DRE CAMPO LIMPO
Gamificação com a plataforma KAHOOT
Existe no Brasil uma grande diversidade de povos e línguas. No século XVI eram mais de 900 povos que falavam algo em torno de 1100 línguas e dialetos. A população estimada variou entre 5 e 8 milhões de pessoas, cifra que ultrapassou a população de Portugal na mesma ocasião. Muitos grupos ficaram pelo meio do caminho sem conseguir chegar ao século XXI, pois foram dizimados, seja por força da violência a que foram submetidos, seja em virtude das doenças trazidas pelos colonizadores e acabaram desaparecendo. Alguns povos sobreviveram, mas tiveram sua cultura avariada ao serem obrigados a se “misturar” com a população local. Os que não sucumbiram são grupos que hoje habitam grandes centros da região nordeste, não falam mais seu idioma tradicional (à exceção dos Fulni-ô único grupo daquela região que tem idioma próprio), apresentam característica física regional e, ostentam dignidade ao se identificarem como indígenas, filhos das grandes nações guerreiras ancestrais.
É preciso conhecer toda a diversidade cultural e linguística se quisermos ser justos com todos estes povos que habitam nossa terra brasileira desde tempos imemoriais. Lembramos, também, que é necessário olhar a história sob a ótica dessa gente nativa (indígena) para não cairmos na falsa ideia de que o modo de vida ocidental é o único ponto de referência humana.
Neste sentido o projeto se apresenta como uma tentativa de dar visibilidade e produzir um trabalho significativo para os estudantes através de uma atividade diversificada utilizando como meio a gamificação através da plataforma KAHOOT. No LED os estudantes realizaram pesquisas, assistiram vídeos, participaram de Quizzes e como produto final produziram seus próprios Quizzes.
A plataforma escolhida foi o Kahoot, onde é possível criar Quizzes sobre os mais variados assuntos, com ferramentas dinâmicas e versões gratuitas para utilização em sala de aula.
Este recurso oferece um layout simples e intuitivo permitindo seu uso em diversas faixas etárias, neste projeto foram contempladas as turmas do 3° ao 9° ano, variando a sua aplicabilidade e grau de dificuldade das questões e conteúdo abordado.
Para as turmas dos 3° anos, antes do jogo diretamente na plataforma foi criada uma versão desplugada utilizando placas impressas com as cores e as formas utilizadas no KAHOOT, sendo o triangulo, hexágono, círculo, quadrado e as suas respectivas cores vermelho, azul, amarelo e verde. Desta forma os estudantes puderam compreender a dinâmica do jogo.
Esta é uma alternativa também para utilização em diferentes momentos de forma desplugada.
Em parceria com a POSL Fernanda, os alunos foram apresentados à temática dos povos indígenas através da literatura com os livros de Ailton Krenak e Daniel Munduruku, pesquisas em diferentes fontes na internet, dos documentários "Falas da Terra (disponível no Globoplay), Guerras do Brasil.doc (disponível no Netflix) e pequenos vídeos sobre jogos e brincadeiras indígenas disponíveis no Youtube.
Após cada um dos recursos foram realizadas discussões e um Quiz Kahoot para fixação dos conhecimentos, adequados a cada faixa etária.
Disponível no aplicativo de streaming Globoplay
Disponível no aplicativo de streaming Netflix
Canal Nerdologia: Disponível no Youtube.
Jogos e brincadeiras indígenas: https://kahoot.it/solo/?quizId=82a12be2-32b7-4a0a-9617-a0252ed808db
Conhecendo os povos indígenas: https://kahoot.it/solo/?quizId=a2fa0f5d-3939-4b99-825c-8deb2f265bd3&autoAuth=true
Os estudantes, divididos em duplas, com os conhecimentos adquiridos elaboraram quizzes no aplicativo Kahoot.
Rua Manuel Ribeiro de Azevedo, S/N Jardim Catanduva - CEP 0567-480
Distrito: Campo Limpo
DRE: Campo Limpo
Telefone: 5841-3943
Email: emefprezende@sme.prefeitura.sp.gov.br