Atividade de articulação curricular entre a Disciplina de Educação Visual (professor João Vieira), a Biblioteca Escolar, o Plano Nacional de Cinema e o Plano Nacional das Artes.
Abril depois de Abril
Atividade de articulação curricular entre a Disciplina de Educação Visual (professor João Vieira), a Biblioteca Escolar, o Plano Nacional de Cinema e o Plano Nacional das Artes.
Abril depois de Abril
m
m
m
O desenho do rosto humano, um conteúdo curricular da disciplina de Educação Visual, une-se às comemorações dos 50 anos do 25 de abril e desafia os alunos a desenhar os rostos daqueles que contribuíram, pública e anonimamente, para a conquista dos valores de Liberdade.
Ilustração de Marta Nunes
Visionamento do filme documentário 48, de Susana de Sousa Dias, disponível na plataforma do Plano Nacional de Cinema, e realização de atividades de literacia fílmica disponíveis no dossiê pedagógico.
Partindo de uma série de fotografias de prisioneiros políticos, Susana Sousa Dias centra-se no período do Estado Novo, e realiza um documentário sobre os 48 anos de ditadura em Portugal (1926-1974). Mostrando os rostos das vítimas da PIDE, observamos cada imagem ouvindo, em voz off, o depoimento vivo da pessoa em questão, usando pausas e silêncios como interlocutores de sentido(s). Imagens e sons operam em zonas híbridas, entre o que se mostra e o que não se mostra, estabelecendo analogias, memórias, relações.
Exploração da técnica de desenho de rosto na aula de Educação Visual.
Seleção de rostos a desenhar (figuras que se destacaram na luta contra a ditadura salazarista e que permanecem como símbolos da conquista da Liberdade, incluindo os protagonistas do filme 48, previamente visionado).
Banco de fotografias aqui.
Pesquisa de informação sobre as figuras selecionadas para criação de pequena biografia na biblioteca escolar.
Regista a pequena biografia criada aqui.
Concretização do desenho dos rostos na sala de aula.
Exposição dos trabalhos criados na Biblioteca Escolar António Ferraz e nos seus espaços digitais.
Uma bela homenagem artística à Liberdade conquistada no 25 de abril de 1974!