BEscolar

Notícias 

João Pedro Mésseder, na Biblioteca Escolar!

6 de fevereiro - Dia da Internet MAIS Segura


Tendo por objetivo assinalar o Dia da Internet MAIS Segura, na disciplina de TIC e em articulação com a biblioteca escolar,  as turmas do 2º ciclo elaboraram marcadores de página em que alertam para os perigos que espreitam, em cada momento das nossas rotinas, na utilização da Internet!

Não apenas neste, mas em todos os dias,  o perigo está à espreita, o cuidado será sempre pouco!!

Informa-te! Protege-te! Vê aqui todos os marcadores. Procura-os na biblioteca escolar!





A Festa das Histórias da AJUDARIS

A solidariedade, a leitura e a escrita foram o ponto alto da Festa de Lançamento das Histórias da AJUDARIS'22 (Volume VI). Foi mais um ano de excelente participação dos nossos alunos e alunas neste Projeto Solidário de leitura e de escrita criativa subordinado ao tema tão precioso "A água". A participação dos pais na vida escolar é fundamental e contribui para o desenvolvimento social das crianças e para o seu sucesso; e hoje, escola e família fortaleceram esta parceria, envolvendo-se no sucesso da iniciativa que teve lugar na biblioteca escolar. Depois de assistirmos à mensagem em vídeo, sempre simpática e solidária, dirigida à nossa escola pela Presidente da Direção da Associação AJUDARIS, Drª Rosa Mendes, ouvimos as leituras enternecedoras e assistimos à sessão de autógrafos, terminando com um convívio que envolveu as crianças, famílias e professor@s. A tod@s @s que nos deram um pouco do seu tempo, pela amizade e solidariedade que a escrita e a leitura juntaram, muito obrigado! Sob o lema "A PAZ", continuaremos este projeto convosco!


A Helpo na Escola e "A aldeia que os monstros engoliram"


"O nosso mundo é humano" (HELPO) 

O dia, na biblioteca escolar, foi dedicado aos Direitos Humanos, tendo sempre presente a importância da leitura e da escrita! 

Em articulação com Cidadania e o Clube Ubuntu, recebemos hoje a Helpo, representada por Carlos Almeida (coordenador da ação da Helpo em Moçambique) e que, em 2021 foi distinguida com a Medalha de Ouro do Prémio Direitos Humanos, pela Assembleia da República. Esta Organização Não Governamental para o Desenvolvimento distingue-se no âmbito da ajuda humanitária, do desenvolvimento comunitário ou da educação para o desenvolvimento humano, de que a intervenção em Cabo Delgado e em Nampula, Moçambique, é exemplo paradigmático. Carlos Almeida falou-nos do trabalho desenvolvido e da importância da Educação e da Escola para as crianças desta região, assolada pela guerra. Foi também nosso privilégio ouvir a história "A aldeia que os monstros engoliram", lida pela sua autora, Mª João Venâncio. Uma história que nasceu dos relatos sobre a guerra e a superação. 

Sentados no chão, tal como se sentam as crianças sem escolas, nesta região do norte de Moçambique, os nossos alunos, do 1º ao 4º ano, estiveram muito atentos, colocaram perguntas e também ouviram os colegas do 10º ano, do Clube UBUNTU, falar sobre solidariedade, empatia... e ser capaz de crescer com os outros.

Facebook

A biblioteca Escolar levanta-se pelos DIREITOS HUMANOS!

Somos uma Escola a Ler! 

Aqui, os alunos do 5º A,  '10 Minutos a Ler' na disciplina de Português,   com o objetivo de contribuir para a promoção do gosto de ler, indispensável ao desenvolvimento de hábitos de leitura e à formação de leitores mais competentes. 



Todos Juntos Podemos Ler

Todos Juntos Podemos Ler e aprender sempre mais ... Assim aprendemos a ler o Mundo, a ler outras culturas, aceitando e valorizando com tolerância e paz!


Dia Mundial do Pijama

Neste Dia Mundial do Pijama, entrámos nos sonhos e na magia que habitam o mundo das crianças. Um "mundo amável", cheio de paz e de alegria! 

O projeto Ser a Ler levou 'O elefante cor-de-rosa', de Luísa Dacosta, até aos alunos do 2º B e, depois de ouvirem e explorarem a história, deram vida aos seus pequenos elefantes, em origami :) 


"A história desenrola-se em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa, que é a cor dos sonhos das crianças, e fala-nos, num primeiro momento, do "mundo amável" em que ele vivia, juntamente com outros elefantes cor-de-rosa. Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. Confrontado, num segundo momento, com a morte inesperada deste seu mundo, o elefante vê-se obrigado a partir e acaba por ir viver para a imaginação de uma criança! Uma história de sonho e fantasia, que aborda, porém, ainda que de forma magistralmente subtil, valores tão importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda. Aparentemente simples, na forma e no conteúdo, este pequeno conto revela-se, afinal, fortemente cativante, seduzindo tanto pela riqueza das emoções que desperta como dos simbolismos que encerra - tão ao jeito de Luísa Dacosta!" (wook.pt) 

Recomendado pelo PNL para o 2º ano do 1º CEB.


BEBRAS - Castor Informático - Competição Internacional de Pensamento Computacional


No Agrupamento de Escolas de Nisa, ao longo da última semana (14 a 18 de novembro), participaram cerca de 200 alunos nesta competição internacional de pensamento computacional!

