JOSÉLIA RAMALHO VIEIRA
Doutora em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2017), é professora adjunta do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba -UFPB, possui mestrado em Música (Práticas Interpretativas – Piano-2006); Bacharelado em Música (Habilitações: Violoncelo e Piano) todos pela UFPB. Foi integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba (1984-2006). Atualmente desenvolve atividade intensa como professora e pesquisadora, é líder do PianoLab - Grupo de Pesquisa em Piano, Música, Educação e Cooperação.
Coordenadora do Laboratório de Pianos da UFPB (PianoLab) onde são desenvolvidas as disciplinas de graduação de “Piano complementar” (em grupo), as atividades de extensão com diversos cursos para a comunidade interna e externa e a colaboração com o Polo de Piano do Programa de Inclusão através da Música e Artes – PRIMA (um dos 24 polos de ensino de música mantido pelo Governo da Paraíba). A aprendizagem cooperativa no ensino de piano em grupo é o eixo condutor de todas essas ações. No âmbito camerístico, integra o grupo DUAS junto com Teresa Cristina Rodrigues, violoncelista, com um repertório voltado para música de câmara brasileira. Tem interesse na vida e obra do compositor paraibano José Siqueira de quem a pesquisadora é sobrinha-neta. Em 2010 lançou o CD – José Siqueira música de câmera, fruto de suas pesquisas e de seu longo interesse pelo compositor e, em 2019-2020, colaborou com a pesquisa musical e produção local para o longa documentário “Toada para José Siqueira” com estreia na 13a edição do In-Edit Brasil 0 Festival Internacional de Documentário Musical (16 a 27 de junho de 2021). O filme sobre a vida do compositor, tem como diretores os cineastas Rodrigo T. Marques e Eduardo Consoni (produtora paulista Complô).
ANDRÉ CASTRO
Natural do Rio de Janeiro, é Licenciando em Música pela Universidade Federal da Paraíba, (habilitação piano), integra a equipe do PianoLab/UFPB sob a orientação da professora Josélia Ramalho Vieira, sendo aluno voluntário de ações do PianoLab, como a parceria com o Projeto de Inclusão através da Música e das Artes – PRIMA e pianista do Grupo PIA-NÓS.
LÍVIA FIGUEIREDO
Natural de João Pessoa, é aluna da licenciatura em Música na Universidade Federal da Paraíba, (habilitação piano) e integra a equipe do PianoLab/UFPB desde 2018, sob a orientação da professora Josélia Ramalho Vieira. Trabalhou 2 anos como bolsista de extensão atuando no Polo de Piano do PRIMA, no SAPIC, na extensão da UFPB e no grupo PIA-NÓS.
EDMILSON FALCÃO
Graduado em Composição com Habilitação em Regência pela Faculdade STBNB, Recife/PE (2001); Possui Licenciatura e Bacharelado em Piano – UFPB (2016, 2017); Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Arte: Arte Visual, Música e Movimento – FAEL (2021). Atua como Ministro de Música (Mestre de Capela) da Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa dede o ano de 2001, dirigindo o departamento de música da instituição; atuando como regente de coros; regente de camerata instrumental; como pianista. Exerce a função de professor do Polo de Piano do Prima (2018) – Programa de Inclusão através da música e das artes.
JOÃO PEDRO SANTIAGO
João Pedro Santiago, natural de João Pessoa, é aluno da Licenciatura em Música na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integra a equipe do PianoLab/UFPB desde 2023, sob orientação da Profª Drª Josélia Ramalho Vieira. Iniciou os estudos em música de maneira autodidata, aos 7 anos. Na adolescência, teve as primeiras aulas de piano no Polo de Piano do PRIMA, com o professor pós-graduado José Edmilson. Posteriormente, ingressou como aluno da extensão no curso "Piano para alunos avançados" na UFPB, sob orientação da professora Josélia, sendo seu aluno até hoje. Em 2023 foi aprovado no PSCE de música da UFPB. Atualmente, é membro bolsista do PianoLab, atuando como professor de teoria e piano no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, e no curso de extensão "Ensino de Piano em Grupo (EPG): teoria e prática do PianoLab/UFPB".