Bem-vindos à mais emocionante e inspiradora celebração do saber científico: a Dual Science Fair. Neste evento anual, mergulhamos em um universo de descobertas, onde os alunos se tornam verdadeiros cientistas, explorando, questionando e inovando. A importância das práticas de ciências transcende as páginas dos livros didáticos, permitindo que os estudantes experimentem o processo científico em primeira mão. Na feira, eles têm a oportunidade de transformar curiosidade em experimentos tangíveis, hipóteses em descobertas concretas e teoria em aplicação prática. Essas experiências não apenas ampliam o entendimento dos alunos sobre o mundo ao seu redor, mas também cultivam habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Central para o sucesso da Dual Science Fair são as práticas de ciência empregadas. Os alunos aprendem a formular perguntas significativas, a projetar experimentos e coletar de dados, e a analisar dados com ótica na racionalidade e saberes científicos da área. Este processo não apenas fortalece suas habilidades acadêmicas, mas também os prepara para enfrentar os desafios complexos que enfrentarão em suas vidas pessoais e profissionais. Aprendem que cada fracasso é uma oportunidade para aprender e crescer, e cada descoberta é um passo em direção ao progresso.
Além disso, não podemos subestimar a importância do ensino de idiomas neste contexto. Ao dominar mais de uma língua, os alunos abrem portas para uma riqueza de conhecimento e perspectivas. Na Dual Science Fair, a diversidade linguística é celebrada, pois os estudantes compartilham suas descobertas e ideias em inglês e português, promovendo a compreensão global e a colaboração intercultural.
Um dos principais objetivos de nossa feira de ciências é que os estudantes se envolvam em práticas de ciências nas mais diversas áreas, com o objetivo de melhorar sua compreensão sobre ciências e suas práticas.
A ciência requer um "processo" de atividade usando o raciocínio que leva à solução de três "problemas" (desenvolver hipóteses, gerar dados para testar hipóteses, avaliar e coordenar evidências para chegar a uma conclusão) e esses processos acontecem em fases. As seguintes práticas de ciência devem ser usadas neste processo (Adaptado de Osborne, 2014):
- Fazer perguntas e definir problemas;
- Desenvolver e usar modelos;
- Planejar e conduzir investigações;
- Analisar e interpretar dados;
- Utilizar lógica e conhecimentos pré existentes da área de pesquisa;
- Construir explicações e desenhar soluções;
- Engajar em argumentos a partir de evidência;
- Obter, avaliar e comunicar informações.
A forma que a equipe vai estruturar a pesquisa deve ser feita em conjunto com o(a) professor(a) orientador(a) e deve ser baseada nestas práticas de ciência.
Caso a pesquisa seja realizada com seres humanos ou animais vertebrados, agentes biológicos potencialmente perigosos, substâncias químicas, atividades ou equipamentos perigosos deve-se buscar orientação do(a) professor(a) orientador(a) antes de qualquer ação.
A XII Dual Science Fair é um evento realizado pela Dual International School Florianópolis.
Acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto, nos períodos vespertino e matutino, respectivamente, nas dependências da Dual International School Florianópolis. Localizada na Rua R. Salvatina F. dos Santos, 525 - Itacorubi, Florianópolis - SC, 88034-600. Telefone (48) 3030-6100.
Equipes de outras escolas que desejam participar da Dual Science Fair 2025 devem entrar em contato com a coordenação da feira, através do email ricardo.re@escoladual.com.br. Estas equipes podem seguir as orientações das suas escolas e apresentar, para a organização da XII Dual Science Fair apenas o relatório e a apresentação da pesquisa. Serão muito bem vindos!
