7 de Abril: Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

  A fluência no ambiente da internet, seu domínio  e conhecimento, trazem  segurança e mais confiança no uso. Saber pesquisar, proteger dados e pensar criticamente o uso das ferramentas precisa ser uma preocupação na hora do acesso.

Conheça, através do site, links, materiais e ações que vem sendo promovidas pela UTE-SMED para tratarmos do assunto.

Em abril, em parceria com a Drª Gabriela Amato Teixeira, os Professores Articuladores terão início a uma formação sobre Educação Digital para poder organizar em suas escolas moemntos de reflexão e trocas sobre o tema.

Convidamos a todos a contribuírem com o trabalho e se você gostaria de compartilhar algum material produzido sobre o assunto, nos contate pelo email utesmed@educar.poa.br



O Que é Cyberbullying?

De acordo com o Unicef, órgão que pertence à Organização das Nações Unidas (ONU), o cyberbullying acontece quando o bullying ocorre por meio das plataformas digitais, como redes sociais ou mensageiros. Na prática, são atitudes realizadas repetidamente por um indivíduo, com o objetivo de humilhar ou intimidar outra pessoa. 

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/o-que-e-cyberbullying,1185f3bc25851eb5946865b221d06ec5w2trsaq7.html

Educação Digital Compassiva

A educação compassiva trabalha com o princípio básico de que o psicológico vai estar sempre atrelado ao ser humano, independentemente de onde ele esteja e o que esteja fazendo, online ou offline. Dessa forma, ao treinar a inteligência interpessoal desde muito cedo, a criança consegue ter mais controle de problemas como a ansiedade e atenção. Uma solução para esse problema é a Educação Compassiva, que enriquece mais ainda a vida estudantil da criança, tendo um foco maior em sua inteligência interpessoal. A empatia, cidadania, resiliência e direitos fundamentais necessitam são as chaves para uma adequada Educação Digital. Educar digitalmente não se trata apenas de ensinar a  usar as tecnologias, mas instrumentalizar para o uso ético e cuidadoso do ambiente digital, formando um cidadão capaz de refletir sobre suas ações no mundo virtual.


 fonte: www.terra.com.br/noticias/brasil-e-o-2-pais-com-mais-casos-de-cyberbullying-no-mundo-segundo-pesquisa,35ba9c6294b9001064c48b892eb65cfdvn0vwms8.html 





Queremos compartilhar materiais que possam subsidiar ações sobre o assunto junto aos estudantes. 

Abaixo postamos a Lei Municipal 13.239 que trata sobre educação digital, o material compartilhada com a rede em 2022 pela Drª Gabriela Amato Teixeira e o E-book de Cidadania Digital elaborado pelo setor de Tecnologia e Inovação da SMED em 2022.



Ensino Digital_4517_ce_377112_1 (1).pdf
Bullying e Cyberbullying_gabriela.pptx.pdf
Ebook Cidadania Digital Apresentação (4).pdf

Confira mais algumas dicas de ferramentas:

MPONSITEbullying