A Rede de Bibliotecas de Barcelos propõe todos os anos, no Mês Internacional da Biblioteca Escolar, uma atividade comum a todas as bibliotecas e estabelecimentos de ensino. Este ano, o desafio é o de espalhar pela comunidade Palavras pela paz em formato de sturu. Pretende-se que um grupo de alunos percorra alguns locais (a definir) declamando poesia e entregando origamis com palavras de paz. Os sturus levarão consigo haikus que espalharão mensagens de paz e harmonia.

O tsuru é um dos mais apreciados e míticos pássaros para os japoneses. Reza a lenda que o animal poderia viver mil anos, simbolizando paz e prosperidade. Os japoneses creem que ao dobrar mil tsurus em origami todos os desejos se tornam realidade, e que quem o fizer terá uma vida de sorte, saúde, paz e prosperidade.

O haiku ou haikai é um género de poesia tradicional japonesa formalmente caracterizado por um poema de 17 sílabas, dividido em três versos de 5, 7 e 5 sílabas. No entanto, se criarmos um poema curto, de três versos, com a sequência 'curto-longo-curto', sem rima, em que se expresse o amor pela natureza e a harmonia com o espaço circundante e todos os seres, estamos a fazer um haiku.

Houve grandes mestres do haiku, sendo o mais conhecido Matsuo Bashô:


Quero contemplar uma flor

à primeira luz do dia

para ver a face de um deus.


Enquanto a cerejeira

estiver em flor

o mal-estar não existe

Acorda! O céu iluminou-se!

Vamos novamente para a rua

amiga borboleta.


Também em Portugal alguns poetas se aventuraram na criação de haikus, como Richard Zimler ou José Tolentino de Mendonça. Eis Três haikus de José Tolentino Mendonça, em A Papoila e o Monge:


Mesmo que faça frio

não aproximes do fogo

um coração de neve


Não somos a casa

somos a montanha

e o relento


Qualquer dom

não deixa de ser também

um enigma

Para saber+ sobre haikus leiam o texto "Como fazer um haiku" aqui.

Para aprender a fazer um sturu, vejam o tuturial aqui. Também podem visualizar o vídeo abaixo.

A biblioteca escolar irá promover sessões em que os alunos poderão fazer sturus e haikus (a marcar com os docentes).

Também nas salas de aula, os professores poderão criar momentos de criação de haikus temáticos (paz e harmonia globais), bem como de oficina de sturus.

As palavras pela paz serão registadas nas asas do pássaro de papel ou numa pequena tira pendente. Poderão ser criados haikus em português, inglês ou francês.