Trabalho das alunas Sofia Talpo e Isabella Luz

Respeitável Público!

Criando números animados de circo

Carolina Cossi - 4o ano do Ensino Fundamental I

2º semestre, 2020

APRESENTAÇÃO:

Este trabalho, que tanto motivou as crianças, contou com um elemento muito especial: as significativas experiências que muitos dos alunos já haviam vivido na grande Lona do Circo da Castanheiras - tanto no picadeiro como na platéia.

Partindo deste rico repertório, pudemos axpandir conhecimentos sobre a arte - conhecemos importantes referências do circo no Brasil e no mundo e criamos desenhos, pinturas, cenários e esculturas para produzir números animados a partir da linguagem do STOP MOTION, que já havíamos pesquisado no semestre anterior.

As criações que podemos ver ao final do processo demonstram como o circo vive em cada uma delas. Esses pequenos e singelos números animados expressam os sentimentos e pensamentos que seus autores têm sobre a vida: sobre o risco, sobre o sonho, sobre o impossível, sobre a superação, sobre a magia, sobre a beleza e a delicadeza de experimentar o mundo.

Documentação do processo:

PERCURSO METODOLÓGICO:

Para começarmos o trabalho, investigamos um pouquinho da história do circo. Vimos que ela começou há tantos e tantos anos, que até mesmo os especialistas têm dificuldade de precisar quando. Conhecemos o Circus Maximus romano, a criação do picadeiro com cavalos do inglês Philip Astley e também a primeira bala de canhão humana: Zazel (uma garota que começou aos 14 anos).

Vimos também que o circo serviu como inspiração para muitos artistas ao longo do tempo. As imagens criadas por Marc Chagall, Toulouse Lautrec, Henri Matisse, Juan Miró, Iberê Camargo e Alexander Calder nos serviram como fontes de pesquisa. Outra grande inspiração foi o filme O circo, de Charlie Chaplin.

Depois desta primeira etapa, começamos a produzir nossos próprios números de circo, usando o repertório que havíamos construído no projeto de animação e cinema a partir da linguagem do STOP MOTION. Cada aluno pôde desenvolver dois projetos - um primeiro bidimensional a partir do desenho e da pintura e um segundo, tridimensional, usando arames, argila, tecido, e muitos outros materiais.

Estas produções ganharam um palco para lá de especial: o grande festival de circo online da Castanheiras de 2020 - Circ@r! A possibilidade de compartilhar o trabalho com um grande público só fez crescer a motivação das crianças. Os trabalhos surpreenderam pela construção das imagens, pelas soluções plásticas encontradas pelos alunos e também pelo uso das ferramentas de tecnologia para a produção das animações.

ALGUMAS REFERÊNCIAS:

Paraconhecer um pouquinho sobre a história do circo:

https://www.circonteudo.com/

Circo: um pouquinho de história

Zazel: a bela bala de canhão humana


Charles Chaplin, O circo:

https://www.youtube.com/watch?v=QMw5OtiLTT8&t=1401s