SARAU MÚSICA & POESIA
EM CASA
PRIMEIRA EDIÇÃO
Uma idealização dos professores, Glauco Barros, Rafael Pagung e Sandra Raquel Pegnor
PRIMEIRA EDIÇÃO
Uma idealização dos professores, Glauco Barros, Rafael Pagung e Sandra Raquel Pegnor
Nosso Sarau seria no espaço físico da Escola, como um dos eventos a serem realizados dentro das disciplinas Projeto de Pesquisa e Música. Diante da Pandemia fomos privados desta realidade, mas com a possibilidade de fazermos diferente, criamos o Sarau Música & Poesia EM CASA. Convidamos você e sua família a assistir cada apresentação de nossos alunos. O Sarau online te oferece a possibilidade de contemplar cada apresentação no seu tempo, com a comodidade do seu lar.
Música: Tourdion (século XV ao XVI - Surgiu na França, também foi executada para dançar nos bailes da época).
É uma música/dança viva, de natureza similar à galharda e popular no meio do século XV na corte da Borgonha até ao fim do século XVI em todo o reino da França.
Todo evento, possui uma abertura, e sempre contamos com convidados especiais, nosso Sarau tem como convidada a musicista Karla Barros de Lacerda Fafá, Graduada em Música (violino) pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou em diversas formações musicais de câmara, como Sarau Moderno (participando como instrumentista na pesquisa sobre o congo do Espírito Santo, sob coordenação da Prof. Threzinha Dora), Orquestra de Câmara da Universidade Federal do Espírito Santo, Orquestra de Câmara da FAMES, Vitória Sinfonieta, Conjunto Quem Não Chora Não Mama (participando como instrumentista no trabalho desenvolvido sobre o choro capixaba, sob coordenação do Prof. Fernando Secomandi), integrante do conjunto de cordas do grupo Roupa Nova em sua turnê pelo ES, nos trabalhos Roupa Acústico e Roupa Acústico 2. Desenvolveu trabalho “O relaxamento como possibilidade de desenvolver a concentração: uma experiência com alunos da EMES (Escola de Música do Espírito Santo)”. Participou de diversos festivais de Música em Campos (RJ), Nova Almeida (ES), Domingos Martins (ES) e Alegre (ES). Participou da montagem da ópera Il Campanello; do evento Invade MAES do Museu de Arte do Espírito Santo com a performance “14 Minuntos”; do encontro de música barroca Glória à Música Antiga (SESC Glória). Integrante da orquestra das missas de encerramento da Festa da Penha (2014 à 2016). Participou da gravação do CD Modinhas do Brasil com o Conjunto Vitória Antiga. Atualmente atua no Conjunto de Música Antiga da FAMES (música barroca), Vitória Antiga (música barroca) e Trupe Barroca.
Allan Dyoni Dehete Many
Me chamo MATEUS KNAAK GABRECHT , estudo no no 7° Ano do ensino fundamental.
Escolhi essa música para tocar, pois foi uma das primeiras que aprendi .
Gosto muito de tocar, me faz bem e levo alegria aos que escutam.
Nomes: Martha Mariana Pereira Schaffel e Pedro Henrique Furtado Kruger
Ano que estuda:Segunda série do Ensino Médio.
Nome e autor da música escolhida: Me conta da tua janela - Anavitória
Nossa escolha foi essa música pois creio que era o que muita gente esperava de tudo isso que aconteceu, que as pessoas dessem mais valor a quem está ali do lado sempre e que elas percebessem que a natureza não foi feita para nós e sim que nós coexistimos com a natureza, "Que nós e o chão somos a mesma coisa". E apesar de não ter tido tal retorno queríamos lembrar que não devemos nos desesperar, "Acalma esse teu peito aflito" que a mudança do mundo começa por você e que se cada um fizer a sua parte pensando no que a música fala poderemos juntos tornar o mundo um lugar melhor, "Pro mundo inteiro se curar".
Fale um pouquinho da sua vida artística:
Martha: Desde sempre gostei muito de cantar e nos últimos anos venho aprendendo a tocar vários instrumentos também: Violão, Flauta, Eufônio, Teclado. Espero a cada dia aprender mais e mais e não quero nunca deixar de lado essa minha vontade de cantar, quero cada vez mais aprimorar minhas técnicas e poder compartilhar e ajudar outras pessoas a encontrarem o seu Eu artístico assim como nós.
Pedro: Sempre tive pouco contato com música, gostava apenas de ouvir, mas aos 11 anos tive meu primeiro contato com ela, isso foi quando comecei a tocar violão, e a partir desse instrumento, comecei a aprender outros, então decidi me dedicar muito mais a música, e nos dias atuais aprendi a tocar muitos instrumentos, e pretendo aprofundar meus conhecimentos teóricos e práticos cada vez mais, e poder passar isso adiante.
Me conta da tua janela...
Sou ,Jordana Turial , estudo na primeira série do Ensino Médio,apresento Trevo, de Ana e Vitória, escolhi essa música porque acho ela alegre e que transmite uma mensagem muito bonita, que é a sorte que temos de estar junto a quem amamos e principalmente a falta que um abraço faz nesse momento em que estamos passando!
