitura e a escrita, desenvolver a criatividade, as competências da comunicação e da expressão plástica, numa colaboração entre a família e a escola, com a mediação da equipa da biblioteca.
Todos os anos a biblioteca propõe um tema diferente, integrando-se no ano letivo 2021/2022 nas comemorações do centenário do nascimento de José Saramago. A partir da Crónica “Um azul para marte”, os alunos responderam ao desafio de proporem um processo de levar a cor azul para marte.
O livro pode ser encontrado nas nossas bibliotecas, ao lado de autores consagrados, tornando estes jovens autores participantes nessa realidade cultural maravilhosa que se chama literatura.
Os textos, lidos pelos próprios autores, estão publicados na página do agrupamento, no Podcast Ouv’isto – Episódios 10, 11,12 e 13, no âmbito das Leituras Centenárias.
Vamos fazer um livro?
A partir da crónica “Um azul para Marte”, da obra “Deste mundo e do outro” de José Saramago, em prosa ou em verso, os alunos e seus familiares responderam ao desafio.
Textos dos alunos da EBIFA
Oficina de Escrita Criativa
Os alunos do 10º ano responderam ao desafio e deram largas à criatividade, numa atividade de escrita que foi também uma experiência divertida, sob a orientação de Rui Fonte.
Vamos fazer um livro?
A equipa da Biblioteca Escolar desafia os alunos do 3º e 4º anos e seus familiares a participar na atividade “Vamos fazer um livro?”. Esta desenvolve-se em quatro etapas em que as famílias se envolvem ativamente, e de forma articulada com a biblioteca escolar, na escrita de um texto original, a partir da crónica “Um azul para Marte”, da obra “Deste mundo e do outro” de José Saramago. Em prosa ou em verso, propõe-se que seja apresentado um processo ou uma forma de levar a cor azul para Marte, já que é a única coisa que falta aos marcianos para serem completamente felizes, uma vez que, neste planeta, só existem as cores branco e preto. A regra é imaginar!
Porque a imaginação é livre!
Histórias inspiradas no livro A menina dos livros, de Oliver Jeffers e no desafio apresentado nas atividades do MIBE 2021, aos alunos do 3º e 4º anos.