O Currículo da Cidade de São Paulo exercido em todas as unidades municipais de ensino está constituído com base em pressupostos importantes para a prática educativa.
Sintetizando, o Currículo da Cidade foi construído sobre os valores de Equidade e de Educação Inclusiva. Além disso, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são alicerces para as práticas em desenvolvimento em nossas escolas. Assim, a Matriz de Saberes a qual nos referenciamos destaca-se: 4- Autoconhecimento e Autocuidado; 5 - Autonomia e Determinação; 6 - Abertura à Diversidade e 8 - Empatia e Colaboração.
Assim, concebemos que a aprendizagem significativa só é possível na medida que se busca diminuir a desigualdade entre os gêneros, e que nossas escolas se tornem cada vez mais ambientes livres de práticas preconceituosas e que os alunos e alunas sejam respeitados e respeitadas, sejam quais forem sua raça, origem, religião, orientação sexual ou identidade de gênero.
Março Mulher
Março Mulher nas UEs se trata de uma iniciativa de atender a necessidade de ações da Semana de Combate à Violência contra a Mulher (prevista no calendário de atividades das Unidades Educacionais, conforme IN nº 41/2024) e da Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História.
Apesar da centralidade do mês de março, lembramos que as iniciativas devem ocorrer durante todo o ano.
A seguir compartilhamos materiais do "leituraço" e sobre "Mulheres que fizeram História".
Material de orientação das unidades escolares para atividades com professoras(es) e estudantes.
Material de orientação para POSL para atividades junto às salas de leitura.