Bom eu não tenho uma vida artística estou começando agora a aprender e desenvolver melhor o que eu mais gosto de fazer que é cantar, ainda tenho muito que aprender!
Me Chamo FERNANDA HAMMER ANTONIO , estudo no 4 º ano do Ensino Fundamental, declamo para vocês o Poema MOTIVOS de Cecília Meireles.
Eu canto porque o instante existe...
Ingrid Vorpagel Kalke
Estudo no 4° Ano
Nome da música: Hey, Pai de Isadora Pompeo e Marcela Taís
Escolhi essa canção por falar sobre o amor que Jesus tem por nós, por nunca nos desamparar, Ele sempre nos levanta, sustenta e nos fortalece.
Comecei a fazer aula de teclado aos 6 anos e até hoje venho aprimorando meus estudos.
Me chamo, Yasmin Vilwock Pachêco, estudo no 5 º ano .
A música escolhida foi, Brilha brilha estrelinha de Jane Taylor .
Optei por essa canção pois gravei enquanto o sol se punha,e achei que combinaria com o pôr do sol
Fale um pouquinho da sua vida artística: No início,quando a coordenadora da escola avisou em nossa sala sobre o projeto,eu não quis participar,mas minha mãe viu sobre o projeto no celular dela,e me disse que se eu quisesse,poderia participar.
Então,alguns dias depois,eu já tinha feito minha inscrição.
Eu escolhi o Clarinete,porque pensei ser muito fácil de tocar,e achei o instrumento muito lindo.
Estou amando muito tocar Clarinete,e espero continuar tocando para sempre.
Anna Clara Vieira Moreira;
5º ano;
Escolhi a música, Hey pai de Isadora Pompeo;
Essa letra fala sobre pai, por isso minha escolha.
Eu adoro cantar, tocar ...me inspiro em meu pai que canta e toca. Faço aula de violão, ukulele e trompete.
Me chamo, Frederico Gomes Klug , estudo no 4º ano. Escolhi a música, Deus está aqui, música religiosa. Minha escolha foi por achar uma música bonita para iniciantes no teclado.
Iniciei um curso de teclado em julho de 2019 e por causa da pandemia não voltei.
Me chamo Miguel gabrecht Schwanz, sou aluno do 5º Ano, escolhi a música, Pronto para ouvir de Autor desconhecido, acho essa canção linda, a letra é religiosa.
Fazia aula de violão com o professor Bruno Stainmüller e agora por causa da pandemia estou parado. Mas continuando em casa.
Me chamo Renilson Ferreira Nunes, nossa apresentação em família com, Italo Igor Luiz e Matheus Luiz . Estudo na primeira série do ensino médio
Escolhemos a música Aleluia de Rufus wainwright.
Toco violão desde meus 11 anos e gosto muito , toco na igreja e em alguns lugares que me chamam .
Sou, Warley Augusto Gerke, estudo na terceira série do Ensino Médio. Minha música escolhida foi Believer / Imagine Dragons, eu escolhi ela pois ela foi umas das minhas primeiras músicas .
Bom, eu toco piano há 8 anos mais ou menos, tenho treinado um pouco menos nessa pandemia, mas quero treinar mais, e eu amo esse instrumento.
Me chamo Raquel Lagasse Gumz, sou estudante da segunda série do Ensino médio. O nome do compositor da música quero louvar- é Renato Suhett. Optei por cantar ela em pomerano pois faço parte da cultura. Deixarei a tradução a baixo:
1.Quero louvar- te sempre mais e mais, quero louvar- te sempre mais e mais. Buscar o teu querer, tua graça conhecer, quero louvar- te.
As aves no céu cantam para ti, as feras do campo refletem teu poder. Quero cantar, quero levantar as mãos a ti.
2.Quero amar- te sempre mais e mais, quero amar- te sempre mais e mais. Buscar o teu querer, tua graça conhecer, quero amar- te.
3.Quero servir- te sempre mais e mais, quero servir- te sempre mais e mais. Buscar o teu querer, tua graça conhecer, quero servir- te.
A tradução foi feita pelo coralista Revelino Ponath do coral vozes de fé no qual sou regente.
Minha experiência com a música é grande. Sempre gostei de cantar, tocar, aprender e ensinar. Me sinto parte dessa arte e sou muito grata com o dom recebido de Deus e feliz em poder compartilhar ele com outras pessoas.
Me chamo Selenna Vitória Zibell , estudo no 7°ano do ensino fundamental II.
Escrevi o poema Pandemia como forma de expressar meus sentimentos durante o isolamento social que estamos vivendo.
Procuro sempre escrever buscando inspiração nos acontecimentos do dia a dia.
Nós, Glauco, Rafael e Raquel queremos agradecer a convidada Karla Barros de Lacerda Fafá, por sua participação encantadora, altruísta e inspiradora em nosso sarau, também por ser, a partir de agora, mais uma motivação para nossos alunos.
Nossos agradecimentos ao Gestor Allan Dyoni Dehete Many e toda equipe escolar pelo apoio de sempre.
E de forma muito especial, agradecer a cada aluno e família que se dispuseram em doar de forma tão generosa, um pouco do seu talento para nos presentear.
Nosso muito obrigado!
A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia.