ATIVIDADE 3

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Na atividade 1 aprendemos sobre os átomos, elementos químicos , o que são substâncias, como elas são formadas e a diferenciar seus tipos: Substâncias simples x substâncias compostas.

Na atividade 2 tivemos uma breve noção do que são as MISTURAS a partir do experimento da cromatografia (separação das cores de uma caneta preta).

Agora Nesta atividade 3 vamos explorar um pouco mais sobre as misturas, aprender algumas técnicas muito utilizadas no dia a dia para separar seus componentes, ou seja, isolar suas substâncias formadoras e além disso, compreenderemos todas as características de uma mistura.

VAMOS LÁ ENTÃO?

COMECE ASSISTINDO O VÍDEO ABAIXO

Se você misturar ÓLEO DE COZINHA + ÁGUA notará que será formado uma mistura heterogênea (você enxergará 2 componentes diferentes - água e óleo - e que podem ser fisicamente separados), veja na imagem:

Exemplo de uma mistura heterogênea: óleo +água

Mas...por que a água e o óleo não se misturam?

Você sabia que o óleo de cozinha usado pode contaminar água, solo e a atmosfera?

Descarte do produto no lixo ou na pia traz graves consequências para o meio ambiente. Batata frita, coxinha, pastel. São muitas as frituras gostosas que vão à mesa do brasileiro. Muita gente não sabe, porém, o que fazer com o óleo usado para preparar essas delícias. O resultado é que, na maioria das vezes, esse óleo é jogado na pia, no ralo ou mesmo no lixo comum.

O despejo indevido de óleo na rede de esgoto ou nos lixões, contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes. O consumidor consciente pode evitar que isso aconteça reutilizando o óleo para fazer sabão – ou procurando alguma empresa ou entidade que reaproveite o produto.

O óleo que chega intacto aos rios e às represas da cidade fica na superfície da água e pode impedir a entrada da luz que alimentaria os fitoplânctons, organismos essenciais para a cadeia alimentar aquática. Além disso, quando atinge o solo, o óleo tem a capacidade impermeabilizá-lo, dificultando o escoamento de água das chuvas, por exemplo. Tal quadro é propício para as enchentes.

Fonte: Texto adaptado: https://www.akatu.org.br/noticia/oleo-de-cozinha-usado-pode-contaminar-agua-solo-e-atmosfera/

HORA DA REVISÃO

Segundo o texto, entre algumas das consequências ambientais decorrentes do descarte irregular do óleo de cozinha está a contaminação da água e a morte de animais aquáticos. O óleo neste caso seria o responsável pela morte desses animais por que:

(CLIQUE NA RESPOSTA CORRETA PARA SEGUIR ADIANTE)