Abaixo, uma redação que contém reflexões a respeito da importância do estudar...
As noções presentes no texto são chamadas de Ideias-Força, porque, como o nome já diz, são reflexões e inspirações muito fortes. Elas podem até servir de inspiração para outros jovens estudantes!
Desde que frequento a escola, poucas vezes me perguntava o porque disso, "porque ir?" ou "porque aprender", mas nunca levei a diante, pois amo estudar. Esse ano nos aprofundamos nas ideias-força, são elas a de Alexandre Dumas, A de Friendrich Nietsche, a de Antoine de Saint-Exupéry.
A de Alexandre Dumas vem do livro "O Conde de Monte Cristo", onde lá ele ressalta que "a única coisa que não te pode ser roubada é o conhecimento. Ele trata o conhecimento como um tesouro, nosso maior tesouro
A de Nietzsche diz que nós "devemos estudar para nós mesmos", e também que "devemos estudar por amor". Isso está no seu livro "Escritos sobre educação"
Já a de Antoine de Saint-Exupéry saiu de seu livro mais famoso, o clássico "O Pequeno Príncipe", onde lá ele diz que "nunca devemos abandonar uma ideia"
Pedro Demo, sociólogo brasileiro por sua vez diz no seu livro "Educar pela pesquisa" que "estudar é modo de vida"
Normalmente, se você pergunta para um estudante o porque de ele estudar, ele provavelmente vai responder que é por obrigação ou para ter um bom salário, e na minha opinião é também por um bom salário (no mundo que vivemos precisamos de um bom saldo bancário, e bons empregos giram em torno de muito conhecimento), mas também porque gosto de aprender coisas novas, gosto do ambiente escolar, dos professores, das matérias e das pessoas. Admito que a escola e os estudos nos preparam e nos moldam para a vida adulta, nos ensinando muitas coisas úteis, como cálculos, socialização, cultura e etc. Concluo que sim, os estudos são importantes e concordo (e acho que me encaixo mais, com a frase de Pedro Demo, estudar é como um estilo de vida, você escolhe seguir ou não ele, e não importa o seu incentivo, seja ele salarial ou intelectual