ELVIRA NEWS

BEM-VINDOS AO JORNAL DA EEEFM ELVIRA BARROS

Por Glauco Barros da Silva e Sandra Raquel Pegnor

Todos os relatos, fotos, depoimentos e trabalhos expostos aqui nesse espaço virtual serão publicados na íntegra com mínimo de interferência possível dos organizadores. Deixamos bem claro que os conteúdos desse canal são de total responsabilidade dos seus autores e coautores (alunos, pais e responsáveis, professores, funcionários e membros da comunidade escolar do distrito de Serra Pelada – Afonso Cláudio- ES), ou seja, os organizadores apenas postam o que é enviado a eles.

CARTA AO LEITOR

Afonso Cláudio, 14 de julho de 2020.

Olá leitores do jornal online Elvira News!

Já que estamos separados fisicamente sem previsão de voltar ao convívio normal, sinto a necessidade de conversar e abrir meu coração. Amei a ideia da criação do jornal online Elvira News. Acredito que com esse jornal, nós alunos, professores todos os envolvidos com escola Elvira Barros, teremos a chance de estarmos em contato de alguma forma, não só através das atividades enviadas pelos professores mas também notícias da escola e de todos que estão em casa.

Quero agradecer aos envolvidos no jornal online pelo espaço destinado aos leitores, pois aqui nossas opiniões serão ouvidas e naquilo que for possível, atendidas.

Venho aqui para parabenizar a equipe pela iniciativa e por pensar em nos aproximar mesmo que de forma virtual.

Apesar da pandemia ainda não ter acabado precisamos estar juntos para que tudo possa passar de uma forma mais tranquila, um ajudando o outro.

Me despeço com um forte abraço a todos os leitores e organizadores, e lembrando sempre FIQUEM EM CASA.

Alunos do 9º ano

FELIZ DIA DO AMIGO!

DIA DO AMIGO

Afonso Cláudio, 20 de julho de 2020.

Escolhemos o Dia do amigo para publicar a primeira edição do jornal Elvira News ( online), na certeza que o espaço escolar tem sua função de transmitir conhecimentos técnicos e científicos; e propiciar o acesso às múltiplas manifestações culturais; e produzir e reproduzir cultura. Porém nele, temos a oportunidade de um convívio social, que nos favorece o crescimento pessoal, onde significamos ainda mais a nossa formação, sendo mais expressivo e muito mais humano. Nele criamos laços, não nós, e esses laços de amizade muitas vezes nos acompanham por toda vida.

Glauco e Raquel

INDICAÇÃO DE LIVRO

O diário de Anne Frank

Pelo professor Glauco Barros da Silva


A jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de longos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados. A força da narrativa de Anne, com impressionantes relatos das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus, faz deste livro um precioso documento. Ele destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida incomum, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento.

ENTRETENIMENTO - Culinária, filme, dicas de viagem, literatura e eventos (8º ano)

INDICAÇÃO DE FILME

O PEQUENO PRÍNCIPE

Pela professora Sandra Raquel Pegnor

Tributo à obra popular de Antoine de Saint-Exupéry, o filme é centrado na amizade entre um excêntrico velho, O Aviador, e uma garotinha bem crescida que se muda, com sua mãe, para a casa ao lado. As experiências do Aviador e o conto das viagens do Pequeno Príncipe para outros mundos fazem a menina e o Aviador ficarem muito próximos, embarcando juntos em uma aventura memorável.

CULTURAL

CULTURA POMERANA

Pomerano é uma língua germânica, antigamente falada nas margens do Mar Báltico, na província da Pomerânia, região que abrangia a Polônia e a Alemanha.

No Espírito Santo ainda temos milhares de crianças com idade entre sete e dez anos que só falam o pomerano. Então a “Nova Pomerânia”, é brasileira. Hoje a língua só é usada em comunidades do Espírito Santo, Rondônia, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Língua presente no Brasil desde 1859 – há 159 anos, portanto – tem hoje, no Espírito Santo, um universo de aproximadamente 120 mil falantes. atualmente a língua pomerana já tem uma escrita e nos municípios mais pomeranos do estado do Espírito Santo já tem aulas de Língua Pomerana através do programa Educação Escolar Pomerana-PROEPO.” (Cf. doc. distribuído no evento, intitulado “Pomerânia”.) As estimativas produzidas pelo autor, apresentadas no I Encontro, acerca daqueles que se auto-intitulam “pomeranos” no Espírito Santo, correspondem a mais de 156.000 pessoas, distribuídas pelos seguintes municípios: Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Vila Pavão, Domingos Martins, Pancas (Lajinha), Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Itaguaçu, Itarana, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Colatina, Marechal Floriano, São Roque do Canaã, Governador Lindenberg e região.

Por Nayara Holz Hofmann - 7º ano

COMIDAS TÍPICAS

São exemplos da alimentação pomerana:

Pães:

Milhabrot ( pão de milho, preparado com batata doce, cará, aipim e fubá de milho branco ou amarelo).

