11º Seminário e Mostra de Tecnologias "Ação Promovendo a Reflexão"

O Seminário e  Mostra de Tecnologia na Rede Municipal de Ensino é uma iniciativa que acontece desde o ano de 2015, e tem como objetivo promover o enriquecimento do processo educacional dos estudantes. O foco é proporcionar experiências imersivas, tais como JAMs de robótica e de games, Hackton, além de mesas de apresentação de trabalhos relacionados aos eixos do Currículo da Cidade de São Paulo: Programação, Letramento Digital e Tecnologias da Informação e Comunicação, fomentando assim o interesse dos estudantes por tecnologia, desenvolvendo habilidades específicas e promovendo a inclusão digital.

Esta iniciativa não apenas preparará os estudantes para este mundo cada vez mais digital, mas também a formação de cidadãos ativos e participativos em uma sociedade globalmente conectada e em constante evolução. A experiência da mostra dá visibilidade aos projetos e ações realizadas dentro das salas de aula e proporciona uma troca profissional muito valiosa do ponto de vista de planejamento, possibilidades e utilização consciente de recursos. Trazendo para o professor uma experiência rica e diversa contemplando os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem do Curriculo da Cidade.


Publico Alvo:
Prof. Orientador de Educação Digital - POED, Prof de Atendimento Educacional Especializado - PAEE, Assitente de Diretor. Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Prof de Educação Infantil, Prof Ed Inf e Ens Fund I, Prof Ens Fund II e Médio, Supervisor Escolar, Assistente Técnico de Educação I


Fotos de Eventos Anteriores 2015 a 2023

Publicação D.O.

DOCSP - Diário Oficial Cidade de São Paulo - 109512178 - Cursos.pdf

Chegada do ônibus - ATENÇÃO

Pela manhã faremos na esquina da Rua Professor Wilfrides Alves de Lima com a R. Tagipuru

Hackathon

Este ano, o desafio de programação envolvendo kits Arduino de robótica recebe equipes de Ensino Médio e EMEFs. 

Todas as equipes de Ensino Médio tem vagas garantidas e, no caso das EMEFs, uma turma do ciclo autoral por escola por Diretoria Regional também tem vaga garantida. 

As equipes mistas (gênero e idade), de Ensino Médio e do Ciclo Autoral, devem ser formadas por 5 estudantes e um professor responsável. 

Game JAM

Durante o Seminário e Mostra de Tecnologias, acontece a apresentação e testagem dos jogos selecionados pela equipe de curadoria do desafio de Game JAM, que propõe criação de jogos por estudantes e professores que envolvem temáticas de Língua Portuguesa e Alfabetização, Matemática, Ciências Naturais e Humanas associados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Os jogos podem ser testados em espaço dentro do evento e avaliados por estudantes, professores e demais participantes. 

Clique aqui para acessar o site com mais detalhes sobre o desafio

Mostras de Trabalhos

Totens Eletrônicos

30% das escolas por Diretoria Regional tem vagas garantidas para exposição em Totens Eletrônicos na Mostra de Tecnologias. Os Totens devem conter amostras dos trabalhos realizados por: 

Mesas 

30% das escolas por Diretoria Regional tem vagas garantidas para apresentação de trabalhos nas mesas de exposição. Cada mesa deve conter uma equipe de 5 estudantes, que será responsável por demonstrar as produções apresentadas na mesa. 

Produção de vídeos

Sua Unidade produziu algum vídeo interessante sobre conteúdos voltadas para áreas de atuação do Currículo:

No ano de 2024 os vídeos produzidos pelas Unidades poderão fazer parte do acervo do Seminário e Mostra de Tecnologia.


Jam de Robótica 


JAM, para a Rede Municipal de Ensino de São Paulo, significa reunir talentos diversos na produção ou invenção de algo. A JAM de Robótica propõe a resolução de desafio em equipes em uma maratona de invenção, criatividade e colaboração. Trata-se de uma estratégia formativa e de engajamento de professores e estudantes em processos de aprendizagem. 

Para participar da JAM, durante o Seminário e Mostra de Tecnologias, é necessária a inscrição da equipe, mista (gênero e idade), composta por 5 estudantes e um professor responsável, com, no mínimo, duas estudantes do gênero feminino.

Para a composição das equipes, deve ser observado o respeito à diversidade de gênero, etnia e idades diversas, com a orientação de um professor mediador de qualquer área de conhecimento. 

20% das escolas por Diretoria Regional têm vagas garantidas para participação.

Outros Projetos

Haverá inscrições para outros projetos como: