Orientações
1. Formação de pares de trabalho.
2. Sorteio / atribuição / escolha de um texto dos media (notícia, crónica ou artigo de informação) a cada par de trabalho.
3. Leitura do texto atribuído e registo da informação mais importante, de forma a ser identificado o assunto central.
4. Criação de um meme que, de certa forma, resuma essa informação e, ao mesmo tempo, alerte, informe ou chame a atenção para a questão de saúde em destaque.
Estrutura do meme
- imagem
- frase/texto
- logótipo da escola / identificação da turma / expressão “Memes com Cidadania”
5. Redação de uma apreciação crítica ao texto dos media atribuído, de acordo com as seguintes orientações:
Introdução (primeiro parágrafo):
- indicação do título da notícia/artigo e da publicação online de que foi retirado o texto, bem como da data de publicação e do autor (se aplicável)
- breve indicação do assunto central da notícia/artigo (Ex: “A notícia dá conta do problema da obesidade infantil.”; “Este artigo tem como assunto central o impacto dos videojogos na saúde dos adolescentes.”)
Desenvolvimento
- explicação do assunto da notícia detalhadamente, de maneira a que colegas de turma entendam do que se trata e aprendam algo de novo com o que é apresentado
- aspeto mais curioso/interessante da notícia e explicação desta escolha
- transcrição de algumas frases que considerem mais apelativas e que tenham captado a vossa atenção
Conclusão (último parágrafo)
- reflexão pessoal sobre a notícia lida e apresentada, reforçando o que aprenderam com ela e se contribuiu para conhecermos melhor o problema de saúde em questão
6. Submissão do texto criado em formulário próprio para posterior revisão. Acede aqui.
7. Apresentação dos trabalhos em contexto de turma, seguido de discussão/debate (poderá ser usado o espaço da biblioteca escolar).
8. Criação de um mural (Padlet) de turma, no qual deverão ser publicados os memes elaborados por cada par, acompanhados da apreciação crítica e da hiperligação para o texto fonte.
9. Publicação do trabalho coletivo final no blogue da Biblioteca Escolar António Ferraz e nas redes sociais da Escola Secundária de Barcelinhos.