Spitsbuben ( bolo Ladrão)

Kasekuchen (bolo de queijo)

Streuskuchen (bolo com farofa)

Strudel (bolo com frutas)

Biscoitos caseiros de nata, polvilho ou amanteigado.

Comidas salgadas:

Linguiça de carne de boi

Queijo tipo puina e schmierkase (qualhada)

Blutwurst (chouriço feito de sangue e miúdos de porco)

Batata ensopada

Sopas (canja, aipim cozido socado, batata doce socada, sopa com rosca) Comidas doces:

Firsichup (sopa de ameixa)

Comidas doces:

Firsichup (sopa de ameixa)

• Arroz doce

• Banana-nanica assada

• Geléias de frutas da região.

Música: Dona Maria - versão em Pomerano

ATUALIDADE

5º ano

Reportagem na íntegra por...

Lais Vieira e Yasmin Vilwock Pacheco

LÍNGUAS

30 milhões de brasileiros falarão espanhol como segundo idioma em 2025

A influência do espanhol no Brasil não deixa de crescer. Com isso a necessidade dos estudantes, e profissionais brasileiros contarem com essa competência, para demonstrar uma vantagem competitiva para o mercado de trabalho, hoje tão disputado.

O QUE VAI FICAR NA FOTOGRAFIA???

Por Diogo Flegler Kuster 6º ano

Na fotografia está representada a Nina, minha cachorra que foi encontrada abandonada perto da minha casa, ela era desnutrida e tinha muito, muito medo das pessoas e com o passar do tempo ela foi se acostumando com a gente, tratava dela e dava carinho. Hoje ela é muito amada por mim e por minha família, ela se tornou o xodó de nossa casa tento todo conforto possível. Eu gosto muito dela. Ela tem os olhos de cores diferentes e isso chama atenção de todos, ela representa muito amor e cuidado. Farei o possível para sempre vê-la bem.

NOSSO LUGAR

Por Juliane Knaak Kopp

Minha casa

Minha casa fica localizada no Córrego da Rocha, Serra Pelada, Afonso Cláudio.

Minha casa foi construída há 59 anos, em 1961, pertencia ao meu bisavô, passou para o meu avô e depois para o meu pai.

Em 2016 minha casa foi reformada, mas foi mantida a arquitetura original, mudando somente o piso.

Eu e minha família somos muito felizes em nossa casa, minha casa é uma das belezas do lugar onde moro.

NOSSO LUGAR

Por Miguel Dettmann Hilgart

Minha igreja ( Lagoa 1)

A história da Paróquia de Serra Pelada iniciou em 1917, ano em que foi fundado o ponto de pregação de Lagoa I. Este ponto de pregação pertencia à Paróquia de Laranja da Terra.

Em 1927 sentiu-se a necessidade de se formar uma Paróquia, desligando-se da Paróquia de Laranja da Terra. Foi então, que no ano de 1927 surge oficialmente a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Serra Pelada.

Em 30 de agosto de 1928 foi inaugurada a primeira capela, onde hoje é o cemitério Santa Cruz, esta capela existe ainda hoje, mas foi transferida para o pátio da comunidade, e por ser história de nossa Paróquia, atualmente ela foi reformada, mas mantendo a originalidade, e abriga a Secretaria da Paróquia.

O templo e uma das belezas do nosso lugar.

Por Clark Kafler

Sente falta do estar junto.

NOSSA ARTE



Retratando a realidade através de desenhos...



Por... Deyvison Leoni Schineider

Deseja que tudo termine bem.

Diretor: Allan Dyoni Dehete- Many

Reporteres:

Ingrid V. Kalke

e

Rhillary S. de Oliveira


Entrevista com o Diretor

Allan Dyoni Dehete- Many

por Ingrid V. Kalke e Rhillary S. de Oliveira

1 - Fale um pouco sobre sua formação profissional e o que te levou a assumir a gestão da escola?

R: Sou formado em Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade Integradas de Colatina, das várias pós-graduações que tenho uma é em gestão escolar que habilita a trabalhar na direção de escola. Ao longo dos meus 15 anos que já trabalho na educação ,além de dar aula, já trabalhei em vários setores dentro da escola, na secretaria, coordenação, como docente e essa experiência nova na gestão escolar ,ela veio para somar na minha carreira profissional.

2 - Quais foram os principais desafios que você teve ao assumir o papel de diretor escolar?

R: Foram muitos desafios que eu enfrentei, um deles a escola estava sem diretora há três meses, eu já não trabalhava na escola há 3 anos, então também era um desafio novo. Os resultados da instituição não estavam bons, então devido a isso existia uma pressão para que os mesmos melhorassem e graças a Deus eles melhoraram. Ser muito novo é um grande desafio a ser enfrentado.

3 - Como você descreve sua relação com a equipe escolar família e alunos?

