Avalie a informação

Ferramentas e tutoriais para avaliação de fontes e checagem de informação

“Em um mundo cada vez mais globalizado, as pessoas são bombardeadas por informações por todos os lados. E a velocidade da informação se torna sinônimo de poder. Se, por um lado, a comunicação é democratizada, permitindo acesso a novos conteúdos, por outro, o compartilhamento cada vez mais rápido da informação pode contribuir para a propagação de notícias falsas, fora de contexto, com erros e até mesmo mentirosas.” (Agência Lupa)

Os materiais abaixo têm como objetivo auxiliar você a checar informações e combater a desinformação.

Tutoriais de checagem

FabioFato_AosFatos.pdf

Fabio Fato

O dia 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira. Sendo assim, nada mais justo que o dia 2 ser conhecido como o Dia Internacional da Checagem de Fatos! Para celebrar a data, a agência Aos Fatos, em parceria com a IFCN (International Fact-Checking Network), produziu um manual em quadrinhos chamado Fabio Fato Não Dá Mole Para Notícias Falsas, com sete dicas para você descobrir se uma informação é ou não é verdadeira.

Vaza Falsiane!

Vaza, Falsiane! é um curso online gratuito de iniciativa de três amigos, jornalistas e professores universitários. De 2016 a 2018 eles mergulharam no estudo das fake news, investigando as melhores formas de produzir conteúdo sobre o assunto para um público amplo. Nesse período, foram incubados pela ONG Repórter Brasil e venceram um edital de financiamento do Facebook.

Fake ou News?

O projeto “Fake ou News”, uma parceria do Canal Futura e da Agência Lupa, com o apoio do Google, tem como objetivo auxiliar os jovens a checar informações e combater a desinformação. A plataforma reúne conteúdos sobre temas como “Por que checar antes de publicar ou compartilhar uma informação?”, “Será que essa informação está dentro do contexto?” e “Nem tudo que se vê (e se ouve) é real. E agora?”.

Outros materiais sobre verificação e confiabilidade

MMToolkit_Devo Compartilhar.pdf

MM Toolkits: devo compartilhar?

Esse interativo do projeto MídiaMakers conduz a uma reflexão sobre as informações que recebemos nas redes sociais, e ajuda a avaliar se devemos compartilhar.