Nascimento            da 

    Ciência

Abaixo, meu texto sobre o nascimento da Ciência, que encontra os seus primórdios, no pensamento ocidental, com os gregos...:

 O NASCIMENTO DA CIÊNCIA


   No ano de 2022, quando eu estava no 6º ano, a minha turma aprendeu sobre alguns conceitos que remetem pro nascimento da ciência ; vamos ver alguns deles:

Logo é a razão e lógica grega, logos é lógica por trás de um argumento. Os antigos gregos passaram a abandonar o Mitos ( conceito que os antigos gregos utilizavam para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza) e começaram a acreditar no “Logos”  e aí começou o início da ciência.

Arché, a Arché  é a essência de algo o que traz o âmago(parte mais íntima ou fundamental) das coisas, aquilo que a de mais profundo em algo. No caso Tales de Mileto, por exemplo, a água era um elemento puro, e a partir dela podia-se criar várias coisas: início, meio e fim.

Kosmos, os gregos antigos acreditavam que o “Kosmos” remete a natureza, a beleza que existe na natureza. “Kosmos é um termo que designa o universo em seu conjunto, toda a estrutura universal em sua tonalidade, desde o microcosmo ao macrocosmo”.

A Physis é  a natureza dos gregos ou a “alma” do planeta, diferente do Kosmos a Physis não é a beleza da natureza e sim à própria natureza, logo deduzimos que a Physis contém o kosmos ou a natureza contém beleza.

O Phátos é o espanto, curiosidade, interesse que fez  os gregos irem em buscas de respostas e aí  surgiu o nascimento da ciência.

Na minha opinião eu acho que todos esses conceitos estão ligados pois  primeiro surgiu o Phátos (a curiosidade)  depois os gregos começaram a abandonar o pensamento mistico e  a acreditar mais na "realidade"  começou   a surgir a Arché (a essência)  e acho que logo após disso começou a surgir a Physis (nome dado à natureza) e daí surgiu  o conceito de Kosmos( beleza da natureza).