NEM SÓ DE NÚMEROS VIVE A MATEMÁTICA!
EM UMA SEQUÊNCIA DE TRABALHOS DE GEOMETRIA, OS ALUNOS DOS SEXTOS ANOS ESTUDARAM SIMETRIA E PLANIFICAÇÕES, CONSTRUINDO FIGURAS SIMÉTRICAS COM PIXEL ART, CAIXAS DE PRESENTES E PIR MIDES NO MINECRAFT JUNTO COM O PROFESSOR DE HISTÓRIA. APRECIEM!
Antes da construção dos Relógios Cinéticos, os alunos estudaram a Arte Cinética, corrente artística que surgiu em Paris em 1955, com a exposição “O Movimento”. Nessa forma de expressão artística é valorizada a arte em movimento ou a arte que simula um movimento, dando a impressão de que as formas e cores estão em deslocamento.
Os alunos pesquisaram as obras de alguns artistas que pertenceram a este movimento como Julio Le Parc (1928) e o brasileiro Abraham Palatnik (1928), além das obras de Alexander Calder (1898-1976). A partir daí, desenvolveram projetos usando as formas geométricas e cores pensando em pontos de movimento para seus trabalhos.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a área de Tecnologia que ajudou os alunos a colocarem as formas em movimento, pensando em qual motor usar e de que forma seriam apresentados
Seguindo os conceitos de figuras geométricas planas e não planas, alunos, em grupos, produzirão caixas de presentes de diferentes tipos decoradas a partir da referência visual dos artistas Abraham Palatnik (arte cinética) e Julio Le Parc (cores, formas e movimento). A produção das caixas acontecerá nas aulas de matemática com a curadoria da professora de Artes. No dia da mostra teria uma exposição das caixas, os convidados escolheriam uma para construir na hora com o auxílio dos alunos.