R: Minha relação com todos, comunidade escolar, família, alunos e funcionários é muito boa, é embasada no diálogo eu me sinto muito feliz no contato direto com as famílias com os alunos, eu gosto de abraçar, gosto de conversar, de dar atenção esse é o diferencial que o gestor precisa ter, diálogo.

4 - Hoje como educador, você acha que a educação mudou para melhor ou pior? Em relação aos tempos em que você foi aluno.

R: Penso que a educação evoluiu muito, quando eu estudei as informações eram muito difíceis, não tínhamos acesso a pesquisas, novidades e informações como hoje. Acredito que o professor como mediador desse processo também teve que evoluir, diante das tecnologias todos nós tivemos que nos reinventar e dessa forma nossas aulas também precisaram ser inovadas, vejo que a tecnologia surgiu para melhorar aprendizagem.

5- Mediante o momento que estamos vivendo qual o caminho, estratégias, desenvolvidas pela escola para tentar manter os alunos estimulados na aprendizagem a distância?

R: Estamos vivendo um momento totalmente atípico na educação do nosso Estado, do nosso país e na educação Mundial. Precisamos entender a realidade da nossa escola que é diferente de todas as outras, de assim tratar estratégias e ações voltadas para o nosso público. Uma das estratégias que adotamos foi a impressão do material, pois muitos alunos não tinham acesso à internet. Outro foi desenvolver os grupos no WhatsApp porque através deles os alunos e as famílias tem o contato direto com os professores. Nós também enviamos os livros didáticos para casa casa, estabelecemos plantões pedagógicos online, tudo isso para aproximar a escola do aluno e das famílias, nesse período de pandemia. Estimulamos através de um planejamento que visa formular atividades e desafios dinâmicos.

6 - Deixe uma frase ou uma fala, para todos daquilo que você realmente acredita.

R: Eu quero deixar duas frases que são muito relevantes, a primeira é muito conhecida "é na educação dos filhos que se mostram as virtudes dos pais" eu penso que principalmente nesse momento que nós estamos vivenciando a gente a importância do papel da família no desenvolvimento da educação dos nossos alunos. A outra frase é "Feliz é aquele que transfere o que sabe e que aprende o que ensina" nós professores durante todos os dias devemos pensar que transmitimos conhecimento e recebemos conhecimento vindo dos nossos alunos. Somos mediadores mediadores do processo de aprendizagem e conduzimos esse processo aprendendo todos os dias juntos.

CARD DO PRIMEIRO

NA PANDEMIA VIVO NO MEU LAR...

Maria Fernanda L. dos Santos

Foto do lugar mais importante para Maria, seu quarto onde ela é feliz.

Enzo Loose Will

Eu e minha bike, no meu cantinho vivo feliz.

Genikely Carla Grulke

Minha casinha de boneca feita pelo meu pai, aqui sou feliz

CARROSSEL DA SAUDADE


IMAGENS DE EVENTOS DO ANO LETIVO DE 2019...


LOGO ESTAREMOS JUNTOS.


NOSSOS DESTAQUES

Eu adoro estudar

Eu adoro estudar,

E cada professor tem uma matéria diferente para ensinar.

História é especial,

Estudamos o passado para entender o presente, isso é fundamental.

Matemática é importante,

Usamos ela no dia a dia, até na culinária, é impressionante.

Na geografia,

Tem geometria, e também está presente no nosso dia a dia.

Em educação física tem esportes diferentes,

E quando aprendemos ficamos contentes, exercícios físicos fazem bem pra saúde da gente.

O inglês é bem diferente,

Pode ser necessário na vida profissional, de repente.

Ciências é um tanto curioso,

Estuda-la se torna gostoso.

Desde sempre do português você precisou,

E do dicionário palavras você pesquisou.

Em artes temos mais de uma opção,

Podendo participar com nossa criação.

Essa maldita pandemia,

Me tirou a alegria,

De nosso convívio constante,

Mas também está ensinando bastante...

Que na roça, no interior ou cidade,

Desde o início da creche até a faculdade,

Quem ensina de verdade é você professor!

Te agradeço de coração professor!

Que todos descubram o seu valor!

Pois agora sei o quanto que você é importante!

Você nunca será substituído por internet ou todos os livros que tenho na estante!

Quem eu sou e quem serei também será responsabilidade de vocês!

Agradeça ao professor,

Por ensinar com paciência e amor e estar sempre ao nosso dispor!

Dedico esse poema aos meus professores que estão na lida Glauco Barros, Daniela Cruz, Allan Dyoni Dehete-Many, Eder Ramos, Nivaldo Grunewald, Cristina Canal, Sabrina Cassoli, Aline Ott, Valézia Figueiredo, E aos que já passaram pela minha vida! .

Selenna Vitória Zibell - 7º ano

FELICIDADES ...


Desejamos a todos que fizeram aniversário no período que estão em casa, muita vida , saúde e alegrias...

Estamos afastados fisicamente mas a EEEFM Elvira Barros deseja o melhor que a vida possa oferecer a cada aniversariante.