O Nascimento da Ciência

A ciência encontra os seus primórdios, no pensamento Ocidental, com os gregos. Apresento em seguida um texto que fala um pouco sobre isso...:

                                                                O Nascimento Da Ciência 


  A muito tempo atrás filósofos gregos buscavam descobrir os princípios fundamentais da natureza humana, da política, da realidade, do conhecimento e de questões metafísicas.

      E nesse texto vou falar de alguns conceitos gregos que deveriam ser adotados para mudarmos nosso modo de estudar e talvez até de viver nossas vidas. 

   Primeiro vou falar sobre o conceito de “Logos”, o conceito de Logos é complexo porém fundamental na filosofia. O Logos é muito importante para compreender a natureza da realidade, ele normalmente é relacionado à razão, à busca pela verdade, à linguagem, à lógica, à ética e a ciência. Ele pode ser representado como a capacidade de raciocínio, a palavra e também a lógica.

     O segundo conceito que vou explicar é o conceito de Arché, a palavra Arché vem do grego antigo e o significado dela é o “princípio”, ”causa”, ou até “origem”. Para os Pré-socráticos(“filósofos da natureza”) representava o princípio fundamental da formação do universo. Esse termo também pode ser traduzido como “elemento primordial”.

    O terceiro conceito será “Kósmos” que significa tanto “ordem” quanto “harmonia”. Ele se refere ao universo como um todo. O Kósmos é dividido em microcosmos( que inclui o homem como parte do universo e também inclui partículas subatômicas e átomos) e macrocosmos ( representa a totalidade em vez de apenas uma parte ou reflexo ). Kósmos também está associado a “beleza” e “organização”.

     O quarto conceito é a “Physis”, a Physis é uma palavra de origem grega, ela se refere à natureza ou ao mundo natural. Para os filósofos Pré-socráticos, a Physis representava a ordem essencial e a substância oculta de todo o universo.

     E o último conceito é o “Phátos”, a palavra phátos tem diversos significados e conotações. O Phátos é o impulso que nos leva a buscar conhecimento, a curiosidade que nos motiva a investigar, analisar e aprender. É algo que guia tanto a evolução da ciência quanto o nosso aprendizado diário, nos incentivando a desvendar os segredos que nos cercam.