Ideias-Força!

Abaixo, as minha reflexões sobre o ato de estudar.

As  noções abaixo são também chamadas de Ideias-Força porque são reflexões muito profundas, que podem até servir de inspiração para outros jovens estudantes!

 POR QUE EU ESTUDO?

O poder do conhecimento


  Atualmente estou no 7° ano do ensino fundamental, e já aprendi, estudei e fiz muitas coisas de vários assuntos diferentes, indo de matemática e português até Artes e Dança. Tenho meus motivos para me esforçar nos estudos assim como a maioria das pessoas, que querem um bom trabalho no futuro, um salario legal ou uma faculdade dos sonhos, eu também desejo tudo isso, mas meu foco principal é o conhecimento. Uma vez um escritor muito famoso disse “A única coisa que não nos pode ser tirada é o conhecimento.” (Alexandre Dumas 1805 - 1870). Eu concordo com ele, já que podem tirar tudo de qualquer pessoa, e nem tudo dura para sempre, mas o conhecimento só evolui e não podem roubar isso. 

 Falta só mais alguns anos para o meu ensino médio, e sinto que só estou progredindo, a cada ano me esforço cada vez mais por notas boas, não que eu ligue apenas para notas, mas quanto melhores as minhas notas é melhor a chance de eu passar de ano e continuar aprendendo assuntos novos. 

  “Nunca devemos esquecer nossas perguntas” (Saint - Exupéry (1900-1944)) De acordo com Saint-Exupéry nunca devemos esquecer nossas perguntas, e tem uma pergunta que eu faço a eu mesma: “Por que eu estudo todos os dias? Pra que serve isso?”, pensei bastante a respeito, e então me deparei com a seguinte frase: “Estudar é modo de vida” (Pedro Demo (1941-)). Estudar realmente é um modo de vida, estamos sempre estudando, não importa se está na escola, faculdade ou trabalho, sempre aprendemos coisas novas e curiosidades sobre qualquer assunto. 

  No final, vi que realmente estou estudando por conhecimento, o poder que o conhecimento dá é incrível, por isso, como Friedrich Nietzsche disse uma vez “ Não devemos estudar para o estado [ou mercado (de trabalho)]. Devemos estudar para nós mesmos). E é por isso que eu estudo.