Notícias do G.O.Tarde


Iniciamos 2020 com as crianças animadas por se reencontrarem no GO que tem configuração e rotina diferentes das dos demais grupos. Foi muito bom rever algumas crianças do ano passado que permaneceram no grupo e vê-las contentes, crescidas e brincando gostoso. São elas: Oliver, Guilherme, Pedro, Henrique, Lucas, Serena, Gabriela, Olívia e Martina. Outras crianças, passaram a fazer parte desta proposta: Alice, Clarice, Gael, Tito, Chico e Francisco. No começo, se mostraram mais observadoras, tentando entender que grupo é este. Estão se adaptando bem, reconhecendo o espaço da escola e a mim como referência.

Por se tratar de um grupo multietário, com frequência diária variada, a rotina e as atividades desenvolvidas são pensadas de maneira flexível, sendo possíveis ajustes; e proporcionam grande participação das crianças nas escolhas do que fazer no dia, principalmente no que diz respeito à montagem de cantinhos e às brincadeiras.

Nossa tarde começa na sala do GO, nos cantinhos previamente montados, que são modificados pelos interesses das crianças. Algumas crianças do G3 e outras que têm necessidade, estão descansando na sala de sono e não participam desse início. As brincadeiras preferidas são as nos cantinhos com bonecas, as com soldadinhos e bichinhos, as de escritório e as com tecidos, que se tornam roupas e máscaras para enredos cada vez mais elaborados de brincadeiras - como cinema, restaurante, família... Algumas vezes, ocorrem disputas para ver quem será um determinado personagem, mas estão conseguindo solucionar esses impasses, na maioria das vezes, sem a minha interferência. No momento de guardar os brinquedos é preciso chamá-las e enfatizar que só iremos para outra atividade quando a sala estiver organizada. Finalizamos esse momento em roda de conversa e uma brincadeira - como Telefone sem fio, Mímica, Adoletá. Após a roda, as crianças que participam de oficinas específicas vão para a sala corpo e nosso grupo vai para outro espaço, como pátio da areia, pátio da frente, sala de faz de conta, ateliê. Neste momento as crianças que estavam dormindo se juntam ao grupo.

Antes do lanche, ou logo após este, muitas crianças vão embora e com esta nova configuração de grupo, estamos iniciando um projeto de culinária com receitas preferidas, para esse momento. Estão adorando! Querem experimentar, quebrar ovos, misturar, verificar que ingrediente usar e quanto... Após a culinária, vamos à biblioteca, onde, fazem desenhos da receita feita, além de, é claro, explorarmos os livros .

Tem sido interessante observar como as crianças acompanham bem as mudanças de rotina e também sabem se agrupar conforme seus desejos e possibilidades. O G.O nos ensina como as crianças de faixas etárias distintas, formadas em situação de grupo, desenvolvem repertório emocional e brincante notáveis, a partir do desejo da troca, da comunicação e criação. Bonito de ver!

Estamos acompanhando bem de perto os momentos de brincadeira e a culinária e daremos mais notícias a vocês sobre essas experiências, considerando a troca coletiva entre as crianças e o movimento de cada uma.

Aguardem novidades!

Abaixo algumas fotos desse início de ano do GO T.

Fernanda e equipe de coordenação