Do 3º ao 8º ano, mas também no ensino secundário, os nossos alunos aprendem a pensar computacionalmente! 

"O Bebras - Castor Informático é uma iniciativa internacional para promover e introduzir a informática e o pensamento computacional para estudantes de todas as idades. Foi desenhado para motivar estudantes de todo o mundo sem necessidade de experiência prévia. É organizado em mais de 50 países e no ano passado participaram mais de 3 milhões de estudantes de todo o mundo! Portugal juntou-se recentemente de forma oficial a esta iniciativa, numa organização do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, juntamente com a TreeTree2." https://bebras.dcc.fc.up.pt/ 

VER MAIS »»

Leituras Centenárias - Centenário do nascimento de José Saramago

A 16 de Novembro, a nossa Escola vestiu-se a rigor para receber as celebrações  do Centenário do nascimento de José Saramago. 

No átrio principal, uma grande flor recebe toda a comunidade escolar.  Para a sua execução, contribuíram todas as turmas, desde o pré-escolar ao ensino secundário (decorando  cada uma a sua pétala).

Na biblioteca escolar, uma evocação do nascimento de José Saramago, com uma exposição de obras, em sua homenagem e uma oliveira, em alusão ao  Projeto  “100 Oliveiras para José Saramago”

Pelas 10h00, os alunos de escolas secundárias portuguesas participaram nas Leituras Centenárias. Também a nossa Escola integrou esta lista com a participação da aluna do 12º ano, Sílvia Vieira, que leu um excerto do Memorial do Convento.

https://rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/...

Em articulação com a iniciativa “Escola a Ler”, pelas 11h15, teve início, no auditório, a apresentação/leitura encenada e musicada  da obra  de José Saramago, A Maior Flor do Mundo, pelos alunos do 9ºA para a turma do 4ºA, a que se seguiu a apresentação da curta-metragem “A Maior Flor do Mundo”.

A partir das 14h30, em articulação com o Plano Nacional de Cinema, na biblioteca escolar, o documentário ‘José e Pilar’, de Miguel Gonçalves Mendes.

"A efeméride constituirá uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença de um grande escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro, bem como para se prestar homenagem à sua figura de cidadão.

Para além de constituir uma evocação do escritor José Saramago, as “Leituras Centenárias” procurarão motivar os jovens para a leitura, para o aperfeiçoamento da língua, para a compreensão da narrativa e para o questionamento e diálogo sobre nós próprios, a sociedade e o meio ambiente, em sintonia com a filosofia que preside ao Plano Nacional de Leitura e à Rede de Bibliotecas Escolares."

https://rbe.mec.pt/np4/835.html

Jornalismo de cinema 

Muito obrigado, Jaime Lourenço, pela simpatia e clareza na apresentação online de hoje!

Em celebração do Dia Mundial do Cinema (5 de novembro), Jaime Lourenço falou sobre jornalismo de cinema com os alunos do 12º ano e foi o nosso entrevistado.

A importância da promoção do cinema e do gosto pelo cinema, a formação na área da comunicação… foram alguns dos temas abordados.


 Estamos de volta, com novos projetos e leituras divertidas!! 

Olá, pequenin@s e mais crescid@s!

Cá estamos de volta!

Novos desafios para os mais velhos, novas e divertidas experiências de leitura para os mais pequenos, com o projeto Ser a Ler!

Depois de termos conseguido sentar os dez amigos no sofá, descobrimos uma menina que devorava livros e outra que não gostava mesmo nada de ler (mas que ficou a gostar!) !! Podes encontrar estes livros na nossa biblioteca escolar e até levá-los para ler em casa (exceto o último)! 

1 - Todos no Sofá, de Luísa Ducla Soares, com ilustrações de Pedro Leitão; 

2 -A Menina que Detestava Livros, de Manjusha Pawagi com ilustrações de Leanne Franson; 

3 - Leónia Devora os Livros, de Laurence Herbert, com Ilustrações de Frédéric du Bus. 

4 - OH! É um livro de Hervé Tullet, com sons, que estimula a imaginação e nos deixa muito bem dispostos, depois de muita brincadeira.


Se quiserem rever as nossas leituras em vossa casa, aqui ficam elas!

1- Todos no Sofá https://www.youtube.com/watch?v=FQA-qgpWHJg...

2- A Menina que Detestava Livros https://www.youtube.com/watch?v=y8hb5fsnrRM&t=49s...

3- Leónia Devora os Livros https://www.youtube.com/watch?v=ZsURXKum5K0...

4- OH! (em francês) https://www.youtube.com/watch?v=LLnJ-4RnNEs...



A Biblioteca Escolar está à vossa espera e deseja a tod@s um BOM ANO LETIVO! 

Reconhecido como prática de referência no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, pela Equipa de Acompanhamento e Monitorização de Desenvolvimento Curricular (AMDC) da Direção Geral de Educação, deixamos algumas notas sobre o Projeto Ser a Ler (numa segunda parte do vídeo poderão conhecer os Heróis da Reciclagem da nossa Escola, projeto também distinguido pela sua pertinência).

Partimos da constatação de que os nossos alunos precisavam de melhorar o seu desempenho no domínio da leitura e de que nem todos gostariam assim tanto de ler!… Percebemos que teríamos de atuar o mais precocemente possível…

(...)

Continuar a ler - VIA RBE