European islands and Ile de France

O projeto Erasmus+ “As ilhas da Europa e a Île-de-France” surgiu a partir de um convite do Lycée International de l'Est Parisien. Esta é uma escola secundária geral, na região de Paris (França), que oferece cursos internacionais. Por estar no centro da Europa, em Île-de-France (literalmente, “ilha de França”, designação da região administrativa que abrange Paris e a sua periferia), pretende trocar experiências com territórios mais isolados e que resistam aos obstáculos geográficos do continente.

O projeto desenvolve-se a partir do trabalho na plataforma eTwinning, sob o tema "Un musée virtuel: Île-de-France et Îles d’Europe", incluindo mobilidades de grupos de alunos de curta duração no âmbito deste tema. Deste modo, realizam-se mobilidades da escola francesa aos Açores e a Ibiza, de uma escola espanhola a Paris e da nossa escola também a Paris. Por sua vez, uma escola da Guiana Francesa participará no projeto apenas em atividades à distância.

DESAFIOS/ FINALIDADES

A questão da saúde mental e do bem-estar dos jovens é um verdadeiro desafio. A crise de saúde que temos atravessado intensificou algumas ansiedades entre os alunos, que pensamos poderem ser minimizadas através de práticas artísticas e criativas. Por outro lado, o facto de vivermos afastados fisicamente do espaço continental europeu cria um afastamento "sentimental" relativamente ao mesmo. Assim, a Europa é vista como uma entidade distante, externa, e não como uma comunidade da qual a nossa ilha faz parte integrante.

O projeto visa encontrar alguns elementos de resposta a estes desafios. Assim, pretende-se criar um museu virtual a destacar as artes tradicionais das "ilhas" europeias: Açores, Île-de-France (França), Ibiza (Espanha).

Os desafios que se pretende ajudar a enfrentar são:

1.  Melhorar o bem-estar dos alunos através de atividades artísticas e criativas. Os alunos terão oportunidade de experimentar e partilhar com os colegas dos países parceiros práticas artísticas diversificadas, vivenciando momentos de lazer e bem-estar.

 

2.  Desenvolver nos nossos alunos um sentimento de pertença europeia. O projeto eTwinning e as mobilidades irão criar momentos de partilha entre jovens europeus que não cruzariam caminhos de outra forma.

 

3.  Mobilizar a comunidade educativa para a participação em projetos europeus e a colaboração com parceiros internacionais. Partindo da valorização de um Clube Europeu na escola, a nossa organização, alunos e parceiros emergiriam deste projeto enriquecidos pelas estreitas ligações criadas entre os alunos durante a sua implementação, pela descoberta de outras regiões europeias, trabalhando para a cooperação inter-regional e contrariando o afastamento geográfico.

OBJETIVOS DO PROJETO

1.  Criar um museu virtual;

2.  Desenvolver um sentimento de pertença à Europa;

3.  Participar em atividades artísticas e criativas;

4.  Motivar a escola para temas e projetos europeus.


PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES

Os participantes serão selecionados até 20 de janeiro de entre os alunos do secundário que manifestem interesse em participar no projeto através de candidatura e que satisfaçam as seguintes condições, indicadas por ordem de prioridade:

1ª – inscrição no Clube Europeu;

2ª – participação nas atividades do projeto eTwinning associado;

3ª – beneficiário de ação social escolar.