22 Abril - Fim das inscrições do concurso de logo.
16 Maio - Data limite para o envio do plano de pesquisa, revisado pelo orientador.
01 Agosto - Data limite para a entrega do relatório de pesquisa, revisado pelo orientador.
15 Agosto - Data limite para o envio das apresentações, revisadas pelos orientadores.
29 Agosto - Feira interna para estudantes.
30 Agosto - XII Dual Science Fair.
Cada equipe, sob supervisão de um professor orientador, deve:
- Realizar a pesquisa com metodologia adequada;
- Apresentar os seguintes documentos:
Plano de pesquisa;
Relatório de pesquisa;
Caderno de campo (Diário de Bordo)
Apresentação/banner;
Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
- A definição do problema é clara e pertinente.
- A metodologia é estabelecida de maneira clara e adequada a realização de uma pesquisa e/ou projeto.
- Qualidade de fontes utilizadas e aprofundamento teórico.
- Apresentação realizada com clareza e objetividade, demonstrando conhecimento sobre o tema.
- Relevância social e originalidade.
Haverá a votação popular para os trabalhos destaque, que receberão premiação;
O Comitê de Revisão Científica, em conjunto com os orientadores e consultores, escolherá trabalhos para participação em feiras externas, de acordo com os critérios de avaliação citados acima, do desempenho acadêmico dos integrantes da equipe e adaptabilidade do projeto às feiras externas.
Para inspirar-se
Nos links a seguir estão disponíveis vídeos e outras informações de trabalhos apresentados nas mais renomadas feiras de ciências que acontecem no Brasil. Vale a pena conferir.
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE)
https://virtual.febrace.org.br/2024/categorias/
Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC)
https://virtual.mostratec.com.br/
Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia Júnior (MOSTRATEC Júnior)
https://virtual.mostratec.com.br/mostratec-junior/
As comissões de trabalho são compostas por professores e colaboradores da Escola com a finalidade de contribuir para a realização da XII Dual Science Fair.
Comissão de Logística
Tem por atribuição questões como a organização dos espaços e materias necessários para a realização da feira. É composta pelos professores Evandro e Sidney e pela professora Pâmela ;
Comissão de Avaliação
Elabora, valida e organiza a avaliação dos trabalhos da feira. Participam desta comissão os professores e professoras Adriana e Amanda e pelos professores Fernando e Leonardo;
Comissão de Relações públicas
Tem por finalidade divulgar a feira e construir relações saudáveis entre a feira/escola com os colaborares e participantes da XI Dual Science Fair. É integrada pelas professoras Carolina e Luciana, e pela analista de comunicação Letícia.
Comissão de Acolhimento
Busca que a experiência da participação na feira, em todos as suas fases, ocorra da melhor forma possível. A equipe é composta pelas professoras Bruna, Fernanda, Thaís, Emanuelle, Paula e Thayná.
Comissão de Ensino
Composta pelos professores Ricardo, Juliano, Tiago, Fábio e pela pofessora Indyanara, tem por objetivo elaborar e aplicar procedimentos que visam a promoção da aprendizagem relacionada a práticas de ciências
Comitê de Ética e Revisão Científica
Tem o obetivo de que a realização das pesquisas que serão realizadas estejam dentro dos padrões éticos acadêmicos esperados e também que sejam realizadas com métodos e práticas científicas adequadas para uma pesquisa coerente ao nível de ensino dos estudantes. Participam deste comitê a orientadora educacional Paula, as professoras Indyanara e Cristiane e os professores Raul, Fábio, Felipe, Ricardo e Fernando.
MINISTRO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf.
OSBORNE, Jonathan. Teaching Scientific Practices: meeting the challenge of change. Journal Of Science Teacher Education, [S.L.], v. 25, n. 2, p. 177-196, 8 abr. 2014. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1007/s10972-014-9384-1.
FUNDAÇÃO LIBERATO. MOSTRATEC. Disponível em: https://www.mostratec.com.br/.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. FEBRACE. Disponível em: https://febrace.org.br/.
Prof. Ricardo Luís De Ré Prof. Fábio Medeiros
Coordenador da XII Dual Science Fair Comissão de Ensino XII Science Fair
Email: ricardo.re@escoladual.com.br Email: fabio.medeiros@escoladual.com.br