8 h - 9 h
Credenciamento e café
9 h
9:30 h
10:30 h
11:30 h
12:00 h
Almoço e Visitação aos Estandes e Exposições
13:30 h
15:30 h
16:00 h
17:00 h
18:00 h
08:00 h
Credenciamento e café
08:45 h
09:00 h
10:00 h
11:00 h
12:00 h
Almoço, Visitação aos estandes e Exposições e Deslocamento
14:00 h
Local: Estação Experimental da Epagri de Ituporanga - EEITU
Endereço: Est. Estrada Geral Lageado Águas Negras,453 - https://maps.app.goo.gl/fFjCAurF664TzaRb9
Estações temáticas: Plantas para adubação verde e cobertura do solo, tanto para o verão quanto para o inverno. Conheça as espécies e as possibilidades de misturas. Saiba mais sobre as máquinas para plantio direto, avaliação qualitativa do solo e manejo para controle da erosão. Instrutores: Lauro Kruvald, Álvaro Mafra (UDESC), André Rech (RAIX), Leandro do Prado Wildner, Claudinei Kurtz, Édio Zunino Sgrott, Jucinei Comim (UFSC), Fábio Satoshi Higashikawa, Júlio Cesar Ramos, Iara Karine Zimmerman
Atendendo à vocação da região, a EEITU tem forte foco de pesquisas em cebola. Graças ao trabalho da unidade, a produtividade no Estado saltou de 8t/ha para mais de 30t/ha nos últimos 30 anos. Batata-doce, hortaliças em sistema protegido e adubação orgânica também são destaques em sua linha de pesquisa.
No terceiro dia do evento serão oferecidos 5 roteiros. Os pontos de encontros serão direto nos locais das atividades. Consulte o tempo de deslocamento do seu local de origem até o destino escolhido para organizar os horários de saída.
Roteiro 1 - Dia de Campo Pecuária Sustentável
Local: Município de Dona Emma (SC)
Início: 13:30 h
Afinal, como a proposta da Epagri para pecuária pode ser uma estratégia de conservação do solo? Nesta tarde de campo vamos mostrar para você o impacto de um planejamento forrageiro, da sobressemeadura e da correta implantação de pastagens perenes em otimizar a utilização do terreno, com responsabilidade produtiva, resiliência ambiental e viabilizando renda e a permanência de jovens no campo.
Roteiro 2 - Conheça a Apremavi
Local: Município de Atalanta (SC)
Período: das 9:00 h às 16:00 h (Poderá optar por realizar a visita somente no período da manhã ou tarde)
Almoço por adesão a custo de R$ 40,00.
Para aproximar a população da natureza e conscientizar a comunidade sobre as causas socioambientais e climáticas, há vários anos a Apremavi realiza visitas guiadas pela sua sede, localizada aos pés da Serra do Pitoco, na comunidade de Alto Dona Luiza, em Atalanta (SC). O tour passa pelo Centro Ambiental, um edifício construído em 2013 com a ajuda de inúmeros parceiros da região do Vale do Itajaí, pela Trilha da Restauração, onde são exemplificadas diferentes técnicas de condução da restauração ecológica, e pelo Viveiro Jardim das Florestas, um dos maiores viveiros da região Sul e também um polo tecnológico quando o assunto é produção de mudas nativas da Mata Atlântica. No período da tarde, será visitada a RPPN Serra do Pitoco e o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, onde há belas cachoeiras.
Roteiro 3 - Propriedade com mais de 15 anos de SPDH
Local: Município de Angelina (SC)
Período: 9:30 h às 12:00 h (ponto de encontro da Praça Central de Angelina, próximo a padaria).
Almoço por adesão, valor aproximado R$ 35,00.
A família de Alexandre Hoffmann, estabelecida na comunidade de Mato Alto, pratica o SPDH há mais de 15 anos no cultivo de brássicas, cucurbitáceas e outras olerícolas. São muito rigorosos na rotação de cultivos e no cultivo de plantas da biodiversidade. Avaliações da qualidade do solo apontam para atributos comparáveis à condição natural da mata, aliado ao ótimo rendimento das culturas.
Roteiro 4 - Plantio direto nas áreas de lavouras de tabaco
Local: Município de Ituporanga (SC)
Período: 9:00 h às 11:00 h
O Camalhão Alto de Base Larga é uma prática conservacionista associada ao sistema plantio direto, preparo reduzido do solo e preparo convencional do solo. Será visitada uma propriedade na comunidade de Águas Negras, que trabalha com plantio direto nas lavouras de tabaco e visita a um experimentos com várias gramíneas utilizadas como plantas de cobertura. A visita terá estações temáticas e será conduzida por Juliano de Jesus e Angélica Westphal Buchweitz difusores de tecnologias da BAT Brasil e José Eloir Denardin, Pesquisador em Manejo e Conservação do Solo e da Água na Embrapa Trigo.
Roteiro 5 - Sistema Plantio Direto de Grãos
Local: Município de Presidente Getúlio (SC)
Período: 9:00 h às 11:00 h
Observações in loco da consolidação do sistema de PD com estabelecimento de diferentes plantios de mixes de cobertura. A visita será na localidade de Serra dos Índios e terá a participação de Cleverson Pozzebon - Assessor técnico com ênfase em sistema de produção de cultivos anuais no Paraguai, e Laercio Dalla Vecchia, produtor rural no município de Mangueirinha, Paraná. No ano de 2020 venceu o 12° Desafio Nacional de Produtividade do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), alcançando produtividade de 118,82 sc/ha.