Tem sugestões para nosso site? Encaminhe para pedagogico@bauru.sp.gov.br
Em meados do século XIX Botucatu era Boca do sertão. Na região compreendida entre os rios Tietê e Paranapanema alguns núcleos de povoamento se desenvolviam no sertão paulista. Povoações como São Manuel, Lençóes, São Paulo dos Agudos, Espírito Santo do Turvo e Espírito Santo da Fortaleza são alguns nomes que aparecem no mapa da segunda metade do século XIX.
Bauru aparece em um documento de 1852 da freguesia de Botucatu. Era uma lista de cidadãos aptos a votar “lista de qualificação de votantes”. A freguesia era dividida em quarteirões e Bahuru era o 11º quarteirão. Essas e outras informações você encontra no livro dos professores Amarildo Gomes Pereira e Edson Fernandes: História de Bauru - do início do povoamento aos primeiros anos de emancipação, disponível também nas unidades escolares.
Encontre aqui textos, imagens, vídeos e demais materiais que poderão auxiliar na organização das aulas sobre a história do município.
Ao lado foto de 1938 da Estação Ferroviária de Bauru em construção. Disponível em http://www.estacoesferroviarias.com.br/b/bauru.htm
As fotos acima são da Estação Central Noroeste do Brasil
Proprietário: Prefeitura Municipal de Bauru
Localização: Praça Machado De Mello, 3-95 - Centro
Área do Terreno: Não cadastrado
Área Construída: 10597 m²
Decreto: 8.617 de 28 de outubro de 1999
Processo: 18030/1996
Categoria: Estação Ferroviária
Preservação: Externamente, as suas fachadas (portas e janelas originais de ferro, gradis de ferro, relógio e marquises) frontais e laterais, volume da Gare e telhados, considerando-as integralmente em seu conjunto e internamente o bem deve manter preservado o Saguão de entrada e a Gare.
Histórico: A Estação Ferroviária Central, projetada em 1935 e inaugurada em 1939, fazia jus ao poderio da NOB. Com uma grande estrutura física moderna para os padrões da época o prédio acomodava toda a estrutura administrativa da NOB e o desembarque das três ferrovias, Noroeste, Paulista e Sorocabana. A um custo notável para época (3 mil contos), o prédio pintado em cinza, tinha o mais avançado serviço telefônico da região – 54 aparelhos do tipo automático – e passarelas subterrâneas para conforto e segurança dos passageiros.
Créditos Foto 1: Prédio em construção. Foto de 1938 disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/b/bauru.htm acesso em 15/02/2023
Créditos Foto 2: Foto recente. Disponível em: https://sites.bauru.sp.gov.br/codepac/bem_detalhes.aspx?id=17 acesso em 15/02/2023
Jogando Minecraft com a História de Bauru
Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Docência para Educação Básica propõe como produto um jogo sobre a história do município. A pesquisa é de 2018 e está disponível no repositório da Unesp.
Clique aqui e confira!
Em 2020 tivemos a primeira edição do curso "História de Bauru: produção coletiva e divulgação de material didático" promovido pelo Departamento Pedagógico (DPPPE) por meio da Coordenação de Área de História. O curso tinha como objetivo a organização e construção coletiva de material didático sobre a História e Geografia de Bauru para o Ensino Fundamental I e II. Leitura e interpretação de fontes escritas e fotográficas sobre a história do município, além de estudo sobre as mudanças e permanências históricas e geográficas do município. Como produto final de cada módulo o cursista deveria propor uma atividade ou sequência didática. Esse movimento resultou em um pequeno banco de possibilidades que estará disponível aqui. Clique aqui!
Nossa sugestão é que usem os materiais de forma atenta, de acordo com os objetivos e conteúdos do Currículo e não deixem de dar os créditos aos professores que elaboraram as atividades.