As práticas de literacia dos media visam dotar os alunos de conhecimentos necessários para o seu uso criativo e informado. O aluno usa os media e espaços sociais de interação e comunicação de forma ética e responsável para produzir, comunicar e participar civicamente. A biblioteca escolar cria condições de acesso e oportunidades de aprendizagem, capacitando os jovens para a compreensão crítica da mensagem mediática, de forma a contribuir para a sua inclusão numa sociedade dominada pelas tecnologias e pelos media.

Referencial Aprender com a BE - RBE

Proposta de trabalho - Contextualização

À semelhança da campanha da ONU ‘Livres & Iguais’, os alunos, em pares, criarão memes, recorrendo à aplicação Free Meme Generator, ou outra similar, utilizando os seus telemóveis ou os computadores da sala de aula. Cada grupo de trabalho partirá da leitura de um texto dos media (notícia, crónica ou artigo de informação) e desenvolverá um meme (ou mais), que será acompanhado de uma apreciação crítica do texto lido.


O que é um meme?

Segundo o dicionário Priberam, o 'meme' é uma “imagem, informação ou ideia que se espalha rapidamente através da internet, correspondendo geralmente à reutilização ou alteração humorística ou satírica de uma imagem.”

A Infopedia refere que “O denominado Meme é um termo criado pelo escritor Richard Dawkins, em seu livro The Selfish Gene (1976) (…). O Meme pode ser considerado uma ideia, um conceito, sons ou qualquer outra informação que possa ser transmitida rapidamente. Apenas a título de curiosidade, o estudo deste conceito é chamado de memética. (…) O Meme pode ser uma frase, link, vídeo, site, imagem, entre outros, os quais se espalham por intermédio de e-mails, blogs, sites de notícia, redes sociais e demais fontes de informação.”

Exemplo de um meme criado por alunos:

Orientações


1. Formação de pares de trabalho.


2Sorteio / atribuição / escolha de um texto dos media (notícia, crónica ou artigo de informação) a cada par de trabalho.


3. Leitura do texto atribuído e registo da informação mais importante, de forma a ser identificado o assunto central. 


4. Criação de um meme que, de certa forma, resuma essa informação e, ao mesmo tempo, alerte, informe ou chame a atenção para a questão de saúde em destaque.

Estrutura do meme

- imagem

- frase/texto

- logótipo da escola / identificação da turma / expressão “Memes com Cidadania




5. Redação de uma apreciação crítica ao texto dos media atribuído, de acordo com as seguintes orientações:


Introdução (primeiro parágrafo):

- indicação do título da notícia/artigo e da publicação online de que foi retirado o texto, bem como da data de publicação e do autor (se aplicável)

- breve indicação do assunto central da notícia/artigo (Ex: “A notícia dá conta do problema da obesidade infantil.”; “Este artigo tem como assunto central o impacto dos videojogos na saúde dos adolescentes.”)

 

Desenvolvimento 

- explicação do assunto da notícia detalhadamente, de maneira a que colegas de turma entendam do que se trata e aprendam algo de novo com o que é apresentado

- aspeto mais curioso/interessante da notícia e explicação desta escolha

- transcrição de algumas frases que considerem mais apelativas e que tenham captado a vossa atenção

 

Conclusão (último parágrafo)

- reflexão pessoal sobre a notícia lida e apresentada, reforçando o que aprenderam com ela e se contribuiu para conhecermos melhor o problema de saúde em questão



6. Submissão do texto criado em formulário próprio para posterior revisão. Acede aqui.


7. Apresentação dos trabalhos em contexto de turma, seguido de discussão/debate (poderá ser usado o espaço da biblioteca escolar).


8. Criação de um mural (Padlet) de turma, no qual deverão ser publicados os memes elaborados por cada par, acompanhados da apreciação crítica e da hiperligação para o texto fonte.


9. Publicação do trabalho coletivo final no blogue da Biblioteca Escolar António Ferraz e nas redes sociais da Escola Secundária de Barcelinhos.

Aceder a wheel of names para sorteio de textos  aqui.